×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

Portuguese LingQ Podcast 1.0, Oito: Mairo e Ayla, praticantes de Kendo

Oito: Mairo e Ayla, praticantes de Kendo

M: Olá, aqui é o Mairo, tutor da língua portuguesa no LingQ e este é o portuguese LingQ.

Bom, hoje nós estamos aqui na minha casa, eu e a Ayla. A gente vai falar um pouquinho sobre uma coisa que a gente faz aqui em Londrina, um esporte (esporte = português brasileiro; desporto = português europeu) que a gente pratica que é o kendo. E …é bom, vou perguntar primeiro para a Ayla há quanto tempo que ela pratica?

A: Dois anos e meio.

M: Dois anos e meio, né?

A: Isso.

Dois e meio.

M: E eu já pratico kendo há cinco anos.

É?

A: Penso que sim.

M: É. Cinco anos.

Kendo é um esporte japonês…originário do Japão.

A: Esporte?

M: Não.

É um tipo de esporte… é como se fosse uma esgrima, né? Só que uma esgrima japonesa.

A: É, basicamente.

Eu acho que as pessoas visualizam mais se a gente falar que tem a ver com samurais, né?

M: É.

A: Dá para visualizar melhor, assim, que a gente faz… do que uma esgrima.

Esgrima a gente pensa naquele negócio francês assim, né?

M: É, os dois usam espadas, né?

Só que a esgrima é aquela mais fina.

A: É, o sabre, né?

M: É, o kendo já usa… o kendo vem dos…é o que os samurais praticavam usavam aquela espada japonesa, a cataná.

A: Lógico que a gente não usa essa.

M: A gente usa espada de bambu, uma espada de bambu.

A: Para não enganar ninguém.

M: É, a gente tem uns protectores, segurança.

E é um esporte muito legal. Eu comecei a praticar porque eu estudava japonês e eu aí… Acho que conheci uma pessoa, não me lembro bem ao certo, na escola de japonês que também praticava, e aí eu acabei conhecendo o kendo e comecei a praticar. Isso há cinco anos atrás. E a Ayla foi quando… Primeiro a gente começou a namorar, né, e depois de um tempo é que ela foi começar a praticar. E, bom e o que você mais gosta no kendo, Ayla?

A: O que é que eu gosto?

M: É.

A: Eu acho que mais assim além do treino que eu acho eu depois do treino a gente se sente muito bem, até no treino assim, mas acho que a família, mais assim, que eu acho mais legal

M: Como assim?

A: A família, assim, do kendo, né, que a gente fala que quando você entra no kendo, assim, a gente fica mais uma família.

E eu selecciono das coisas que eles falam também, que eu acho que e o mais importante.

M: Realmente, É o kendo.. ele tem essa diferenciação, né, é eu acho que em vez dos outros esportes, porque principalmente aqui em Londrina o pessoal do kendo é bem unido, né, por isso eles falam que é como se fosse uma família, né?

Quantos praticantes deve ter? Uns 50, mais né?

A: É, ou que já praticaram….

E ai…

M: Eu creio que entre 50 e 100, que praticam, né?

A:É

M: É.

A: não que vão todos, sempre tenha tudo isso de pessoas naõ…

M: É se for contar alguns que tão parados assim que vão

A: de vez em quando

M: É.é então acaba sendo que nem uma família assim, né?

e bem, bem legal isso ai. E bom eu gosto q a gente aprende bastante coisas praticando um esporte que não é fácil

A: é isso ai.

M: e que exige bastante fisicamente.

Os treinos são, são meio puxados, assim bem difíceis de aguentar, assim as vezes você esta com preguiça, está cansado, né, acho que a gente aprende bastante coisa, né?

A: Muito.

Não só no treino, mas a gente aprende coisas no treino que dai vai para fora também, a gente cria, uma, não sei, um hábito também fora.

M: É, eu acho… exacto.

Como é que posso dizer… é disciplina, persistência.

A: Persistência, disciplina.

Acho que são..

M: Persistência - eu acho que principalmente, ne?

A: Uhmuhm.

M: Porque o kendo tem que ter muita persistência tem que… é difícil, demora..

A: Não é nem um pouco fácil

M: Eu particularmente… Que nem os professores falam: chega a uma hora que parece que você treina, treina e só fica pior, né?

A: No inicio assim, você começa e só vai “nossa tou super, sou muito bom” você vai ver… você começa a treinar…

M: É no início melhora rápido.

A: É, é. Aguenta os treinos… Depois quando você passa de iniciante para um pouquinho mais assim você aguenta os treinos e tal só que daí você começa a avançar um pouquinho mais e dai já estaguina assim.

(estaguina = português do Brasil, estagna = português de Portugal  do mesmo verbo: estagnar)

M: É depois de um ano e meio, dois ano de treino fica bem difícil de melhorar assim mas isso faz parte desse esporte que é o kendo, esse esporte, essa luta com a espada japonesa.

E bom eu faço, como disse, já pratico há uns 5 anos a Ayla há poucos menos, né? Legal quando tive no Japão fazendo o intercâmbio tive a oportunidade de praticar lá, conheci alguns professores, os “semsei”, “semsei” é professor em japonês, conheci alguns professores lá do Japão, pratiquei não muito lá, mas pratiquei um pouco e bom e eu acho que o kendo também é uma das coisas boas que tem aqui em Londrina, né, quem visitar aqui a cidade algum dia tem de saber que uma das coisas boas aqui em Londrina e a nossa associação de kendo que e muito legal. È, bom então é isso, a gente falou um pouco de kendo hoje.

A: Sim

M: Acho que podemos ficar por aqui, né?

A: É acho que não tem muito por onde estender…

M: Então tá, quem quiser, quem gosta de podcast pode ir ao LingQ lá.

O www.lingq.com (L I N G Q) e estudar lá, vai ter a transcrição desse texto, você também pode escrever, enviar textos para correcção, fazer discussões comigo mesmo, né, que sou o tutor. Então é isso aí, até a próxima, tchau, tchau.

A: Tchau.


Oito: Mairo e Ayla, praticantes de Kendo Acht: Mairo und Ayla, Kendo-Praktizierende Eight: Mairo and Ayla, Kendo practitioners Ocho: Mairo y Ayla, practicantes de Kendo Huit : Mairo et Ayla, pratiquants de Kendo 8人:剣道家のマイロとアイラ Osiem: Mairo i Ayla, praktykujący Kendo Sekiz: Mairo ve Ayla, Kendo uygulayıcıları 八:剑道练习者Mairo和Ayla 八:劍道練習者Mairo和Ayla

M: Olá, aqui é o Mairo, tutor da língua portuguesa no LingQ e este é o portuguese LingQ. M: Hi, this is Mairo, Portuguese language tutor at LingQ and this is the Portuguese LingQ. M: Olá, aqui é o Mairo, tutor da língua portuguesa no LingQ e este é o portuguese LingQ.

Bom, hoje nós estamos aqui na minha casa, eu e a Ayla. Well, today we are here at my house, me and Ayla. A gente vai falar um pouquinho sobre uma coisa que a gente faz aqui em Londrina, um esporte (esporte = português brasileiro; desporto = português europeu) que a gente pratica que é o kendo. We are going to talk a little bit about something we do here in Londrina, a sport (esporte = Brazilian Portuguese; sport = European Portuguese) that we practice, which is kendo. E …é bom, vou perguntar primeiro para a Ayla há quanto tempo que ela pratica? And…it's good, I'll ask Ayla first, how long has she been practicing?

A: Dois anos e meio. A: Two and a half years.

M: Dois anos e meio, né? M: Two and a half years, right?

A: Isso. To this.

Dois e meio.

M: E eu já pratico kendo há cinco anos. M: And I've been doing kendo for five years now.

É? IT IS?

A: Penso que sim. A: I think so.

M: É. Cinco anos. M: Yeah. Five years.

Kendo é um esporte japonês…originário do Japão.

A: Esporte? A: Sport?

M: Não. M: No.

É um tipo de esporte… é como se fosse uma esgrima, né? It's a kind of sport… it's like fencing, right? Só que uma esgrima japonesa.

A: É, basicamente.

Eu acho que as pessoas visualizam mais se a gente falar que tem a ver com samurais, né? I think people visualize more if we talk about samurai, right?

M: É.

A: Dá para visualizar melhor, assim, que a gente faz… do que uma esgrima. A: You can better visualize what we do… than fencing.

Esgrima a gente pensa naquele negócio francês assim, né? Fencing, we think of that French thing like that, right?

M: É, os dois usam espadas, né? M: Yeah, they both use swords, right?

Só que a esgrima é aquela mais fina. But fencing is the thinnest.

A: É, o sabre, né? A: Yeah, the saber, right?

M: É, o kendo já usa… o kendo vem dos…é o que os samurais praticavam usavam aquela espada japonesa, a cataná. M: Yeah, kendo already uses… kendo comes from… it's what the samurai practiced, they used that Japanese sword, the katana.

A: Lógico que a gente não usa essa. A: Of course we don't use this one.

M: A gente usa espada de bambu, uma espada de bambu.

A: Para não enganar ninguém. A: So as not to deceive anyone.

M: É, a gente tem uns protectores, segurança. M: Yeah, we have some protectors, security.

E é um esporte muito legal. Eu comecei a praticar porque eu estudava japonês e eu aí… Acho que conheci uma pessoa, não me lembro bem ao certo, na escola de japonês que também praticava, e aí eu acabei conhecendo o kendo e comecei a praticar. I started practicing because I was studying Japanese and I… I think I met someone, I don't remember exactly, at the Japanese school who also practiced, and then I ended up getting to know kendo and started practicing. Isso há cinco anos atrás. E a Ayla foi quando… Primeiro a gente começou a namorar, né, e depois de um tempo é que ela foi começar a praticar. And Ayla was when ... First we started dating, right, and after a while she started to practice. E, bom e o que você mais gosta no kendo, Ayla? And, well, what do you like most about kendo, Ayla?

A: O que é que eu gosto? A: What do I like?

M: É. M: Yeah.

A: Eu acho que mais assim além do treino que eu acho eu depois do treino a gente se sente muito bem, até no treino assim, mas acho que a família, mais assim, que eu acho mais legal A: I think that besides the training I think after training we feel very good, even in training like this, but I think the family, more like this, which I think is cooler

M: Como assim? M: How so?

A: A família, assim, do kendo, né, que a gente fala que quando você entra no kendo, assim, a gente fica mais uma família. A: The family, like, kendo, you know, that we say that when you enter kendo, like this, we become one more family.

E eu selecciono das coisas que eles falam também, que eu acho que e o mais importante. And I select from the things they say too, which I think is the most important.

M: Realmente, É o kendo.. ele tem essa diferenciação, né, é eu acho que em vez dos outros esportes, porque principalmente aqui em Londrina o pessoal do kendo é bem unido, né, por isso eles falam que é como se fosse uma família, né? M: Really, it's kendo.. it has this differentiation, right, I think that instead of other sports, because mainly here in Londrina the kendo people are very united, right, that's why they say it's as if it were a family, right?

Quantos praticantes deve ter? How many practitioners should there be? Uns 50, mais né?

A: É, ou que já praticaram…. A: Yeah, or that you already practiced….

E ai…

M: Eu creio que entre 50 e 100, que praticam, né?

A:É

M: É.

A: não que vão todos, sempre tenha tudo isso de pessoas naõ… A: not that everyone goes, always have all this from people not…

M: É se for contar alguns que tão parados assim que vão M: It's if I'm going to count some who are so still that they go

A: de vez em quando A: from time to time

M: É.é então acaba sendo que nem uma família assim, né? M: Yeah, so it ends up being like a family like that, right?

e bem, bem legal isso ai. and well, that's pretty cool. E bom eu gosto q a gente aprende bastante coisas praticando um esporte que não é fácil And well, I like that we learn a lot of things by practicing a sport that is not easy

A: é isso ai. A: that's it.

M: e que exige bastante fisicamente. M: and that demands a lot physically.

Os treinos são, são meio puxados, assim bem difíceis de aguentar, assim as vezes você esta com preguiça, está cansado, né, acho que a gente aprende bastante coisa, né? The trainings are, are kind of hard, so hard to handle, so sometimes you are lazy, tired, right, I think we learn a lot, right?

A: Muito.

Não só no treino, mas a gente aprende coisas no treino que dai vai para fora também, a gente cria, uma, não sei, um hábito também fora. Not only in training, but we learn things in training that goes out too, we create, one, I don't know, a habit also outside.

M: É, eu acho… exacto. M: Yeah, I think… exact.

Como é que posso dizer… é disciplina, persistência.

A: Persistência, disciplina.

Acho que são.. I think they are..

M: Persistência - eu acho que principalmente, ne?

A: Uhmuhm.

M: Porque o kendo tem que ter muita persistência tem que… é difícil, demora.. M: Because kendo has to be very persistent, it has to... it's difficult, it takes time...

A: Não é nem um pouco fácil A: It's not easy at all

M: Eu particularmente… Que nem os professores falam: chega a uma hora que parece que você treina, treina e só fica pior, né? M: Me particularly… Like the teachers say: there comes a time when it seems that you train, train and it only gets worse, right?

A: No inicio assim, você começa e só vai “nossa tou super, sou muito bom” você vai ver… você começa a treinar… A: In the beginning like this, you start and just go “wow super tou, I'm very good” you will see… you start training…

M: É no início melhora rápido. M: It gets better fast at the beginning.

A: É, é. Aguenta os treinos… Depois quando você passa de iniciante para um pouquinho mais assim você aguenta os treinos e tal só que daí você começa a avançar um pouquinho mais e dai já estaguina assim. A: Yes, it is. Hold the training… Then when you go from beginner to a little more so you take the training and such that then you start to move a little more and then already staguina so.

(estaguina = português do Brasil, estagna = português de Portugal  do mesmo verbo: estagnar) (estaguina = Brazilian Portuguese, estagna = Portuguese from Portugal  from the same verb: to stagnate)

M: É depois de um ano e meio, dois ano de treino fica bem difícil de melhorar assim mas isso faz parte desse esporte que é o kendo, esse esporte, essa luta com a espada japonesa. M: It's after a year and a half, two years of training, it's really hard to improve like that but that's part of this sport that is kendo, this sport, this Japanese sword fight.

E bom eu faço, como disse, já pratico há uns 5 anos a Ayla há poucos menos, né? And well I do, as I said, I've been practicing Ayla for about 5 years now, just a few less, right? Legal quando tive no Japão fazendo o intercâmbio tive a oportunidade de praticar lá, conheci alguns professores, os “semsei”, “semsei” é professor em japonês, conheci alguns professores lá do Japão, pratiquei não muito lá, mas pratiquei um pouco e bom e eu acho que o kendo também é uma das coisas boas que tem aqui em Londrina, né, quem visitar aqui a cidade algum dia tem de saber que uma das coisas boas aqui em Londrina e a nossa associação de kendo que e muito legal. Cool when I was in Japan doing the exchange I had the opportunity to practice there, I met some teachers, the “semsei”, “semsei” is a teacher in Japanese, I met some teachers there from Japan, I practiced not much there, but I practiced a little and good and I think that kendo is also one of the good things that we have here in Londrina, you know, whoever visits the city someday has to know that one of the good things here in Londrina is our kendo association, which is very cool. È, bom então é isso, a gente falou um pouco de kendo hoje.

A: Sim

M: Acho que podemos ficar por aqui, né? M: I think we can stop here, right?

A: É acho que não tem muito por onde estender… A: I don't think there's much to expand on...

M: Então tá, quem quiser, quem gosta de podcast pode ir ao LingQ lá. M: So, whoever wants to, whoever likes podcasts can go to LingQ there.

O www.lingq.com (L I N G Q) e estudar lá, vai ter a transcrição desse texto, você também pode escrever, enviar textos para correcção, fazer discussões comigo mesmo, né, que sou o tutor. Então é isso aí, até a próxima, tchau, tchau.

A: Tchau.