×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

BBC Brasil 2020 (Áudio/Vídeo+CC), Coronavírus: o impacto econômico no Brasil, do celular à soja

Coronavírus: o impacto econômico no Brasil, do celular à soja

[Feb 13, 2020]

Enquanto médicos e cientistas correm contra o tempo para entender melhor o coronavírus e buscar meios para controlar sua disseminação, economistas tentam mensurar o impacto da doença no comércio global.

Meu nome é Camila Veras Mota da BBC News Brasil em São Paulo e nesse vídeo vou falar um pouco sobre como o surto pode afetar economia brasileira, da indústria de celulares à soja.

Mas antes de chegar lá, é preciso falar da China, nosso principal parceiro comercial, e onde a maior parte dos casos e das mortes tem se concentrado.

O coronavírus provocou uma onda de revisões para baixo do pib chinês em 2020 de um crescimento esperado de mais ou menos 6% para algo entre 5,4 e 5,8% nas estimativas mais otimistas.

É difícil mensurar os desdobramentos dessa perda de fôlego sobre os demais países, já que a situação atual não tem precedentes.

Desde a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, em 2003, que também afetou o país asiático, a participação chinesa no pib global saltou de 4% para 16%, ou seja, qualquer problema na China tende a criar muito mais do que marolas pelo mundo.

Nesse período, o país se tornou o principal destino das exportações brasileiras, viu sua participação no valor total embarcado pelo Brasil para o mundo avançar mais de 4 vezes: de 7% em 2003 para 29% em 2019.

Isso mesmo: 29% das nossas exportações vão para a China.

Assim, desacelerações na economia chinesa geralmente afetam o Brasil, mas essa não é a única razão.

Além de importante comprador de matérias-primas brasileiras como o minério de ferro, soja e carnes, o país também tem papel relevante como fornecedor para a indústria local, especialmente a de produtos eletroeletrônicos.

As exportações chinesas de bens intermediários nesse segmento respondem por mais de 10% da produção global, de acordo com a consultoria Oxford Economics.

Na prática, isso significa que além dos bens acabados exportados pelo país, a China também vende chips, circuitos integrados e outras partes e peças que vão se tornar celulares, máquinas de lavar, televisores e outros eletrônicos em outros países.

Assim, a consultoria britânica ressalta que, em paralelo a uma queda da demanda chinesa por bens importados de outros países, uma retração acentuada na sua atividade industrial pode causar um rompimento nas cadeias de fornecimento em outras regiões — e uma dessas áreas é o Brasil.

Ao contrário da pauta de exportação brasileira para a China, concentrada em poucos produtos básicos, a de importação, que vem de lá para cá, é bastante pulverizada e com alto valor agregado.

São circuitos, aparelhos transmissores ou receptores motores, geradores e transformadores elétricos, semicondutores, máquinas e peças que abastecem a indústria nacional.

Segundo a Eletros, que representa algumas das maiores empresas do setor eletroeletrônico do Brasil, a China é um fornecedor importante de componentes para fabricantes de produtos da linha branca, da linha marrom e de eletroportáteis.

Estamos falando de fogões, geladeiras, máquinas de lavar, equipamentos de áudio e vídeo, secadores de cabelo, sanduicheiras, ventiladores...

A entidade considera preocupante a instabilidade na cadeia logística de importação de insumos produzidos na China, ou seja, a possibilidade de desabastecimento, especialmente dos componentes de maior valor agregado, que costumam chegar ao Brasil por via aérea.

Nesse caso, de acordo com a Eletros, o estoque atual é suficiente para abastecer o seu setor por entre 10 e 15 dias.

Uma sondagem realizada na primeira semana de fevereiro com 50 indústrias por outra entidade representante do segmento, a Abinee, apontou que 52% já apresentavam problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos vindos da China.

Caso a situação persistisse, 22% das companhias corriam risco de parar a produção já nas próximas semanas.

Os estoques reduzidos são a consequência da forte integração das cadeias produtivas nesse setor.

À medida que de um lado a tecnologia foi avançando e os componentes eletrônicos foram diminuindo de tamanho, e de outro a indústria chinesa conseguiu ganhar escala, a indústria brasileira pôde importar relativamente mais barato e com entrega mais rápida, feita muitas vezes por avião .

Hoje, os pedidos de componentes são muitas vezes feitos "on demand", sob medida, a depender do que o fabricante precisa entregar para os clientes.

A região de Hubei, epicentro do surto de coronavírus, é um importante polo automotivo da China. A cidade de Wuhan, localizada na província, está em quarentena há três semanas.

Além dela, mais de 10 outras cidades estão na mesma situação, com comércio, escolas e fábricas fechadas em uma tentativa de controlar o surto.

Mesmo em regiões que não estão em quarentena, eventuais suspeitas de contaminação têm levado ao fechamento total de algumas indústrias até que se descarte um novo caso.

Eu conversei com Pietro Delai, da IDC Brasil, uma empresa de pesquisa focada no setor de tecnologia, sobre a possibilidade de que uma eventual escassez de componentes pudesse provocar um aumento de preços em celulares, computadores e outros produtos mais caros aqui.

Ele comentou que, via de regra, todo desequilíbrio entre oferta e demanda mexe em preços, ou seja, essa possibilidade elevação de preço existe.

No caso específico do Brasil, as empresas do setor já estão com as margens de rentabilidade apertados por conta da recessão e, com o aumento do dólar, já enfrentavam aumento de custos de insumos importados.

Do lado da exportação do Brasil para o mundo, o principal impacto econômico de curto prazo do coronavírus tem sido nos preços de commodities.

As cotações da soja, do petróleo e do minério de ferro vêm acumulando queda desde que os primeiros casos da doença foram confirmados, diante do temor de uma desaceleração da economia chinesa.

Ou seja, mesmo que a demanda não caia, estamos vendendo mais barato por conta da forte expectativa de que as compras sejam reduzidas pela desaceleração chinesa.

A soja representa cerca de 30% de tudo que o Brasil exporta para a China, seguida de petróleo e minério de ferro.

Mas esse pode ser um efeito temporário a depender do período de duração do surto, segundo o economista Silvio Campos Neto da Tendências Consultoria.

Os preços podem se recuperar depois, a questão é quanto vai demorar.

Em termos de volume, parte dos setores exportadores não espera variação significativa no curto prazo.

Bartolomeu Bráz, que é presidente da Aprosoja, que representa os produtores da commodity, afirma que os contratos de compra e venda de soja são fechados com meses de antecedência, e que, por isso, as vendas nos próximos meses para a China estariam asseguradas.

Os contratos que estão sendo assinados agora, como eu falei antes, estão sendo impactados pelos preços mais baixos.

Há uma pequena preocupação, segundo ele, de que o surto se estenda muito além deste primeiro trimestre, e que a economia desacelere mais, o que poderia afetar a demanda.

Já o setor de carne avalia um possível aumento dos pedidos.

De acordo com a agência Reuters, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, avalia que a combinação de peste suína africana, coronavírus e gripe aviária, que tem afetado granjas em algumas regiões em quarentena, poderia impulsionar a demanda chinesa por carne brasileira.

Ou seja, pode na verdade haver um impacto positivo, com mais demanda por certos produtos brasileiros.

Eu fico por aqui.

E você já assinou nosso canal no YouTube?

Já acompanha a gente no Facebook e no Instagram?

E, claro, não deixe de e visitar a gente em bbcbrasil.com.

Muito obrigada e até a próxima!


Coronavírus: o impacto econômico no Brasil, do celular à soja Coronavirus: the economic impact in Brazil, from cell phones to soybeans Coronavirus: de economische impact in Brazilië, van mobiele telefoons tot soja

[Feb 13, 2020]

Enquanto médicos e cientistas correm contra o tempo para entender melhor o coronavírus e buscar meios para controlar sua disseminação, economistas tentam mensurar o impacto da doença no comércio global.

Meu nome é Camila Veras Mota da BBC News Brasil em São Paulo e nesse vídeo vou falar um pouco sobre como o surto pode afetar economia brasileira, da indústria de celulares à soja.

Mas antes de chegar lá, é preciso falar da China, nosso principal parceiro comercial, e onde a maior parte dos casos e das mortes tem se concentrado. But before we get there, we need to talk about China, our main trading partner, and where most of the cases and deaths have been concentrated.

O coronavírus provocou uma onda de revisões para baixo do pib chinês em 2020 de um crescimento esperado de mais ou menos 6% para algo entre 5,4 e 5,8% nas estimativas mais otimistas. The coronavirus sparked a wave of downward revisions of the Chinese GDP in 2020 from an expected growth of about 6% to somewhere between 5.4 and 5.8% in the most optimistic estimates.

É difícil mensurar os desdobramentos dessa perda de fôlego sobre os demais países, já que a situação atual não tem precedentes. It is difficult to measure the consequences of this loss of breath over other countries, since the current situation is unprecedented.

Desde a epidemia de Síndrome Respiratória Aguda Grave, a Sars, em 2003, que também afetou o país asiático, a participação chinesa no pib global saltou de 4% para 16%, ou seja, qualquer problema na China tende a criar muito mais do que marolas pelo mundo. Since the epidemic of Severe Acute Respiratory Syndrome, SARS, in 2003, which also affected the Asian country, the Chinese participation in the global GDP has jumped from 4% to 16%, that is, any problem in China tends to create much more than waves around the world.

Nesse período, o país se tornou o principal destino das exportações brasileiras, viu sua participação no valor total embarcado pelo Brasil para o mundo avançar mais de 4 vezes: de 7% em 2003 para 29% em 2019. During this period, the country became the main destination for Brazilian exports, saw its share in the total value shipped by Brazil to the world advance more than 4 times: from 7% in 2003 to 29% in 2019.

Isso mesmo: 29% das nossas exportações vão para a China.

Assim, desacelerações na economia chinesa geralmente afetam o Brasil, mas essa não é a única razão.

Além de importante comprador de matérias-primas brasileiras como o minério de ferro, soja e carnes, o país também tem papel relevante como fornecedor para a indústria local, especialmente a de produtos eletroeletrônicos.

As exportações chinesas de bens intermediários nesse segmento respondem por mais de 10% da produção global, de acordo com a consultoria Oxford Economics.

Na prática, isso significa que além dos bens acabados exportados pelo país, a China também vende chips, circuitos integrados e outras partes e peças que vão se tornar celulares, máquinas de lavar, televisores e outros eletrônicos em outros países.

Assim, a consultoria britânica ressalta que, em paralelo a uma queda da demanda chinesa por bens importados de outros países, uma retração acentuada na sua atividade industrial pode causar um rompimento nas cadeias de fornecimento em outras regiões — e uma dessas áreas é o Brasil.

Ao contrário da pauta de exportação brasileira para a China, concentrada em poucos produtos básicos, a de importação, que vem de lá para cá, é bastante pulverizada e com alto valor agregado. In contrast to the Brazilian export basket for China, which is concentrated in a few basic products, the import one, which comes from then on, is very fragmented and with high added value.

São circuitos, aparelhos transmissores ou receptores motores, geradores e transformadores elétricos, semicondutores, máquinas e peças que abastecem a indústria nacional. They are circuits, transmitting or receiving devices, motors, generators and electric transformers, semiconductors, machines and parts that supply the national industry.

Segundo a Eletros, que representa algumas das maiores empresas do setor eletroeletrônico do Brasil, a China é um fornecedor importante de componentes para fabricantes de produtos da linha branca, da linha marrom e de eletroportáteis. According to Eletros, which represents some of the largest companies in the electronics sector in Brazil, China is an important supplier of components for manufacturers of white goods, brown goods and small appliances.

Estamos falando de fogões, geladeiras, máquinas de lavar, equipamentos de áudio e vídeo, secadores de cabelo, sanduicheiras, ventiladores... We are talking about stoves, refrigerators, washing machines, audio and video equipment, hair dryers, sandwich makers, fans ...

A entidade considera preocupante a instabilidade na cadeia logística de importação de insumos produzidos na China, ou seja, a possibilidade de desabastecimento, especialmente dos componentes de maior valor agregado, que costumam chegar ao Brasil por via aérea. The organization considers the instability in the logistical chain of imports of inputs produced in China as worrying, that is, the possibility of shortages, especially of the components with higher added value, which usually arrive in Brazil by air.

Nesse caso, de acordo com a Eletros, o estoque atual é suficiente para abastecer o seu setor por entre 10 e 15 dias.

Uma sondagem realizada na primeira semana de fevereiro com 50 indústrias por outra entidade representante do segmento, a Abinee, apontou que 52% já apresentavam problemas no recebimento de materiais, componentes e insumos vindos da China.

Caso a situação persistisse, 22% das companhias corriam risco de parar a produção já nas próximas semanas.

Os estoques reduzidos são a consequência da forte integração das cadeias produtivas nesse setor.

À medida que de um lado a tecnologia foi avançando e os componentes eletrônicos foram diminuindo de tamanho, e de outro a indústria chinesa conseguiu ganhar escala, a indústria brasileira pôde importar relativamente mais barato e com entrega mais rápida, feita muitas vezes por avião .

Hoje, os pedidos de componentes são muitas vezes feitos "on demand", sob medida, a depender do que o fabricante precisa entregar para os clientes. Today, orders for components are often made "on demand", tailor-made, depending on what the manufacturer needs to deliver to customers.

A região de Hubei, epicentro do surto de coronavírus, é um importante polo automotivo da China. The Hubei region, the epicenter of the coronavirus outbreak, is an important automotive hub in China. A cidade de Wuhan, localizada na província, está em quarentena há três semanas.

Além dela, mais de 10 outras cidades estão na mesma situação, com comércio, escolas e fábricas fechadas em uma tentativa de controlar o surto.

Mesmo em regiões que não estão em quarentena, eventuais suspeitas de contaminação têm levado ao fechamento total de algumas indústrias até que se descarte um novo caso.

Eu conversei com Pietro Delai, da IDC Brasil, uma empresa de pesquisa focada no setor de tecnologia, sobre a possibilidade de que uma eventual escassez de componentes pudesse provocar um aumento de preços em celulares, computadores e outros produtos mais caros aqui.

Ele comentou que, via de regra, todo desequilíbrio entre oferta e demanda mexe em preços, ou seja, essa possibilidade elevação de preço existe. He commented that, as a rule, any imbalance between supply and demand affects prices, that is, this possibility of price increases exists.

No caso específico do Brasil, as empresas do setor já estão com as margens de rentabilidade apertados por conta da recessão e, com o aumento do dólar, já enfrentavam aumento de custos de insumos importados.

Do lado da exportação do Brasil para o mundo, o principal impacto econômico de curto prazo do coronavírus tem sido nos preços de commodities. On the export side of Brazil to the world, the main short-term economic impact of the coronavirus has been on commodity prices.

As cotações da soja, do petróleo e do minério de ferro vêm acumulando queda desde que os primeiros casos da doença foram confirmados, diante do temor de uma desaceleração da economia chinesa.

Ou seja, mesmo que a demanda não caia, estamos vendendo mais barato por conta da forte expectativa de que as compras sejam reduzidas pela desaceleração chinesa.

A soja representa cerca de 30% de tudo que o Brasil exporta para a China, seguida de petróleo e minério de ferro.

Mas esse pode ser um efeito temporário a depender do período de duração do surto, segundo o economista Silvio Campos Neto da Tendências Consultoria.

Os preços podem se recuperar depois, a questão é quanto vai demorar.

Em termos de volume, parte dos setores exportadores não espera variação significativa no curto prazo. In terms of volume, part of the export sectors does not expect significant variation in the short term.

Bartolomeu Bráz, que é presidente da Aprosoja, que representa os produtores da commodity, afirma que os contratos de compra e venda de soja são fechados com meses de antecedência, e que, por isso, as vendas nos próximos meses para a China estariam asseguradas.

Os contratos que estão sendo assinados agora, como eu falei antes, estão sendo impactados pelos preços mais baixos.

Há uma pequena preocupação, segundo ele, de que o surto se estenda muito além deste primeiro trimestre, e que a economia desacelere mais, o que poderia afetar a demanda.

Já o setor de carne avalia um possível aumento dos pedidos. The meat sector, on the other hand, is evaluating a possible increase in orders.

De acordo com a agência Reuters, o presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal, Francisco Turra, avalia que a combinação de peste suína africana, coronavírus e gripe aviária, que tem afetado granjas em algumas regiões em quarentena, poderia impulsionar a demanda chinesa por carne brasileira.

Ou seja, pode na verdade haver um impacto positivo, com mais demanda por certos produtos brasileiros. In other words, there may actually be a positive impact, with more demand for certain Brazilian products.

Eu fico por aqui. I'll stay here.

E você já assinou nosso canal no YouTube? And have you subscribed to our YouTube channel?

Já acompanha a gente no Facebook e no Instagram? Already follow us on Facebook and Instagram?

E, claro, não deixe de e visitar a gente em bbcbrasil.com. And, of course, be sure to visit us at bbcbrasil.com.

Muito obrigada e até a próxima! Thank you very much and see you next time!