10/11 - Brasil suspende ensaios com vacina
O Brasil suspendeu os ensaios clínicos da vacina CoronaVac, do laboratório chinês Sinovac, na sequência de um incidente "grave" com um dos nove mil voluntários envolvidos nos testes.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária não ofereceu precisões acerca do incidente, indicando apenas que os "eventos adversos" que podem justificar uma decisão deste tipo incluem a morte, efeitos secundários potencialmente fatais, incapacidade ou invalidez persistente ou significativa, hospitalização ou outro "evento clinicamente significativo".
A suspensão dos testes da vacina chinesa contra o novo coronavírus acontece um dia depois da norte-americana Pfizer anunciar que a sua vacina contra a Covid-19 atingiu uma eficácia de 90 por cento.
Ambas as vacinas estavam a ser testadas no Brasil, segundo país mais afetado pela pandemia, que já registou mais de 162.000 mortes.
No domingo, o secretário da Saúde do Estado de São Paulo tinha afirmado que o país estaria em capacidade para produzir um milhão de doses da CoronaVac por dia, a partir do segundo trimestre de 2021.