×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, A região do 'Matopiba'

A região do 'Matopiba'

O repórter: O Bahia Rural agora vai dar um panorama da última fronteira agrícola do Brasil; Matopiba, região que congrega quatro estados do Brasil: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por isso o nome Matopiba. Na Bahia são 30 municípios que fazem parte dessa região que cresce a cada dia, e é marcada pela diversidade de relevo e de produção agrícola.

A 1ª repórter: A região é gigantesca; une os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, daí o nome: Matopiba. Além de produzir grãos, fibras e frutas, a região é marcada por muitos contrastes. Do alto, o cerrado se revela em extensas áreas planas, que parecem não ter fim; cenário em linha reta, sem morros ou serras; curvas, só nos vales. Eles contornam imensos platôs, esses planaltos a perder de vista. Enquanto nos vales as cachoeiras se destacam, nos altiplanos o clima seco levanta a poeira. Nos planaltos, a vegetação é de pequeno porte; já nos vales, são as barrigudas que se impõem.

A 2ª repórter: Pra vocês terem uma ideia, eu tenho 1.72 m. de altura, e veja só como eu fico pequena, diante desta barriguda que nós encontramos aqui, entre São Desidério e Correntina. Hoje ela está assim seca, porque nós chegamos aqui no período de estiagem. Daqui uns três, quatro meses, ela vai estar com um verde bem intenso.

A 1ª repórter: Região de muitas belezas naturais e rios caudalosos. Em Barreiras, uma das principais diversões é descer o rio de ondas, em balsas ou boias improvisadas. Em São Desidério, pontos turísticos como a lagoa azul e os esportes radicais, atraem turistas o ano todo. Oeste cheio de mistérios, como o Sumidouro de João Baio, um rio que enche e esvazia a cada 6 minutos, sem intervalo; sobe e desce mais de 180 vezes ao longo do dia; um fenômeno natural no fundo do vale.

A 1ª repórter: Já em Correntina, fundada no século XVIII pelos Bandeirantes, os destaques são os casarões centenários e os pontos turísticos, como as Sete Ilhas, um arquipélago interligado por pontes de madeira.

A 1ª repórter: Oeste surpreendente! O povoado da Lapinha abriga três relíquias da marcenaria: são as três rodas d'água gigantes da fazenda de seu Olavo. Os monjolos de madeira foram erguidos há mais de 100 anos no Rio do Meio. O rio fica em cima do aquífero do Urucuia, um conjunto de formações geológicas subterrâneas que armazenam agua e mantem os rios perenes em quase todo o Matopiba. Os monjolos erguidos no Rio do Meio impulsionam a água que irriga as plantações.

A 1ª repórter: Oeste também de polêmicas: enquanto uns preservam, outros desmatam; enquanto uns destroem, outros constroem novos caminhos para o futuro. Se no vale a agricultura é rudimentar, a tecnologia domina o cerrado plano. De hectare em hectare, de galope em galope, quem vai ao oeste da Bahia encontra uma vastidão de mundo.


A região do 'Matopiba'

**O repórter**: O Bahia Rural agora vai dar um panorama da última fronteira agrícola do Brasil; Matopiba, região que congrega quatro estados do Brasil: Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, por isso o nome Matopiba. Na Bahia são 30 municípios que fazem parte dessa região que cresce a cada dia, e é marcada pela diversidade de relevo e de produção agrícola.

**A 1ª repórter**: A região é gigantesca; une os estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, daí o nome: Matopiba. Além de produzir grãos, fibras e frutas, a região é marcada por muitos contrastes. Do alto, o cerrado se revela em extensas áreas planas, que parecem não ter fim; cenário em linha reta, sem morros ou serras; curvas, só nos vales. Eles contornam imensos platôs, esses planaltos a perder de vista. Enquanto nos vales as cachoeiras se destacam, nos altiplanos o clima seco levanta a poeira. Nos planaltos, a vegetação é de pequeno porte; já nos vales, são as barrigudas que se impõem.

**A 2ª repórter**: Pra vocês terem uma ideia, eu tenho 1.72 m. de altura, e veja só como eu fico pequena, diante desta barriguda que nós encontramos aqui, entre São Desidério e Correntina. Hoje ela está assim seca, porque nós chegamos aqui no período de estiagem. Daqui uns três, quatro meses, ela vai estar com um verde bem intenso.

**A 1ª repórter**: Região de muitas belezas naturais e rios caudalosos. Em Barreiras, uma das principais diversões é descer o rio de ondas, em balsas ou boias improvisadas. Em São Desidério, pontos turísticos como a lagoa azul e os esportes radicais, atraem turistas o ano todo. Oeste cheio de mistérios, como o Sumidouro de João Baio, um rio que enche e esvazia a cada 6 minutos, sem intervalo; sobe e desce mais de 180 vezes ao longo do dia; um fenômeno natural no fundo do vale.

**A 1ª repórter**: Já em Correntina, fundada no século XVIII pelos Bandeirantes, os destaques são os casarões centenários e os pontos turísticos, como as Sete Ilhas, um arquipélago interligado por pontes de madeira.

**A 1ª repórter**: Oeste surpreendente! O povoado da Lapinha abriga três relíquias da marcenaria: são as três rodas d'água gigantes da fazenda de seu Olavo. Os monjolos de madeira foram erguidos há mais de 100 anos no Rio do Meio. O rio fica em cima do aquífero do Urucuia, um conjunto de formações geológicas subterrâneas que armazenam agua e mantem os rios perenes em quase todo o Matopiba. Os monjolos erguidos no Rio do Meio impulsionam a água que irriga as plantações.

**A 1ª repórter**: Oeste também de polêmicas: enquanto uns preservam, outros desmatam; enquanto uns destroem, outros constroem novos caminhos para o futuro. Se no vale a agricultura é rudimentar, a tecnologia domina o cerrado plano. De hectare em hectare, de galope em galope, quem vai ao oeste da Bahia encontra uma vastidão de mundo.