×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2+, Manifestação contra Belo Monte

Manifestação contra Belo Monte

Manifestação contra Belo Monte

Locutor na estação de rádio - Índios e ribeirinhos da região do Xingu fazem uma manifestação amanhã aqui em Brasília contra a construção da hidroelétrica de Belo Monte. Eles pretendem entregar um manifesto à presidenta Dilma Rousself. A questão de Belo Monte foi assunto de um seminário hoje aqui em Brasília.

Repórter de Campo - Aldeias indígenas, ribeirinhos e moradores da região do Xingu protestam contra a construção da usina hidroelétrica de Belo Monte.

Os índios temem que a obra diminua a quantidade de peixes no rio. O cacique Raoni, líder da tribo Caiapó, diz que as aldeias não foram ouvidas.

Os atingidos pela barragem reclamam que serão retirados da região e não puderam argumentar contra a Belo Monte durante as audiências públicas.

Representante da comunidade local - Aqueles que falaram, falavam três minutos. Como é que você vai expor um pensamento, uma indignidade em relação a um projeto desse em três minutos?

Moradora da região ribeirinha - Tão oferecendo coisas que a gente... nós sabemo que não vai ser cumpridas. E eles não têm uma proposta pra nós de como vai ser a nossa vida depois de Belo Monte.

Repórter de campo - A usina hidroelétrica de Belo Monte é uma obra do PAC e vai ser construída no rio Xingu, no Pará. A previsão é de que a geração de energia comece em quatro anos e a expectativa de investimento é de dezenove bilhões de reais. O Ibama concedeu licença para a construção do canteiro de obras de Belo Monte, mas o Ministério Público Federal pediu a suspensão na Justiça. Os procuradores afirmam que falta um estudo completo sobre o impacto da hidroelétrica para os povos indígenas e para a população ribeirinha.

Locutor na estação de rádio - O Ministério de Minas e Energia não quis comentar a situação da hidroelétrica de Belo Monte.


Manifestação contra Belo Monte Demonstration against Belo Monte

**Manifestação contra Belo Monte**

**Locutor na estação de rádio** - Índios e ribeirinhos da região do Xingu fazem uma manifestação amanhã aqui em Brasília contra a construção da hidroelétrica de Belo Monte. Eles pretendem entregar um manifesto à presidenta Dilma Rousself. A questão de Belo Monte foi assunto de um seminário hoje aqui em Brasília.

**Repórter de Campo** - Aldeias indígenas, ribeirinhos e moradores da região do Xingu protestam contra a construção da usina hidroelétrica de Belo Monte.

Os índios temem que a obra diminua a quantidade de peixes no rio. O cacique Raoni, líder da tribo Caiapó, diz que as aldeias não foram ouvidas.

Os atingidos pela barragem reclamam que serão retirados da região e não puderam argumentar contra a Belo Monte durante as audiências públicas.

**Representante da comunidade local** - Aqueles que falaram, falavam três minutos. Como é que você vai expor um pensamento, uma indignidade em relação a um projeto desse em três minutos?

**Moradora da região ribeirinha** - Tão oferecendo coisas que a gente... nós sabemo que não vai ser cumpridas. E eles não têm uma proposta pra nós de como vai ser a nossa vida depois de Belo Monte.

**Repórter de campo** - A usina hidroelétrica de Belo Monte é uma obra do PAC e vai ser construída no rio Xingu, no Pará. A previsão é de que a geração de energia comece em quatro anos e a expectativa de investimento é de dezenove bilhões de reais. O Ibama concedeu licença para a construção do canteiro de obras de Belo Monte, mas o Ministério Público Federal pediu a suspensão na Justiça. Os procuradores afirmam que falta um estudo completo sobre o impacto da hidroelétrica para os povos indígenas e para a população ribeirinha.

**Locutor na estação de rádio** - O Ministério de Minas e Energia não quis comentar a situação da hidroelétrica de Belo Monte.