Milhares de migrantes bloqueados na fronteira da Grécia com a Turquia
Milhares de refugiados e migrantes permanecem bloqueados na fronteira da Grécia com a Turquia.
Elementos da polícia e das forças armadas gregas estão a impedir a entrada no país de uma vaga de pessoas, depois de Ancara ter decidido abrir as portas rumo à União Europeia.
Os migrantes têm apedrejado as autoridades, que têm respondido com granadas de atordoamento e gás lacrimogéneo.
"Estamos a ter dificuldades, Estamos a fazer tudo o que podemos para manter as nossas fronteiras fechadas.
É claro que eles não são refugiados, que não são sírios.
Estamos a falar de muitas nacionalidades e de um fluxo enorme de refugiados.
A Turquia decidiu mandar-nos 'vagas de refugiados' e estamos a tentar gerir esta situação sem precedentes", (diz Panagiotis Harelas, responsável sindical dos guarda-fronteiriços).
Desde sexta-feira, 4000 pessoas foram impedidas de entrar na Grécia e 66 foram detidas.
De acordo com a polícia grega, os migrantes usam químicos e gás lacrimogéneo produzidos na Turquia.
"Estamos apenas a alguns metros da fronteira com a Turquia e isto foi o mais próximo que conseguimos chegar.
Ainda agora, centenas de migrantes estão a juntar-se aqui e a tentar cruzar a fronteira, o que é impossível, já que as autoridades gregas selaram a área". [Enquanto muitos migrantes tentam passar nos postos fronteiriços, alguns tentam escapar através do rio Evros, - 52 embarcações da Marinha e da Guarda Costeira estão a patrulhar o Mar Egeu].