×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Um novo projeto na região amazônica

Um novo projeto na região amazônica

Um novo projeto na região amazônica

Manaus - Depois de oito meses de trabalho com o ouriço e com a casca da castanha do Brasil e com os caroços do coco e do tucumã (um tipo de palmeira tradicional na Amazônia), um grupo formado por quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveu um tijolo diferente, mas com o mesmo propósito do tijolo convencional, feito com argila.

De acordo com o mentor da idéia, o pesquisador Jadir Rocha, o resultado das pesquisas foi o tijolo vegetal; resultado de um processo de trituração das matérias-primas naturais e que são consideradas como restos florestais, já que não têm serventia depois que suas polpas são consumidas.Ele garante que o artefato pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas destaca suas características naturais, ressaltando que poderiam ser melhor aproveitadas na própria região Amazônica.

"Esse tijolo poderá ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas é mais apropriado em construções de até quatro andares e para a nossa região. Como se trata de um material que naturalmente é um isolante térmico, ele proporciona um ambiente agradável para as construções feitas em lugares de alta temperatura, como é na Amazônia", afirmou.

Rocha destacou também que para o processo de produção do tijolo vegetal não há necessidade de queima de madeira e consequentemente de desmatamento da floresta.

"Esse tijolo é feito com tecnologia limpa, ou seja, com matéria-prima natural e sem que se tenha que derrubar uma árvore. Outra vantagem é que, na produção, não se utiliza lenha, como na produção dos tijolos convencionais que para ficar prontos precisam de fornos e, logicamente, de lenhas. Com isso, preservamos mais a floresta e não geramos gases para o efeito estufa. É uma pesquisa que é fundamentada nos padrões de sustentabilidade ambiental", acrescentouOutra vantagem apontada pelo pesquisador é a rapidez na montagem dos tijolos vegetais, que não precisam de cimento. "Por possuir um sistema de encaixe, é possível montar uma casa popular de cinco mil tijolos em oito horas, desde que esteja com as vigas, pilares – só faltando elevar as paredes e as divisórias."


Um novo projeto na região amazônica A new project in the Amazon region

**Um novo projeto na região amazônica** A new project in the Amazon region

Manaus - Depois de oito meses de trabalho com o ouriço e com a casca da castanha do Brasil e com os caroços do coco e do tucumã (um tipo de palmeira tradicional na Amazônia), um grupo formado por quatro pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) desenvolveu um tijolo diferente, mas com o mesmo propósito do tijolo convencional, feito com argila. Manaus - After eight months of work with the hedgehog and the shell of Brazil nut and with the kernels of coconut and tucumã (a type of palm tree traditional in the Amazon), a group formed by four researchers from the National Institute of Research of Amazônia (Inpa) developed a different brick, but with the same purpose as the conventional brick, made with clay.

De acordo com o mentor da idéia, o pesquisador Jadir Rocha, o resultado das pesquisas foi o tijolo vegetal; resultado de um processo de trituração das matérias-primas naturais e que são consideradas como restos florestais, já que não têm serventia depois que suas polpas são consumidas.Ele garante que o artefato pode ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas destaca suas características naturais, ressaltando que poderiam ser melhor aproveitadas na própria região Amazônica. According to the mentor of the idea, researcher Jadir Rocha, the result of the research was the vegetal brick; result of a process of crushing the natural raw materials and which are considered as forest residues, since they have no use after their pulps are consumed. He guarantees that the artifact can be used in any type of work, but highlights its natural characteristics , emphasizing that they could be better used in the Amazon region itself.

"__Esse tijolo poderá ser utilizado em qualquer tipo de obra, mas é mais apropriado em construções de até quatro andares e para a nossa região. "This brick can be used in any type of work, but it is more appropriate in buildings of up to four floors and for our region. Como se trata de um material que naturalmente é um isolante térmico, ele proporciona um ambiente agradável para as construções feitas em lugares de alta temperatura, como é na Amazônia__", afirmou. As it is a material that is naturally a thermal insulator, it provides a pleasant environment for buildings made in high temperature places, as it is in the Amazon", he said.

Rocha destacou também que para o processo de produção do tijolo vegetal não há necessidade de queima de madeira e consequentemente de desmatamento da floresta. Rocha also pointed out that for the process of producing the vegetable brick there is no need to burn wood and, consequently, to clear the forest.

"__Esse tijolo é feito com tecnologia limpa, ou seja, com matéria-prima natural e sem que se tenha que derrubar uma árvore. "This brick is made with clean technology, that is, with natural raw material and without having to cut down a tree. Outra vantagem é que, na produção, não se utiliza lenha, como na produção dos tijolos convencionais que para ficar prontos precisam de fornos e, logicamente, de lenhas. Another advantage is that, in production, firewood is not used, as in the production of conventional bricks, which need ovens and, logically, firewood to be ready. Com isso, preservamos mais a floresta e não geramos gases para o efeito estufa. É uma pesquisa que é fundamentada nos padrões de sustentabilidade ambiental__", acrescentouOutra vantagem apontada pelo pesquisador é a rapidez na montagem dos tijolos vegetais, que não precisam de cimento. "__Por possuir um sistema de encaixe, é possível montar uma casa popular de cinco mil tijolos em oito horas, desde que esteja com as vigas, pilares – só faltando elevar as paredes e as divisórias__."