×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

BBC Brasil 2020 (Áudio/Vídeo+CC), Qual o efeito da gordura no risco maior de pacientes obesos com covid-19

Qual o efeito da gordura no risco maior de pacientes obesos com covid-19

[Apr 27, 2020].

Nós já sabemos que os idosos não são único grupo de risco do coronavírus.

Pessoas com pelo menos um fator de risco associado, a chamada comorbidade, também estão mais propensas a desenvolver os sintomas mais graves da doença e morrer.

As principais são hipertensão, diabetes, doenças coronarianas e vasculares cerebrais.

O que pouco se fala é que muitas dessas condições estão intimamente ligadas a outra epidemia, que afeta muitos países do mundo, inclusive o Brasil: a obesidade.

Eu sou Luis Barrucho, da BBC News Brasil aqui em Londres, e neste vídeo eu vou explicar por que obesidade se transforma em um fator de risco para o coronavírus, e também como o Brasil é afetado por isso.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão.

Além disso, alguns estudos indicam, por exemplo, que pessoas obesas têm três vezes mais risco de ter diabetes.

Vamos então à explicação científica: segundo médicos, o excesso de peso causa um estado de inflamação crônica no corpo — isso afeta o funcionamento das células e de suas superfícies, o que interrompe sua função natural de barreira protetora e facilita o ataque de vírus como coronavírus.

Os quilos extras também têm efeitos negativos na nossa imunidade, ao reduzir a produção de proteínas vitais que compõem o nosso sistema imunológico, que defende o nosso corpo contra possíveis infecções.

Além disso, quem sofre de obesidade severa pode ter os pulmões afetados para respirar normalmente, ou mesmo sofrer de apneia do sono e problemas reoxigenação — e, como sabemos que o coronavírus ataca os pulmões, as pessoas nesta situação tendem a sofrer mais.

Isso sem falar que estudos sobre os efeitos da obesidade em pacientes com gripe indicam que esse fator de risco pode prolongar o tempo que os vírus permanecem em seus corpos.

Uma consequência disso é que, se alguém fica com vírus por mais tempo no corpo, pode contagiar mais pessoas, e pode acabar precisando de internação também e por mais tempo.

Médicos dizem que a mesma lógica poderia ser aplicada ao coronavírus — ou seja, são pacientes que podem passar dias ou até semanas tentando combater uma infecção.

Além disso, um estudo recente mostrou que o coronavírus "sequestra" a ação de um receptor específico da parte externa das células, que está presente em órgãos como os pulmões e o coração. Esse receptor, conhecido pela sigla ECA2, que a enzima conversora da angiotensina 2, está associado à produção de uma substância importante para regular a pressão do sangue: a angiotensina.

Só que o nível dessa enzima é aumentado em pacientes com hipertensão e diabetes, o que facilitaria a entrada e a infecção do novo coronavírus neles.

Mas como o Brasil poderia ser afetado?

1 em cada 5 brasileiros, ou 19,8%, é obeso, segundo o Ministério da Saúde.

Além disso, mais da metade da nossa população, 55,7%, têm sobrepeso.

De acordo com o órgão, houve um aumento de quase 70% no número de obesos nos últimos 13 anos passando de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018.

O parâmetro para avaliar a obesidade e o excesso de peso é o Índice de Massa Corporal, o IMC.

A conta é a seguinte: você divide o seu peso pela sua altura ao quadrado, ou seja, divide o seu peso pela sua altura multiplicada por ela mesma.

Achou difícil ? É ruim de matemática?

Tá estudando pro Enem?

Eu vou te dar o meu exemplo aqui: eu tenho 1,74 de altura e o meu peso é 72 kg, pré-quarentena, então 72 / 1,74 x 1, 74 chegamos ao resultado de 23,8.

Calculou o seu?

Então dá uma olhada nessa tabela aqui na tela: de acordo com essa tabela, o meu IMC é considerado normal.

Se o seu IMC é superior a 25 e inferior a 29,9, então você está com sobrepeso, e se for maior do que 30 você está obeso.

Agora, vamos aos dados do coronavírus segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde.

Aproximadamente 7 em cada 10 brasileiros que morreram da doença apresentavam pelo menos um fator de risco associado.

A obesidade por si só não foi o principal fator de risco para pacientes acima de 60 anos, grupo que compõe a maioria dos mortos, embora apareça na lista de comorbidades.

Cardiopatia, ou seja, problema no coração, foi a condição mais prevalente ligada às mortes investigadas.

Em segundo lugar vem a diabetes, seguida por quadros de pneumopatia e doenças neurológicas.

A obesidade aparece em sétimo lugar.

Já entre aqueles com menos de 60 anos a história é diferente: as comorbidades mais predominantes foram, nesta ordem, diabetes, cardiopatia e obesidade.

Nos Estados Unidos, o país que lidera o ranking mundial de obesidade, um número considerável dos mortos por covid-19 é obeso.

Para vocês terem uma ideia, a taxa de mortalidade em Nova Orleans, onde grande parte da população é obesa, é duas vezes maior do que em Nova York.

No México, que ocupa a vice-liderança no ranking mundial de obesidade, a situação não é muito diferente.

Por isso que as autoridades mexicanas fizeram um apelo específico para que pessoas com obesidade fique (ficassem) em casa.

Lá, não há toque de recolher ou quarentena obrigatória.

No ano passado, um estudo global mostrou que a má alimentação é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o hábito de fumar.

Esse levantamento analisou os hábitos alimentares de 195 países do mundo entre 1990 e 2017.

O Brasil ficou na 50ª colocação como o país com mais mortes relacionadas à má alimentação, o que provoca doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes tipo 2.

Especialistas dizem que essas doenças vêm afetando cada vez mais gente devido à ingestão dos produtos ultraprocessados e à falta de políticas públicas para impedir esse consumo.

Mas eles também fizeram uma ressalva importante: temos que lembrar que nem todos nós temos acesso a alimentos saudáveis, especialmente os mais pobres.

Para finalizar, quais recomendações os médicos fazem aos obesos?

Além daquilo que já sabemos, ou seja, lavar as mãos e manter distância de outras pessoas, os obesos devem tomar medidas extremas de prevenção por causa do seu sistema imunológico, que pode ser mais fraco.

A orientação é que essas pessoas sigam uma dieta que contribua para aumentar suas defesas e tentem se manter ativas em casa, se exercitando por pelo menos uma hora por dia.

Eu mesmo fiz um vídeo para o nosso canal aqui no youtube sobre quatro dicas de alimentação para manter a sua imunidade em dia, dá uma olhada lá.

Eu fico por aqui, continue acompanhando a BBC News Brasil no Youtube e nas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram.

Fiquem bem e tchau!


Qual o efeito da gordura no risco maior de pacientes obesos com covid-19 What effect does fat have on the increased risk of obese patients with covid-19? Che effetto ha il grasso sull'aumento del rischio dei pazienti obesi affetti da Covid-19?

[Apr 27, 2020].

Nós já sabemos que os idosos não são único grupo de risco do coronavírus. We already know that the elderly are not the only group at risk for the coronavirus.

Pessoas com pelo menos um fator de risco associado, a chamada comorbidade, também estão mais propensas a desenvolver os sintomas mais graves da doença e morrer. People with at least one associated risk factor, called comorbidity, are also more likely to develop the most severe symptoms of the disease and die.

As principais são hipertensão, diabetes, doenças coronarianas e vasculares cerebrais. The main ones are hypertension, diabetes, coronary and cerebrovascular diseases.

O que pouco se fala é que muitas dessas condições estão intimamente ligadas a outra epidemia, que afeta muitos países do mundo, inclusive o Brasil: a obesidade. What little is said is that many of these conditions are closely linked to another epidemic that affects many countries in the world, including Brazil: obesity.

Eu sou Luis Barrucho, da BBC News Brasil aqui em Londres, e neste vídeo eu vou explicar por que obesidade se transforma em um fator de risco para o coronavírus, e também como o Brasil é afetado por isso.

Antes de mais nada, é preciso lembrar que a obesidade é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças cardiovasculares e hipertensão. First of all, it is necessary to remember that obesity is a risk factor for the development of cardiovascular disease and hypertension.

Além disso, alguns estudos indicam, por exemplo, que pessoas obesas têm três vezes mais risco de ter diabetes. Furthermore, some studies indicate, for example, that obese people are three times more likely to have diabetes.

Vamos então à explicação científica: segundo médicos, o excesso de peso causa um estado de inflamação crônica no corpo — isso afeta o funcionamento das células e de suas superfícies, o que interrompe sua função natural de barreira protetora e facilita o ataque de vírus como coronavírus. So let's get to the scientific explanation: according to doctors, being overweight causes a state of chronic inflammation in the body — this affects the functioning of cells and their surfaces, which interrupts their natural protective barrier function and facilitates the attack of viruses such as coronaviruses .

Os quilos extras também têm efeitos negativos na nossa imunidade, ao reduzir a produção de proteínas vitais que compõem o nosso sistema imunológico, que defende o nosso corpo contra possíveis infecções. The extra pounds also have negative effects on our immunity, by reducing the production of vital proteins that make up our immune system, which defends our body against possible infections.

Além disso, quem sofre de obesidade severa pode ter os pulmões afetados para respirar normalmente, ou mesmo sofrer de apneia do sono e problemas reoxigenação — e, como sabemos que o coronavírus ataca os pulmões, as pessoas nesta situação tendem a sofrer mais.

Isso sem falar que estudos sobre os efeitos da obesidade em pacientes com gripe indicam que esse fator de risco pode prolongar o tempo que os vírus permanecem em seus corpos. Not to mention that studies of the effects of obesity on flu patients indicate that this risk factor can prolong the time the viruses remain in their bodies.

Uma consequência disso é que, se alguém fica com vírus por mais tempo no corpo, pode contagiar mais pessoas, e pode acabar precisando de internação também e por mais tempo. A consequence of this is that, if someone stays with the virus for longer in the body, it can infect more people, and may also end up needing hospitalization for longer.

Médicos dizem que a mesma lógica poderia ser aplicada ao coronavírus — ou seja, são pacientes que podem passar dias ou até semanas tentando combater uma infecção.

Além disso, um estudo recente mostrou que o coronavírus "sequestra" a ação de um receptor específico da parte externa das células, que está presente em órgãos como os pulmões e o coração. In addition, a recent study showed that the coronavirus "hijacks" the action of a specific receptor on the outside of cells, which is present in organs such as the lungs and heart. Esse receptor, conhecido pela sigla ECA2, que a enzima conversora da angiotensina 2, está associado à produção de uma substância importante para regular a pressão do sangue: a angiotensina. This receptor, known by the acronym ECA2, the converting enzyme of angiotensin 2, is associated with the production of an important substance to regulate blood pressure: angiotensin.

Só que o nível dessa enzima é aumentado em pacientes com hipertensão e diabetes, o que facilitaria a entrada e a infecção do novo coronavírus neles. But the level of this enzyme is increased in patients with hypertension and diabetes, which would facilitate the entry and infection of the new coronavirus in them.

Mas como o Brasil poderia ser afetado?

1 em cada 5 brasileiros, ou 19,8%, é obeso, segundo o Ministério da Saúde.

Além disso, mais da metade da nossa população, 55,7%, têm sobrepeso.

De acordo com o órgão, houve um aumento de quase 70% no número de obesos nos últimos 13 anos passando de 11,8% em 2006 para 19,8% em 2018. According to the agency, there was an increase of almost 70% in the number of obese people in the last 13 years, going from 11.8% in 2006 to 19.8% in 2018.

O parâmetro para avaliar a obesidade e o excesso de peso é o Índice de Massa Corporal, o IMC.

A conta é a seguinte: você divide o seu peso pela sua altura ao quadrado, ou seja, divide o seu peso pela sua altura multiplicada por ela mesma. The account is as follows: you divide your weight by your height squared, that is, you divide your weight by your height multiplied by itself.

Achou difícil ? É ruim de matemática? Are you bad at math?

Tá estudando pro Enem? Are you studying for Enem?

Eu vou te dar o meu exemplo aqui: eu tenho 1,74 de altura e o meu peso é 72 kg, pré-quarentena, então 72 / 1,74 x 1, 74 chegamos ao resultado de 23,8.

Calculou o seu?

Então dá uma olhada nessa tabela aqui na tela: de acordo com essa tabela, o meu IMC é considerado normal. So take a look at this table here on the screen: according to this table, my BMI is considered normal.

Se o seu IMC é superior a 25 e inferior a 29,9, então você está com sobrepeso, e se for maior do que 30 você está obeso. If your BMI is greater than 25 and less than 29.9 then you are overweight, and if it is greater than 30 you are obese.

Agora, vamos aos dados do coronavírus segundo o último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde. Now, let's go to the coronavirus data according to the latest epidemiological bulletin from the Ministry of Health.

Aproximadamente 7 em cada 10 brasileiros que morreram da doença apresentavam pelo menos um fator de risco associado.

A obesidade por si só não foi o principal fator de risco para pacientes acima de 60 anos, grupo que compõe a maioria dos mortos, embora apareça na lista de comorbidades. Obesity by itself was not the main risk factor for patients over 60 years of age, the group that makes up the majority of deaths, although it appears in the list of comorbidities.

Cardiopatia, ou seja, problema no coração, foi a condição mais prevalente ligada às mortes investigadas. Heart disease, that is, heart problem, was the most prevalent condition linked to the investigated deaths.

Em segundo lugar vem a diabetes, seguida por quadros de pneumopatia e doenças neurológicas. In second place comes diabetes, followed by pneumopathy and neurological diseases.

A obesidade aparece em sétimo lugar. Obesity ranks seventh.

Já entre aqueles com menos de 60 anos a história é diferente: as comorbidades mais predominantes foram, nesta ordem, diabetes, cardiopatia e obesidade. Among those under 60 years of age, however, the story is different: the most prevalent comorbidities were, in this order, diabetes, heart disease and obesity.

Nos Estados Unidos, o país que lidera o ranking mundial de obesidade, um número considerável dos mortos por covid-19 é obeso. In the United States, the country that leads the world ranking of obesity, a considerable number of those killed by covid-19 are obese.

Para vocês terem uma ideia, a taxa de mortalidade em Nova Orleans, onde grande parte da população é obesa, é duas vezes maior do que em Nova York. To give you an idea, the death rate in New Orleans, where a large part of the population is obese, is twice as high as in New York.

No México, que ocupa a vice-liderança no ranking mundial de obesidade, a situação não é muito diferente. In Mexico, which occupies the second place in the world ranking of obesity, the situation is not very different.

Por isso que as autoridades mexicanas fizeram um apelo específico para que pessoas com obesidade fique (ficassem) em casa. That's why the Mexican authorities made a specific appeal for people with obesity to stay (stay) at home.

Lá, não há toque de recolher ou quarentena obrigatória. There, there is no curfew or mandatory quarantine.

No ano passado, um estudo global mostrou que a má alimentação é responsável por mais mortes do que qualquer outro fator de risco, incluindo o hábito de fumar. Last year, a global study showed that poor diet is responsible for more deaths than any other risk factor, including smoking.

Esse levantamento analisou os hábitos alimentares de 195 países do mundo entre 1990 e 2017.

O Brasil ficou na 50ª colocação como o país com mais mortes relacionadas à má alimentação, o que provoca doenças cardiovasculares, cânceres e diabetes tipo 2.

Especialistas dizem que essas doenças vêm afetando cada vez mais gente devido à ingestão dos produtos ultraprocessados e à falta de políticas públicas para impedir esse consumo. Experts say that these diseases are affecting more and more people due to the consumption of ultra-processed products and the lack of public policies to prevent this consumption.

Mas eles também fizeram uma ressalva importante: temos que lembrar que nem todos nós temos acesso a alimentos saudáveis, especialmente os mais pobres.

Para finalizar, quais recomendações os médicos fazem aos obesos?

Além daquilo que já sabemos, ou seja, lavar as mãos e manter distância de outras pessoas, os obesos devem tomar medidas extremas de prevenção por causa do seu sistema imunológico, que pode ser mais fraco. In addition to what we already know, namely, washing hands and keeping away from other people, obese people must take extreme preventive measures because of their immune system, which can be weaker.

A orientação é que essas pessoas sigam uma dieta que contribua para aumentar suas defesas e tentem se manter ativas em casa, se exercitando por pelo menos uma hora por dia. The orientation is that these people follow a diet that helps to increase their defenses and try to stay active at home, exercising for at least an hour a day.

Eu mesmo fiz um vídeo para o nosso canal aqui no youtube sobre quatro dicas de alimentação para manter a sua imunidade em dia, dá uma olhada lá. I even made a video for our channel here on youtube about four nutrition tips to keep your immunity up to date, check it out.

Eu fico por aqui, continue acompanhando a BBC News Brasil no Youtube e nas redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram. I stay here, keep following BBC News Brasil on Youtube and social networks, Facebook, Twitter and Instagram.

Fiquem bem e tchau!