×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Ilhotas brasileiras no Atlântico: 1ª parte de 3

Ilhotas brasileiras no Atlântico: 1ª parte de 3

Danielle Viana: A base desse edifício rochoso está concentrada a cerca de 4 mil metros de profundidade. Mas ela não emerge assim é 4 mil e do nada sobe esse edifício rochoso, não. Ela tem alguns pontos que ela se aproxima mais da superfície.

Moyses: É a única ilha oceânica composta pelo manto. A maioria das outras ilhas assim e cordilheiras, é a partir do núcleo ou mesmo da crosta terrestre. Essa é feita do manto que é aquela camada intermediária entre o núcleo e a crosta terrestre: o sonho de qualquer geólogo é tá [estar] aqui, é ter amostra dessa rocha que é o peridotito serpentinizado e... qualquer geólogo aí daria um dedo para estar tendo a oportunidade de estudar isso aqui.

Narrador: O lugar é abalado regularmente por terremotos. Desde 2009, uma estação sismográfica mede os tremores.

Sismógrafo: Já foram localizados um total de 362 eventos sísmicos com magnitude variando de 1 a 6.2 este maior, ocorrido no início desse ano. Os eventos em laranja são eventos com magnitude acima de 4, na qual... são eventos que são registrados por toda rede mundial s... sísmica. Já esses em vermelho são registros menores que 4 na qual foi registrado somente na estação de São Pedro e São Paulo.

Danielle Viana: Eu já tive a oportunidade de sentir terremotos tanto em baixo da água quanto aqui na ilha, né? A penúltima vez que a gente esteve aqui, a gente estava fazendo umas imagens subaquáticas e a gente sentiu.

Marco Antônio Carvalho: São Pedro e São Paulo na verdade veio efetivamente despertar o interesse quando da promulgação da Convenção das Nações Unidas sobre o direito do mar. Essa convenção que estabelece que as ilhas que não se prestam à habitalidade não têm direito a essa zona econômica exclusiva. Garantindo a habitabilidade de São Pedro e São Paulo, essa ocupação contínua, permite ao país legitimar uma área de zona econômica exclusiva ao redor desse arquipélago com essa área que equivale a aproximadamente 450 mil quilômetros quadrados. Nós assim ampliamos essa nossa Amazônia Azul que já é tão grande e que esconde um patrimônio gigantesco.

Narrador: Para manter a estação habitada, a Secretaria da Comissão Interministerial para os recursos do mar, órgão do governo brasileiro, tem contrato com uma empresa. Um barco pesqueiro transporta os pesquisadores. É um lugar apertado, mas o sacrifício é em nome da ciência.

Marco Antônio Carvalho: De 15 em 15 dias sai uma expedição do porto de Natal transportando os pesquisadores aqui para São Pedro e São Paulo aí a rendição é feita aqui no local: uma embarcação chega com um grupo, rende o que tá aqui e aquele daqui regressa pro continente e aquela nova embarcação vai permanecer aqui nesse novo grupo e assim a gente mantem o arquipélago habitado continuamente.


Ilhotas brasileiras no Atlântico: 1ª parte de 3 Brazilian Islets in the Atlantic: Part 1 of 3

**Danielle Viana:** A base desse edifício rochoso está concentrada a cerca de 4 mil metros de profundidade. Mas ela não emerge assim é 4 mil e do nada sobe esse edifício rochoso, não. Ela tem alguns pontos que ela se aproxima mais da superfície.

**Moyses:** É a única ilha oceânica composta pelo manto. A maioria das outras ilhas assim e cordilheiras, é a partir do núcleo ou mesmo da crosta terrestre. Essa é feita do manto que é aquela camada intermediária entre o núcleo e a crosta terrestre: o sonho de qualquer geólogo é tá [estar] aqui, é ter amostra dessa rocha que é o peridotito serpentinizado e... qualquer geólogo aí daria um dedo para estar tendo a oportunidade de estudar isso aqui.

**Narrador:** O lugar é abalado regularmente por terremotos. Desde 2009, uma estação sismográfica mede os tremores.

**Sismógrafo:** Já foram localizados um total de 362 eventos sísmicos com magnitude variando de 1 a 6.2 este maior, ocorrido no início desse ano. Os eventos em laranja são eventos com magnitude acima de 4, na qual... são eventos que são registrados por toda rede mundial s... sísmica. Já esses em vermelho são registros menores que 4 na qual foi registrado somente na estação de São Pedro e São Paulo.

**Danielle Viana:** Eu já tive a oportunidade de sentir terremotos tanto em baixo da água quanto aqui na ilha, né? A penúltima vez que a gente esteve aqui, a gente estava fazendo umas imagens subaquáticas e a gente sentiu.

**Marco Antônio Carvalho:** São Pedro e São Paulo na verdade veio efetivamente despertar o interesse quando da promulgação da Convenção das Nações Unidas sobre o direito do mar. Essa convenção que estabelece que as ilhas que não se prestam à habitalidade não têm direito a essa zona econômica exclusiva. Garantindo a habitabilidade de São Pedro e São Paulo, essa ocupação contínua, permite ao país legitimar uma área de zona econômica exclusiva ao redor desse arquipélago com essa área que equivale a aproximadamente 450 mil quilômetros quadrados. Nós assim ampliamos essa nossa Amazônia Azul que já é tão grande e que esconde um patrimônio gigantesco.

**Narrador:** Para manter a estação habitada, a Secretaria da Comissão Interministerial para os recursos do mar, órgão do governo brasileiro, tem contrato com uma empresa. Um barco pesqueiro transporta os pesquisadores. É um lugar apertado, mas o sacrifício é em nome da ciência.

**Marco Antônio Carvalho:** De 15 em 15 dias sai uma expedição do porto de Natal transportando os pesquisadores aqui para São Pedro e São Paulo aí a rendição é feita aqui no local: uma embarcação chega com um grupo, rende o que tá aqui e aquele daqui regressa pro continente e aquela nova embarcação vai permanecer aqui nesse novo grupo e assim a gente mantem o arquipélago habitado continuamente.