×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2+, Ambiente de trabalho

Ambiente de trabalho

Repórter em estúdio, Patrícia: Além de qualificação é claro, é preciso também ser bom de relacionamento pra permanecer na empresa. O que será que o seu chefe anda pensando sobre você, hein? Como está o humor dele? Adivinhar é impossível, claro, mas segundo os especialistas, a postura, o olhar podem dar algumas pistas para a gente, sabe? Quem explica é a consultora de planejamento de carreira Raquel Vieira. Bom dia.

Raquel Vieira: Bom dia.

Repórter em estúdio, Patrícia: Raquel, o que então a gente deve observar, por exemplo, antes de entrar na sala do chefe com alguma questão para ser resolvida, com algum pedido, né? O que a gente pode observar para saber se é um bom dia, né?

Raquel Vieira: Bom dia primeiro, né, Patrícia?

Repórter em estúdio, Patrícia: Um bom dia.

Raquel Vieira: O funcionário, eu acho que em primeiro momento, tem que conhecer o seu chefe. É muito difícil ele fazer um julgamento do seu comportamento se ele não o conhece. Ele pode ser daquela maneira. Então a observação diária desse professional, ela é importante. Como é que ele se comporta? Como é que ele se relaciona? De que maneira ele costuma falar com as pessoas? Quando ele for procurá-lo, ele já vai ter uma noção do perfil desse profissional. Claro que alguns sinais eles são imprescindíveis. Quem já não passou por um chefe quando você dá bom dia e ele diz “só se for pra você”. Então, esse não é um bom dia, né? Alguns sinais, você entra na sala, o profissional não levanta, não lhe cumprimenta. Você está falando, ele está com as mãos, os pés balançando. Ele te olha de uma forma enfadonha, né? Passa a mão no cabelo, põe a mão na testa e mostra claramente que aquele não é o momento. Depois de um problema, depois, o chefe também tem um chefe.”

Repórter em estúdio, Patrícia: Ah é, a gente tem que sempre se lembrar disso.

Raquel Vieira: Tem que se lembrar disso. Ele também passa pelos mesmos momentos do funcionário. Então, se ele acabou de chegar de uma reunião, ele está na sala, revendo o que foi passado. Não é um bom momento também para você colocar alguma situação.

Repórter em estúdio, Patrícia: Umhum, mas aí é complicado quando você já entrou na sala e o seu chefe já não olhou com uma cara boa e deu todos esses sinais aí. O que a pessoa deve fazer? Afinal, poxa vida, eu acho que eu devo voltar e não vou falar nada. Será que eu conto alguma outra história aqui para ele? O que a gente faz nesse momento depois que já entrou ali na sala do chefe?

Raquel Vieira:: É importante usar o momento em seu favor, né? O chefe só vai saber das suas reações quando alguém falar para ele. De repente, ela acha que aquilo é um comportamento normal. Como que aquele relacionamento do profissional pode ser melhor? Eu acho que isso é só com o dia-a-dia, Patrícia. Se ele conhece o seu chefe, ele vai saber a maneira de abordá-lo, de saber o que é que tá acontecendo, de que forma ele pode falar. Alguns chefes preferem um relacionamento por e-mail, outros é olho no olho, conhecer, perceber os sinais do profissional também. Então, fazer um "rapport" com esse chefe, saber do relacionamento com ele. Eu acho que esse, esse é o principal caminho pro funcionário.”


Ambiente de trabalho

**Repórter em estúdio, Patrícia**: Além de qualificação é claro, é preciso também ser bom de relacionamento pra permanecer na empresa. O que será que o seu chefe anda pensando sobre você, hein? Como está o humor dele? Adivinhar é impossível, claro, mas segundo os especialistas, a postura, o olhar podem dar algumas pistas para a gente, sabe? Quem explica é a consultora de planejamento de carreira Raquel Vieira. Bom dia.

**Raquel Vieira:** Bom dia.

**Repórter em estúdio, Patrícia:** Raquel, o que então a gente deve observar, por exemplo, antes de entrar na sala do chefe com alguma questão para ser resolvida, com algum pedido, né? O que a gente pode observar para saber se é um bom dia, né?

**Raquel Vieira**: Bom dia primeiro, né, Patrícia?

**Repórter em estúdio, Patrícia**: Um bom dia.

**Raquel Vieira:** O funcionário, eu acho que em primeiro momento, tem que conhecer o seu chefe. É muito difícil ele fazer um julgamento do seu comportamento se ele não o conhece. Ele pode ser daquela maneira. Então a observação diária desse professional, ela é importante. Como é que ele se comporta? Como é que ele se relaciona? De que maneira ele costuma falar com as pessoas? Quando ele for procurá-lo, ele já vai ter uma noção do perfil desse profissional. Claro que alguns sinais eles são imprescindíveis. Quem já não passou por um chefe quando você dá bom dia e ele diz “só se for pra você”. Então, esse não é um bom dia, né? Alguns sinais, você entra na sala, o profissional não levanta, não lhe cumprimenta. Você está falando, ele está com as mãos, os pés balançando. Ele te olha de uma forma enfadonha, né? Passa a mão no cabelo, põe a mão na testa e mostra claramente que aquele não é o momento. Depois de um problema, depois, o chefe também tem um chefe.”

**Repórter em estúdio, Patrícia:** Ah é, a gente tem que sempre se lembrar disso.

**Raquel Vieira:** Tem que se lembrar disso. Ele também passa pelos mesmos momentos do funcionário. Então, se ele acabou de chegar de uma reunião, ele está na sala, revendo o que foi passado. Não é um bom momento também para você colocar alguma situação.

**Repórter em estúdio, Patrícia**: Umhum, mas aí é complicado quando você já entrou na sala e o seu chefe já não olhou com uma cara boa e deu todos esses sinais aí. O que a pessoa deve fazer? Afinal, poxa vida, eu acho que eu devo voltar e não vou falar nada. Será que eu conto alguma outra história aqui para ele? O que a gente faz nesse momento depois que já entrou ali na sala do chefe?

**Raquel Vieira:**: É importante usar o momento em seu favor, né? O chefe só vai saber das suas reações quando alguém falar para ele. De repente, ela acha que aquilo é um comportamento normal. Como que aquele relacionamento do profissional pode ser melhor? Eu acho que isso é só com o dia-a-dia, Patrícia. Se ele conhece o seu chefe, ele vai saber a maneira de abordá-lo, de saber o que é que tá acontecendo, de que forma ele pode falar. Alguns chefes preferem um relacionamento por e-mail, outros é olho no olho, conhecer, perceber os sinais do profissional também. Então, fazer um "rapport" com esse chefe, saber do relacionamento com ele. Eu acho que esse, esse é o principal caminho pro funcionário.”