×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss European Portuguese Level 2+, Algarve aposta em alojamentos turísticos alternativos

Algarve aposta em alojamentos turísticos alternativos

Algarve aposta em alojamentos turísticos alternativos João Pedro Correia (Repórter): O campismo de luxo ou ecoturismo são novas propostas de alojamento turístico que estão a surgir no Algarve. Casas em madeiras ou tendas de aliado, mobiladas com materiais reutilizados e sustentadas energeticamente por painéis solares, os espaços proporcionam um maior contacto com a natureza.

Nita Barroca (Gestora Ecoturismo Vale da Lama – Lagos): Eh, o nosso conceito é associado, a gente vai lhe chamar a palavra permacultura, porque para nós faz todo o sentido, porquê, começa logo pela ética depois os princípios: é o cuidar da natureza, cuidar de nós próprios e a partilha, partilhar os excedentes. Ora ao partilhamos, o … como é que a gente toma … ou então o ecosocial, o ecológico e o económico. Geralmente as pessoas associam o económico também ao só financeiro, mas nós vemos também às gerações futuras. O nosso projeto é sempre baseado numa, na educação, sem [es]tarmos pra' aqui a vender, ah isto é, fazer assim assim nada. É mais sentirmos o espaço, saborearmos as, as, as … a nossa comida, passeamos na… através da, da nossa natureza, é um bocado isso.

Xana Piteira (Gestora Eco-turismo Vale de Lama): Nós tentamos basear, quer o ecoresort, quer todo o projeto e a nossa ação aqui em, em éticas que são comuns a todos, não é? E… a cozinha não foge à regra. Tentamos cozinhar de forma sazonal, com produtos que sejam o mais local possível. Se forem produzidos por nós perfeito. Às vezes compramos a vizinhos e fazemos trocas com vizinhos aqui da região. E orgânico. Os clientes que temos recebido assim é mais para o serviço de bed and breakfast, se… o interesse é mais para famílias. Acho que temos um tipo de quartos que para uma família é ótimo, podem ficar todos juntos que normalmente não conseguem. E também pelas atividades que proporcionamos. Acho que, acho que é um ambiente bastante familiar.

João Pedro Correia (Repórter): A procura pelo ecoturismo tem aumentado ano após ano e são várias as opções. No tipi Algarve perto de Portimão, o alojamento é feito em tendas que oferecem todo o conforto.

Márcia Azevedo (Coordenadora Tipi Algarve – Portimão): E agora este ano, estamos a ver, a receber mais portugueses, e cada vez mais os portugueses também estão a conhecer o… o glamping. E temos a possibilidade das aulas de Yoga ao nascer do sol, ao por-do-sol. Temos a possibilidade de massagem. Existe também depois consoante os, as pessoas como quem vamos trabalhando aqui, a possibilidade de vários tratamentos holísticos, reflexologia. Euh existe também a possibilidade de algum, alguma atividade em … na piscina, não é aquelas aulas de aeróbica na piscina. E euh… geralmente também temos convívios durante a semana, todas as semanas. Nós temos um dia por semana um bar… uma noite de barbecue onde toda a gente se junta e fazemos assim uma espécie de uma festa.

João Pedro Correia (Repórter): O novo conceito de alojamento turístico é visto pela entidade regional do setor como uma mais valia na dinamização do interior no combate à sazonalidade. No entanto o peso deste alojamento no turismo algarvio é desconhecido porque apenas são contabilizados como estabelecimentos hoteleiros, os hotéis, hotéis apartamentos, pousadas, apartamentos turísticos e, obviamente deixando de fora, o alojamento local onde se enquadra o agroturismo e outros tipos de alojamentos.


Algarve aposta em alojamentos turísticos alternativos Algarve invests in alternative tourist accommodations

Algarve aposta em alojamentos turísticos alternativos   João Pedro Correia (Repórter): O campismo de luxo ou ecoturismo são novas propostas de alojamento turístico que estão a surgir no Algarve. Casas em madeiras ou tendas de aliado, mobiladas com materiais reutilizados e sustentadas energeticamente por painéis solares, os espaços proporcionam um maior contacto com a natureza. Wooden houses or ally tents, furnished with reused materials and energetically supported by solar panels, the spaces provide greater contact with nature.

Nita Barroca (Gestora Ecoturismo Vale da Lama – Lagos): Eh, o nosso conceito é associado, a gente vai lhe chamar a palavra permacultura, porque para nós faz todo o sentido, porquê, começa logo pela ética depois os princípios: é o cuidar da natureza, cuidar de nós próprios e a partilha, partilhar os excedentes. Ora ao partilhamos, o … como é que a gente toma … ou então o ecosocial, o ecológico e o económico. Geralmente as pessoas associam o económico também ao só financeiro, mas nós vemos também às gerações futuras. O nosso projeto é sempre baseado numa, na educação, sem [es]tarmos pra' aqui a vender, ah isto é, fazer assim assim nada. É mais sentirmos o espaço, saborearmos as, as, as … a nossa comida, passeamos na… através da, da nossa natureza, é um bocado isso.

Xana Piteira (Gestora Eco-turismo Vale de Lama): Nós tentamos basear, quer o ecoresort, quer todo o projeto e a nossa ação aqui em, em éticas que são comuns a todos, não é? E… a cozinha não foge à regra. Tentamos cozinhar de forma sazonal, com produtos que sejam o mais local possível. Se forem produzidos por nós perfeito. Às vezes compramos a vizinhos e fazemos trocas com vizinhos aqui da região. E orgânico. Os clientes que temos recebido assim é mais para o serviço de bed and breakfast, se… o interesse é mais para famílias. Acho que temos um tipo de quartos que para uma família é ótimo, podem ficar todos juntos que normalmente não conseguem. E também pelas atividades que proporcionamos. Acho que, acho que é um ambiente bastante familiar.

João Pedro Correia (Repórter): A procura pelo ecoturismo tem aumentado ano após ano e são várias as opções. No tipi Algarve perto de Portimão, o alojamento é feito em tendas que oferecem todo o conforto.

Márcia Azevedo (Coordenadora Tipi Algarve – Portimão): E agora este ano, estamos a ver, a receber mais portugueses, e cada vez mais os portugueses também estão a conhecer o… o glamping. E temos a possibilidade das aulas de Yoga ao nascer do sol, ao por-do-sol. Temos a possibilidade de massagem. Existe também depois consoante os, as pessoas como quem vamos trabalhando aqui, a possibilidade de vários tratamentos holísticos, reflexologia. Euh existe também a possibilidade de algum, alguma atividade em … na piscina, não é aquelas aulas de aeróbica na piscina. E euh… geralmente também temos convívios durante a semana, todas as semanas. Nós temos um dia por semana um bar… uma noite de barbecue onde toda a gente se junta e fazemos assim uma espécie de uma festa.

João Pedro Correia (Repórter): O novo conceito de alojamento turístico é visto pela entidade regional do setor como uma mais valia na dinamização do interior no combate à sazonalidade. No entanto o peso deste alojamento no turismo algarvio é desconhecido porque apenas são contabilizados como estabelecimentos hoteleiros, os hotéis, hotéis apartamentos, pousadas, apartamentos turísticos e, obviamente deixando de fora, o alojamento local onde se enquadra o agroturismo e outros tipos de alojamentos.