×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Surpresa de Natal

Surpresa de Natal

Âncora: E um almoço de Natal num restaurante popular supreendeu os frenquentadores nessa terça-feira no Rio de Janeiro. No cardápio uma carne exótica, que só quem pode pagar tem o privilégio de degustar. Muita gente achou que estava comendo gato por lebre.

Repórter: Este é um dos dezesseis restaurantes populares do estado do Rio. Pela primeira vez no cardápio, carne de javali.

Cliente: É carne de quê? De gato? É um gato grande? É calango? É calango?

Repórter: A carne foi feita no capricho. Depois de marinado e assado, o javali foi desfiado e misturado à uva passa e castanha de caju. De acompanhamento massa to tipo penne passada na manteiga. A receita é criação do chef francês Claude Troigos que treinou os cozinheiros e veio conferir o sucesso da iguaria.

Claude Troigos: Foi uma troca de ideia muito forte porque, obviamente, eu ofereci a minha receita mas eles me ofereceram o volume, como que pode preparar uma receita que eu tô acostumado a fazer para quarenta pessoas, para fazer isso para três mil, né?

Repórter: Nem todo mundo foi de javali, teve quem preferisse o tradicional chester à Califórnia, que também fez parte da ceia. Mas quem provou aprovou.

Cliente I: Javali? Beleza!

Repórter: Tá aprovado?

Cliente I: Tá joia.

Cliente II: Agora que eu tô comendo pela primeira vez.

Repórter: Comeu e gostou?

Cliente II: Eu gosto de carne, né? !

Repórter: O javali é um animal de caça, um predador, por onde passa ele destrói plantações. Por isso a criação dele é proibida aqui no Brasil. A carne que está sendo servida hoje é de animais que foram apreendidos num criadouro clandestino na região serrana do Rio.

O criadouro ficava numa área de proteção ambiental. Os 316 javalis foram levados a um abatedouro licenciado pelo IBAMA em São Paulo. A carne foi doada pela Secretaria do Meio Ambiente para os restaurantes populares, que atendem cinquenta mil pessoas por dia e cobram apenas R$1 pela refeição.

Superintendente Departamento Assistência Social: Um oportunidade única, inédita, inusitada porque a gente vai poder oferecer uma carne nobre, né?! Que a gente só encontra mesmo em locais onde vendam carnes importadas a um preço bem mais caro e aí tá sendo assim maravilhoso essa junção, né? !

Claude Troigos: Feliz Natal pra todo mundo aí.


Surpresa de Natal

**Âncora:** E um almoço de Natal num restaurante popular supreendeu os frenquentadores nessa terça-feira no Rio de Janeiro. No cardápio uma carne exótica, que só quem pode pagar tem o privilégio de degustar. Muita gente achou que estava comendo gato por lebre.

**Repórter:** Este é um dos dezesseis restaurantes populares do estado do Rio. Pela primeira vez no cardápio, carne de javali.

**Cliente:** É carne de quê? De gato? É um gato grande? É calango? É calango?

**Repórter:** A carne foi feita no capricho. Depois de marinado e assado, o javali foi desfiado e misturado à uva passa e castanha de caju. De acompanhamento massa to tipo penne passada na manteiga. A receita é criação do chef francês Claude Troigos que treinou os cozinheiros e veio conferir o sucesso da iguaria.

**Claude Troigos:** Foi uma troca de ideia muito forte porque, obviamente, eu ofereci a minha receita mas eles me ofereceram o volume, como que pode preparar uma receita que eu tô acostumado a fazer para quarenta pessoas, para fazer isso para três mil, né?

**Repórter:** Nem todo mundo foi de javali, teve quem preferisse o tradicional chester à Califórnia, que também fez parte da ceia. Mas quem provou aprovou.

**Cliente I:** Javali? Beleza!

**Repórter:** Tá aprovado?

**Cliente I:** Tá joia.

**Cliente II:** Agora que eu tô comendo pela primeira vez.

**Repórter:** Comeu e gostou?

**Cliente II:** Eu gosto de carne, né? !

**Repórter:** O javali é um animal de caça, um predador, por onde passa ele destrói plantações. Por isso a criação dele é proibida aqui no Brasil. A carne que está sendo servida hoje é de animais que foram apreendidos num criadouro clandestino na região serrana do Rio.

O criadouro ficava numa área de proteção ambiental. Os 316 javalis foram levados a um abatedouro licenciado pelo IBAMA em São Paulo. A carne foi doada pela Secretaria do Meio Ambiente para os restaurantes populares, que atendem cinquenta mil pessoas por dia e cobram apenas R$1 pela refeição.

**Superintendente Departamento Assistência Social:** Um oportunidade única, inédita, inusitada porque a gente vai poder oferecer uma carne nobre, né?! Que a gente só encontra mesmo em locais onde vendam carnes importadas a um preço bem mais caro e aí tá sendo assim maravilhoso essa junção, né? !

**Claude Troigos:** Feliz Natal pra todo mundo aí.