×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss European Portuguese Level 2+, Militares de Portugal em missões de paz no mundo - Part 2 of 2

Militares de Portugal em missões de paz no mundo - Part 2 of 2

Jornalista: Mais abaixo, hã... Portugal [e]'steve agora numa operação d'emergência em Moçambique.

Almirante Silva Ribeiro: Sim

Jornalista: E [e]'steve à frente, portanto daqueles hã… militares portugueses que estiveram em Moçambique hã… a salvar as populações hã… a oferecer água e outro tipo de auxílio. O que que Portugal aprendeu desta intervenção?

Almirante Silva Ribeiro: Olhe, sabe que essa missão teve pra' nós portugueses hã… enormes benefícios em termos de aprendizagem sobre como é que podemos [e]'struturar hã… e desenvolver uma operação deste género.

Jornalista: Qué que s'aprendeu?

Almirante Silva Ribeiro: Aprendeu-se. Olhe, e desde logo foi a primeira vez que hã… empregamos a nossa força de reação imediata, que é uma estrutura militar para hã… operações militares que a empenhamos numa operação de ajuda humanitária, naquilo que é o ap… chamado apoio militar de emergência. Perante aquela situação de catástrofe hã… nas imediações da Beira, aqui houve a decisão política de empenhar os militares e, portanto, nós fomos com uma estrutura de hã… preparada para operações militares, mas também com treino para emergências civis. E e e, isso foi um conjun… toda esta missão durante os dez dias em que os militares estiveram na sua máxima força na Beira, foi um conjunto de lições aprendidas extraordinárias que nos estão a ajudar a rever a nossa doutrina para este tipo de operações, a desenvolver e aprofundar o treino, e edific … hã… identificar capacidades que precisamos de hã… ter prontas para este tipo de operação. Aprendemos muito, mas aprendemos uma coisa fundamental, foi o exemplo de resiliência, de coragem hã... dos dos Moçambicanos. Hã… hã… nós, os nossos militares que estavam ali na Beira, e sobretudo no apoio que deram à população de Nhamatanda, viram hã… as maiores demonstrações de coragem hã… e de hã… esforço de sobrevivência daquela martirizada população. E isso pra' pra', em termos de aprendizagem pr'os nossos militares que, felizmente não estão sujeitos, Portugal não tem estado sujeitos a calamidades desse género, a não ser os fogos que ocorreram em 2017, também foi uma grande lição de aprendizagem hã... social hã... dessa dessa missão. Hã… hã… a missão ainda não terminou, vai terminar agora esta semana com a retração final dos homens e do material que ainda lá está hã… em Moçambique, mas vamos oferecer à população de Nhamatanda a estacão de purificação de água, porque hã... foi tão apreciada e tem tido tanta utilidade hã... que Portugal, por decisão política vai deixar essa estacão de purificação de água, ao serviço do município de Nhamatanda.

Jornalista: Almirante, calamidades, emergências podem acontecer em outros países da CPLP com a qual Portugal tem uma cooperação de longa data. O quê que se espera dar e receber deste bloco, principalmente relativamente a emergências?

Almirante Silva Ribeiro: Olhe, os chefes de Estado-Maior hã... das Forças Armadas dos países da CPLP reunidos em Cabo Verde, hã… a uns meses atrás euh já hã… tomaram a decisão de aprofundar hã... as medidas para trabalho conjunto hã... no âmbito do apoio mil… militar de emergência. Porque de facto, aquilo que se verificou em Moçambique também se pode verificar em Portugal, e como hã... é evidente ou noutro qualquer país. Se a CPLP tiver uma estrutura onde as Forças Armadas tenham a dout… a doutrina definida, tenham os procedimentos, os exercitem em qualquer situação de emergência que possa ocorrer dum dos nossos num dos países da nossa comunidade, os outros podem ajudar e todos os contributos são muito válidos e importantes, para minimizar o sofrimento das populações.

Jornalista: Almirante, algo mais a dizer sobre esta presença aqui nas Nações Unidas?

Almirante Silva Ribeiro: Não, hã... olhe, só para lhe dizer que esta iniciativa é da maior relevância, porque de facto, as Nações Unidas é o único fórum onde todos falam com todos. E isso cria uma enorme hã... vantagem para a consecução dos propósitos fundamentais da Nações Unidas que são a paz e o desenvolvimento. Os os chefes militares neste contexto, têm um um dever fundamental de aproveitarem estas ocasiões para conversarem uns com os outros e verem como as capacidades militares, que têm à sua disposição, podem ser usadas dentro dos grandes princípios civilizacionais que as Nações Unidas defendem, para preservar a paz no mundo.

Jornalista: Uma última questão seria em relação ao papel feminino em todo este esforço. Portugal tem algo mais a dizer sobre as mulheres portuguesas que queiram ingressar as forças?

Almirante Silva Ribeiro: Sim, Portugal tem algo a dizer hã… porque nós, hoje à tarde vou participar hã..., numa conferência hã... que vai hã... ocorrer exatamente subordinado ao tema Mulheres, Paz e Segurança numa iniciativa que inicialmente foi apresentada plo' Reino Unido, mas que depois foi abraçada pelas Nações Unidas e se insere no quadro da Resolução 325. Hã... e portanto, nós aderimos a essa iniciativa, Portugal, e eu vou fazer uma intervenção para evidenciar o relevantíssimo trabalho que as mulheres portuguesas fazem nas nossas Forças Armadas hã... em prol daquilo que é a segurança dos portugueses hã... em território nacional e por todo o mundo porque de facto quando nós empenhamos forças militares mesmo na RCA temos várias mulheres até em missões de natureza operacional. Uma delas é apontadora duma hã... duma metralhadora numa das nossas viaturas blindadas e, portanto, está sujeita a elevado risco operacional e eu relembro que foi nesta função que nós tivemos recentemente um grave acidente com um soldado de Camará, e portanto há uma mulher que está numa função igual à que o soldado de Camará desempenhava. E isso mostra uma coisa fundamental é que em Portugal há dentro das Forças Armadas uma total igualdade de género, um respeito profundo por aquilo que são, as responsabilidades dos militares portugueses sejam eles homens sejam mulheres.

Jornalista: Almirante, foi um prazer tê-lo aqui a conversar com a ONU News. Nós desejamos o melhor e um bom regresso pa' Portugal.

Almirante Silva Ribeiro: Muito obrigado pela sua atenção.

Jornalista: Obrigado. Um prazer.


Militares de Portugal em missões de paz no mundo - Part 2 of 2 Portuguese Military personnel in peace missions around the world - Part 2 of 2

Jornalista: Mais abaixo, hã... Portugal [e]'steve agora numa operação d'emergência em Moçambique.

Almirante Silva Ribeiro: Sim

Jornalista: E [e]'steve à frente, portanto daqueles hã… militares portugueses que estiveram em Moçambique hã… a salvar as populações hã… a oferecer água e outro tipo de auxílio. O que que Portugal aprendeu desta intervenção?

Almirante Silva Ribeiro: Olhe, sabe que essa missão teve pra' nós portugueses hã… enormes benefícios em termos de aprendizagem sobre como é que podemos [e]'struturar hã… e desenvolver uma operação deste género.

Jornalista: Qué que s'aprendeu?

Almirante Silva Ribeiro: Aprendeu-se. Olhe, e desde logo foi a primeira vez que hã… empregamos a nossa força de reação imediata, que é uma estrutura militar para hã… operações militares que a empenhamos numa operação de ajuda humanitária, naquilo que é o ap… chamado apoio militar de emergência. Perante aquela situação de catástrofe hã… nas imediações da Beira, aqui houve a decisão política de empenhar os militares e, portanto, nós fomos com uma estrutura de hã… preparada para operações militares, mas também com treino para emergências civis. E e e, isso foi um conjun… toda esta missão durante os dez dias em que os militares estiveram na sua máxima força na Beira, foi um conjunto de lições aprendidas extraordinárias que nos estão a ajudar a rever a nossa doutrina para este tipo de operações, a desenvolver e aprofundar o treino, e edific … hã… identificar capacidades que precisamos de hã… ter prontas para este tipo de operação. Aprendemos muito, mas aprendemos uma coisa fundamental, foi o exemplo de resiliência, de coragem hã... dos dos Moçambicanos. Hã… hã… nós, os nossos militares que estavam ali na Beira, e sobretudo no apoio que deram à população de Nhamatanda, viram hã… as maiores demonstrações de coragem hã… e de hã… esforço de sobrevivência daquela martirizada população. E isso pra' pra', em termos de aprendizagem pr'os nossos militares que, felizmente não estão sujeitos, Portugal não tem estado sujeitos a calamidades desse género, a não ser os fogos que ocorreram em 2017, também foi uma grande lição de aprendizagem hã... social hã... dessa dessa missão. Hã… hã… a missão ainda não terminou, vai terminar agora esta semana com a retração final dos homens e do material que ainda lá está hã… em Moçambique, mas vamos oferecer à população de Nhamatanda a estacão de purificação de água, porque hã... foi tão apreciada e tem tido tanta utilidade hã... que Portugal, por decisão política vai deixar essa estacão de purificação de água, ao serviço do município de Nhamatanda.

Jornalista: Almirante, calamidades, emergências podem acontecer em outros países da CPLP com a qual Portugal tem uma cooperação de longa data. O quê que se espera dar e receber deste bloco, principalmente relativamente a emergências?

Almirante Silva Ribeiro: Olhe, os chefes de Estado-Maior hã... das Forças Armadas dos países da CPLP reunidos em Cabo Verde, hã… a uns meses atrás euh já hã… tomaram a decisão de aprofundar hã... as medidas para trabalho conjunto hã... no âmbito do apoio mil… militar de emergência. Porque de facto, aquilo que se verificou em Moçambique também se pode verificar em Portugal, e como hã... é evidente ou noutro qualquer país. Se a CPLP tiver uma estrutura onde as Forças Armadas tenham a dout… a doutrina definida, tenham os procedimentos, os exercitem em qualquer situação de emergência que possa ocorrer dum dos nossos num dos países da nossa comunidade, os outros podem ajudar e todos os contributos são muito válidos e importantes, para minimizar o sofrimento das populações.

Jornalista: Almirante, algo mais a dizer sobre esta presença aqui nas Nações Unidas?

Almirante Silva Ribeiro: Não, hã... olhe, só para lhe dizer que esta iniciativa é da maior relevância, porque de facto, as Nações Unidas é o único fórum onde todos falam com todos. E isso cria uma enorme hã... vantagem para a consecução dos propósitos fundamentais da Nações Unidas que são a paz e o desenvolvimento. Os os chefes militares neste contexto, têm um um dever fundamental de aproveitarem estas ocasiões para conversarem uns com os outros e verem como as capacidades militares, que têm à sua disposição, podem ser usadas dentro dos grandes princípios civilizacionais que as Nações Unidas defendem, para preservar a paz no mundo.

Jornalista: Uma última questão seria em relação ao papel feminino em todo este esforço. Portugal tem algo mais a dizer sobre as mulheres portuguesas que queiram ingressar as forças?

Almirante Silva Ribeiro: Sim, Portugal tem algo a dizer hã… porque nós, hoje à tarde vou participar hã..., numa conferência hã... que vai hã... ocorrer exatamente subordinado ao tema Mulheres, Paz e Segurança numa iniciativa que inicialmente foi apresentada plo' Reino Unido, mas que depois foi abraçada pelas Nações Unidas e se insere no quadro da Resolução 325. Hã... e portanto, nós aderimos a essa iniciativa, Portugal, e eu vou fazer uma intervenção para evidenciar o relevantíssimo trabalho que as mulheres portuguesas fazem nas nossas Forças Armadas hã... em prol daquilo que é a segurança dos portugueses hã... em território nacional e por todo o mundo porque de facto quando nós empenhamos forças militares mesmo na RCA temos várias mulheres até em missões de natureza operacional. Uma delas é apontadora duma hã... duma metralhadora numa das nossas viaturas blindadas e, portanto, está sujeita a elevado risco operacional e eu relembro que foi nesta função que nós tivemos recentemente um grave acidente com um soldado de Camará, e portanto há uma mulher que está numa função igual à que o soldado de Camará desempenhava. E isso mostra uma coisa fundamental é que em Portugal há dentro das Forças Armadas uma total igualdade de género, um respeito profundo por aquilo que são, as responsabilidades dos militares portugueses sejam eles homens sejam mulheres.

Jornalista: Almirante, foi um prazer tê-lo aqui a conversar com a ONU News. Nós desejamos o melhor e um bom regresso pa' Portugal.

Almirante Silva Ribeiro: Muito obrigado pela sua atenção.

Jornalista: Obrigado. Um prazer.