×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

World News 2020 (European Portuguese audio), Deflorestação na Amazónia sobe 85% em 2019

Deflorestação na Amazónia sobe 85% em 2019

A área com alertas de deflorestação na floresta amazónica brasileira praticamente duplicou em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro.

Segundo dados do sistema Deter, criado pelo INPE - o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil - para detetar os primeiros sinais de deflorestação, a área total registada no ano passado alcançou os 9166 quilómetros quadrados, um aumento de 85 por cento em relação a 2018 (ano em que os alertas de deflorestação abarcaram uma área de 4946 quilómetros quadrados).

Só em dezembro, a deflorestação da Amazónia aumentou 183% em relação ao mesmo mês de 2018, de acordo com os dados do Deter.

O ex-presidente do INPE, Ricardo Galvão, afastado em agosto do cargo pelo governo de Jair Bolsonaro, que o acusava de exagerar a amplitude do problema, disse à Globo que é uma consequência da postura e políticas do executivo liderado por um presidente cético face às alterações climáticas e que defende a exploração dos recursos naturais do chamado "pulmão do planeta".


Deflorestação na Amazónia sobe 85% em 2019 Deforestation in the Amazon to rise 85% in 2019 La deforestación de la Amazonia aumenta un 85% en 2019

A área com alertas de deflorestação na floresta amazónica brasileira praticamente duplicou em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. The area with deforestation warnings in the Brazilian Amazon rainforest nearly doubled in 2019, the first year of Jair Bolsonaro's government.

Segundo dados do sistema Deter, criado pelo INPE - o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais do Brasil - para detetar os primeiros sinais de deflorestação, a área total registada no ano passado alcançou os 9166 quilómetros quadrados, um aumento de 85 por cento em relação a 2018 (ano em que os alertas de deflorestação abarcaram uma área de 4946 quilómetros quadrados). According to data from the Deter system, created by INPE - the National Space Research Institute of Brazil - to detect the first signs of deforestation, the total area recorded last year reached 9166 square kilometers, an increase of 85 percent compared to 2018. (year in which deforestation warnings covered 4946 square kilometers).

Só em dezembro, a deflorestação da Amazónia aumentou 183% em relação ao mesmo mês de 2018, de acordo com os dados do Deter. In December alone, Amazon deforestation increased by 183% over the same month in 2018, according to Deter data.

O ex-presidente do INPE, Ricardo Galvão, afastado em agosto do cargo pelo governo de Jair Bolsonaro, que o acusava de exagerar a amplitude do problema, disse à Globo que é uma consequência da postura e políticas do executivo liderado por um presidente cético face às alterações climáticas e que defende a exploração dos recursos naturais do chamado "pulmão do planeta". Former INPE president Ricardo Galvão, who was dismissed in August by the Bolsonaro government, who accused him of exaggerating the extent of the problem, told Globo that it is a consequence of the stance and policies of the executive led by a skeptical president facing climate change and advocating the exploitation of the natural resources of the so-called "lung of the planet".