×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Navio patrulha Araguari

Navio patrulha Araguari

Narrador: O dia começa no navio patrulha Araguari. O cão de guarda da Amazônia Azul. Logo pelo rádio, um boletim de notícias e o esperado cardápio do dia. Café da manhã: [inaudível], almoço: bife à milanesa, salada, arroz e feijão...

Souza de Aguiar: O navio é de origem inglesa, ele tem três anos de incorporada à Marinha do Brasil. Foi uma compra realizada em 2012 e como este existem dois outros navios, são os navios de patrulha da classe Amazonas, então eu tenho dois subordinados ao comando do primeiro distrito naval, basicamente Rio de Janeiro, Espírito Santo, toda aquela área, e tenho esse daqui que está subordinado ao comando do terceiro distrito naval, abrangendo a área... praticamente a área de 3... de 5 estados do Nordeste brasileiro.

Souza de Aguiar: Estamos aqui no centro de formação de combate do navio onde... o que me possibilita mediante ordem do passadiço é eu posso daqui, posso abrir fogo né, com os canhões que ficam aqui atrás, o reparo que a gente chama de bombordo de 25 milímetros ou o de boreste ali à direita de 25 milímetros também. E numa situação extrema, no que o navio tenha que atirar, todo o navio é guarnecido pelo pessoal especializado naquele setor. O que me permite a maior segurança, me permite fazer uma contraposição à minha ameaça. Então esse console vai ser guarnecido, esse console vai ser guarnecido, os dois aqui serão guarnecidos também, e a gente vai fazer o tiro preciso, de acordo com a determinação do comandante.

Narrador: Durante as missões de patrulhamento, a tripulação treina diversas situações.

Souza de Aguiar: A nossa equipe, é o navio, ele... executa uma serie de treinamentos né, que a gente chama de adestramento, para que a gente possa cada vez mais estar habituado em possível controle de avaria, num... digo se um eu menciono um sinistro né, um incêndio a bordo ou um alagamento...

Narrador: Vamos continuar a visita pela enfermaria e o centro cirúrgico.

Souza de Aguiar: A enfermaria do navio ela me possibilita a primeiro aqui nesse local de fazer uma triagem inicial na parte do consultório mesmo para se dizer. Eu tenho aqui uma espécie de centro cirúrgico aqui para que eu possa dar o primeiro atendimento é... depois dos primeiros socorros obviamente, primeiro atendimento a qualquer enfermidade né é... que possa vir. É por exemplo no caso de um trauma essa também conto aqui com esse... essa enfermaria aqui possui mais 10 leitos né que eu possa... que eu posso utilizá-los pra... em caso de combate com vários feridos, né.


Navio patrulha Araguari Araguari patrol ship

**Narrador:** O dia começa no navio patrulha Araguari. O cão de guarda da Amazônia Azul. Logo pelo rádio, um boletim de notícias e o esperado cardápio do dia. Café da manhã: [inaudível], almoço: bife à milanesa, salada, arroz e feijão...

**Souza de Aguiar:** O navio é de origem inglesa, ele tem três anos de incorporada à Marinha do Brasil. Foi uma compra realizada em 2012 e como este existem dois outros navios, são os navios de patrulha da classe Amazonas, então eu tenho dois subordinados ao comando do primeiro distrito naval, basicamente Rio de Janeiro, Espírito Santo, toda aquela área, e tenho esse daqui que está subordinado ao comando do terceiro distrito naval, abrangendo a área... praticamente a área de 3... de 5 estados do Nordeste brasileiro.

**Souza de Aguiar:** Estamos aqui no centro de formação de combate do navio onde... o que me possibilita mediante ordem do passadiço é eu posso daqui, posso abrir fogo né, com os canhões que ficam aqui atrás, o reparo que a gente chama de bombordo de 25 milímetros ou o de boreste ali à direita de 25 milímetros também. E numa situação extrema, no que o navio tenha que atirar, todo o navio é guarnecido pelo pessoal especializado naquele setor. O que me permite a maior segurança, me permite fazer uma contraposição à minha ameaça. Então esse console vai ser guarnecido, esse console vai ser guarnecido, os dois aqui serão guarnecidos também, e a gente vai fazer o tiro preciso, de acordo com a determinação do comandante.

**Narrador:** Durante as missões de patrulhamento, a tripulação treina diversas situações.

**Souza de Aguiar:** A nossa equipe, é o navio, ele... executa uma serie de treinamentos né, que a gente chama de adestramento, para que a gente possa cada vez mais estar habituado em possível controle de avaria, num... digo se um eu menciono um sinistro né, um incêndio a bordo ou um alagamento...

**Narrador:** Vamos continuar a visita pela enfermaria e o centro cirúrgico.

**Souza de Aguiar:** A enfermaria do navio ela me possibilita a primeiro aqui nesse local de fazer uma triagem inicial na parte do consultório mesmo para se dizer. Eu tenho aqui uma espécie de centro cirúrgico aqui para que eu possa dar o primeiro atendimento é... depois dos primeiros socorros obviamente, primeiro atendimento a qualquer enfermidade né é... que possa vir. É por exemplo no caso de um trauma essa também conto aqui com esse... essa enfermaria aqui possui mais 10 leitos né que eu possa... que eu posso utilizá-los pra... em caso de combate com vários feridos, né.