×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2+, Atividade física para uma vida saudável

Atividade física para uma vida saudável

Elizângela (âncora da TV): O Ministério da Saúde estima que a falta de atividade física é responsável por 54 por cento dos riscos de morte por doenças cardiovasculares. Além do sedentarismo, outro problema é começar e não continuar o exercício. Nós vamos agora ao vivo até Uberlândia falar com o repórter Ricardo Feller, bom dia Ricardo.

Ricardo (repórter): Olá Elizângela, bom dia a você e bom dia a todos que nos assistem. Pois é Elizângela, muita gente começa a fazer a atividade física, mas aí em poucos dias para. E um dos motivos pelos quais isso acontece é escolher a atividade física errada. Sobre isso eu converso com o educador físico Guilherme De Agostini.

Repórter: Escolher a atividade física correta é essencial?

Guilherme (entrevistado): Sim, porque cada exercício ele produz um benefício específico. Por exemplo, os exercícios aeróbicos são importantes para a saúde cardiovascular, o exercício resistido tipo musculação é muito mais importante para a saúde musculoesquelética. Além disso, é importante a pessoa gostar daquele exercício que ela vai fazer. Exemplo: pelo lado aeróbico nós temos a corrida, a natação, o ciclismo, a caminhada, a própria hidroginástica. Então, dentro disso a pessoa tem que escolher um dos [exercícios] que lhe dá um pouco mais de prazer.

Repórter: Pois é, a atividade física é objetivo também?

Entrevistado: Com certeza. Por exemplo, se você não tiver um objetivo muito bem definido, é muito fácil porque aquilo não é prioridade. Então é muito fácil nós não fazermos o exercício. Agora, dando o exemplo, se você tiver um problema de saúde mais sério que isso envolve risco de morte, eu tenho certeza que a pessoa muda o hábito pra começar a fazer o exercício porque ninguém quer morrer.

Repórter: Falta de tempo não é desculpa?

Entrevistado: Com certeza não. Aqui no Brasil, nós temos um caso interessante de uma triatleta gaúcha né, que ela é comissária de bordo e é a melhor triatleta brasileira no momento.

Repórter: Rapidamente pra gente fechar, o atleta de fim de semana é melhor fazer a atividade [física] no fim de semana do que não fazer nada?

Entrevistado: Com certeza. Já foi provado que diminui a incidência de diabetes e melhora o controle do colesterol. Então, fazendo dois dias seguidos [de exercícios] e cinco de descanso, que seria o atleta de final de semana, é muito melhor do que não fazer nenhum dia.

Repórter: Guilherme, obrigado pelas informações. Elizângela.

Âncora da reportagem: Ok Ricardo, muito obrigada e bom dia pra vocês dois.


Atividade física para uma vida saudável

**Elizângela (âncora da TV):** O Ministério da Saúde estima que a falta de atividade física é responsável por 54 por cento dos riscos de morte por doenças cardiovasculares. Além do sedentarismo, outro problema é começar e não continuar o exercício. Nós vamos agora ao vivo até Uberlândia falar com o repórter Ricardo Feller, bom dia Ricardo.

**Ricardo (repórter):** Olá Elizângela, bom dia a você e bom dia a todos que nos assistem. Pois é Elizângela, muita gente começa a fazer a atividade física, mas aí em poucos dias para. E um dos motivos pelos quais isso acontece é escolher a atividade física errada. Sobre isso eu converso com o educador físico Guilherme De Agostini.

**Repórter:** Escolher a atividade física correta é essencial?

**Guilherme (entrevistado):** Sim, porque cada exercício ele produz um benefício específico. Por exemplo, os exercícios aeróbicos são importantes para a saúde cardiovascular, o exercício resistido tipo musculação é muito mais importante para a saúde musculoesquelética. Além disso, é importante a pessoa gostar daquele exercício que ela vai fazer. Exemplo: pelo lado aeróbico nós temos a corrida, a natação, o ciclismo, a caminhada, a própria hidroginástica. Então, dentro disso a pessoa tem que escolher um dos [exercícios] que lhe dá um pouco mais de prazer.

**Repórter:** Pois é, a atividade física é objetivo também?

**Entrevistado:** Com certeza. Por exemplo, se você não tiver um objetivo muito bem definido, é muito fácil porque aquilo não é prioridade. Então é muito fácil nós não fazermos o exercício. Agora, dando o exemplo, se você tiver um problema de saúde mais sério que isso envolve risco de morte, eu tenho certeza que a pessoa muda o hábito pra começar a fazer o exercício porque ninguém quer morrer.

**Repórter:** Falta de tempo não é desculpa?

**Entrevistado:** Com certeza não. Aqui no Brasil, nós temos um caso interessante de uma triatleta gaúcha né, que ela é comissária de bordo e é a melhor triatleta brasileira no momento.

**Repórter:** Rapidamente pra gente fechar, o atleta de fim de semana é melhor fazer a atividade [física] no fim de semana do que não fazer nada?

**Entrevistado:** Com certeza. Já foi provado que diminui a incidência de diabetes e melhora o controle do colesterol. Então, fazendo dois dias seguidos [de exercícios] e cinco de descanso, que seria o atleta de final de semana, é muito melhor do que não fazer nenhum dia.

**Repórter:** Guilherme, obrigado pelas informações. Elizângela.

**Âncora da reportagem:** Ok Ricardo, muito obrigada e bom dia pra vocês dois.