×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2+, A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil

A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil

A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil

Repórter de Estúdio: E tem que ter qualificação, né? Porque sabe o que acontece? A falta de qualificação dos trabalhadores é um problema enfrentado por vários setores da economia. As empresas abrem as vagas, mas aí, não conseguem preenchê-las. A situação é ainda mais preocupante em cidades do interior do estado.

Repórter de campo, Inácio Novais: Marcos deixou o emprego em uma empresa de laticínios e mudou de cidade para estudar. O objetivo é se profissionalizar na área em que atua desde pequeno.

Aluno Marcos Braga: A escola é profissional e tudo, procurei…né...tinha aquela vontade de fazer um curso da área e aqui foi a melhor opção.

Repórter de campo, Inácio Novais: Para os alunos deste instituto, a especialização faz a diferença. O sonho de todos é sair daqui com o diploma na mão e um emprego garantido.

Romulo Carvalho, estudante: O quarto módulo que se formou agora todos foram direcionados a várias empresas,que...todo mundo que sai daqui com o intuito de trabalhar nesse ramo consegue um emprego nessa área.

Repórter de campo, Inácio Novais: A busca pela qualificação ajuda a mudar um cenário no mercado de trabalho. Se antes não havia emprego para toda essa gente, agora é o contrário. Em alguns setores, são as empresas que não conseguem encontrar mão-de-obra. Sobram vagas e é difícil preenchê-las.

Na empresa de ônibus, há meses o proprietário procura mecânicos de motor a diesel e borracheiros - sem sucesso.

Marcos Almeida da Silva, dono da empresa: Não há nem empresas terceirizadas para que nós pudesse procurar empresas terceirizadas para realizar os nossos serviços, em Juiz de Fora principalmente. Quando há a necessidade de alguma…algum serviço maior, nós temos que buscar nos grandes centros e mesmo assim, os grandes centros também têm dificuldade de mão-de-obra.

Repórter de campo, Inácio Novais: Situação mais comum do que se pensa em toda a região de acordo com o SEBRAE. Quem procura emprego tem que se adequar.

João Roberto Marques, Gerente do SEBRAE: Tem que buscar além da qualificação, obviamente, alguma oportunidade para fazer um estágio, é…para fazer um trabalho temporário e adquirir experiência porque hoje as empresas também precisam de pessoas, além de muito bem preparadas, com alguma experiência para que a produtividade dela não caia.


A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil The lack of qualified labor in Brazil

**A falta de mão-de-obra qualificada no Brasil**

**Repórter de Estúdio:** E tem que ter qualificação, né? Porque sabe o que acontece? A falta de qualificação dos trabalhadores é um problema enfrentado por vários setores da economia. As empresas abrem as vagas, mas aí, não conseguem preenchê-las. A situação é ainda mais preocupante em cidades do interior do estado.

**Repórter de campo, Inácio Novais:** Marcos deixou o emprego em uma empresa de laticínios e mudou de cidade para estudar. O objetivo é se profissionalizar na área em que atua desde pequeno.

**Aluno Marcos Braga:** A escola é profissional e tudo, procurei…né...tinha aquela vontade de fazer um curso da área e aqui foi a melhor opção.

**Repórter de campo, Inácio Novais:** Para os alunos deste instituto, a especialização faz a diferença. O sonho de todos é sair daqui com o diploma na mão e um emprego garantido.

**Romulo Carvalho, estudante:** O quarto módulo que se formou agora todos foram direcionados a várias empresas,que...todo mundo que sai daqui com o intuito de trabalhar nesse ramo consegue um emprego nessa área.

**Repórter de campo, Inácio Novais:** A busca pela qualificação ajuda a mudar um cenário no mercado de trabalho. Se antes não havia emprego para toda essa gente, agora é o contrário. Em alguns setores, são as empresas que não conseguem encontrar mão-de-obra. Sobram vagas e é difícil preenchê-las.

Na empresa de ônibus, há meses o proprietário procura mecânicos de motor a diesel e borracheiros - sem sucesso.

**Marcos Almeida da Silva, dono da empresa:** Não há nem empresas terceirizadas para que nós pudesse procurar empresas terceirizadas para realizar os nossos serviços, em Juiz de Fora principalmente. Quando há a necessidade de alguma…algum serviço maior, nós temos que buscar nos grandes centros e mesmo assim, os grandes centros também têm dificuldade de mão-de-obra.

**Repórter de campo, Inácio Novais:** Situação mais comum do que se pensa em toda a região de acordo com o SEBRAE. Quem procura emprego tem que se adequar.

**João Roberto Marques, Gerente do SEBRAE:** Tem que buscar além da qualificação, obviamente, alguma oportunidade para fazer um estágio, é…para fazer um trabalho temporário e adquirir experiência porque hoje as empresas também precisam de pessoas, além de muito bem preparadas, com alguma experiência para que a produtividade dela não caia.