was successfully added to your cart.

Cart

Tipos de verbos em inglês: a lista definitiva

Faz mais sentido definir um verbo pelo que ele faz do que pelo que ele é. Está é a razão de porquê há tantos tipos de verbos em inglês. Dependendo de onde você procurar, esta lista pode incluir três, cinco ou mais tipos. Neste post, nós detalharemos todos eles.

Para realmente entender todos os tipos de verbos em inglês, primeiro vamos responder estas duas perguntas chaves:

O que são verbos? vs. Quais são as funções dos verbos?

Por definição, verbos são palavras que descrevem a ação (o que o sujeito está fazendo) em uma oração. Por exemplo, na oração “He eats pizza everyday.”, eats é o verbo.

Verbos em inglês podem ter múltiplas funções, por exemplo:

– para descrever uma ação: I play football.
– para expressar um estado: She thinks of him every day.
– para complementar outros verbos: He may do it. (may + do)
– para conectar o sujeito de uma oração a um substantivo ou objeto: Lara is in love with Jim.
– para se conectar com preposições e criar colocações: turn up, take off, put on, etc.

Como podemos ver, os diferentes de tipos de verbos em inglês são determinados pela função destes verbos em uma oração, sua relação a outras palavras em uma oração ou a combinação de verbos e preposições para fazer novas palavras legais.

Tipos de verbos em inglês: a lista definitiva

Quais são os principais tipos de verbos em inglês?

A grande pergunta é: qual é o número exato de tipos de verbos em inglês? A melhor resposta é quatro. Esta resposta também pode ser um número maior, já que alguns destes tipos principais de verbos também tem subtipos, todos explicados em detalhe abaixo.

Verbos de Ação

Este tipo de verbo específico é um dos mais proeminentes no inglês. É interessante que alguns linguistas argumentariam que este não é apenas um tipo de verbo mas na verdade dois ou até três. Quero dizer, ações podem ser tanto físicas quanto não-físicas. Dessa forma, eles podem ser classificados como: verbos de ação, estado e mentais.

Vamos facilitar as coisas e chamá-los todos de verbos de ação. Em essência, mesmo se você não estiver fazendo algo fisicamente, você ainda está o fazendo, sabe?

Agora, se você realmente quiser fazer essa distinção, você poderia talvez dizer que há verbos estáticos e dinâmicos. Aqui estão alguns exemplos:
– Verbos dinâmicos: to eat, to drink, to drive, to hold, to run, to stand, to smile, etc.
– Verbos estáticos: to sleep, to disagree, to think, to wonder, to doubt, to want, etc.

Aprender Inglês online @ LingQ

Verbos Transitivos vs. Intransitivos

Verbos de ação que são seguidos por objetos são chamados verbos transitivos. Em outras palavras, se houver um objeto em uma oração que receba a ação do verbo principal, este verbo é chamado transitivo (por exemplo, Jasmin is reading a book).

Verbos transitivos podem ter tanto um objeto direto ou indireto. Vamos dar uma olhada:

Becky raises her hand. (verbo transitivo com um objeto direto: o objeto direto é her hand.)

Sarah is giving Haris a pen. (verbo transitivo com um objeto indireto: o objeto direto é a pen; o obje to indireto é Haris).

Verbos intransitivos nunca são seguidos de um objeto, seja direto ou indireto. Eles podem ser seguidos por um advérbio ou colocação adverbial mas nunca há um objeto para receber a ação, por exemplo:

Belma is walking slowly to the restaurant. (a colocação slowly to the restaurant modifica o verbo mas não há objeto para receber a ação.)

Tipos de verbos em inglês: a lista definitiva

Verbos Conectivos

conectivos unem (ou conectam) o sujeito de uma oração a um substantivo ou adjetivo que descreve aquele sujeito. Aquele substantivo ou adjetivo é chamado de complemento do sujeito. Aqui estão alguns exemplos:

 

I am a student.  – Eu sou um estudante.

 

Kenneth became a business major. – Benneth se graduou em negócios.

 

These kids grow older by the day, don’t they? – Essas crianças ficam mais velhas a cada dia, não é?

 

O verbo conectivo mais comum em inglês é o verbo to be em todas as suas formas (am, are, is, was, were, been, etc.). Outros verbos que são frequentemente usados como verbos conectivos são: to become, to sound, to feel, to grow, to smell, to remain, to look, etc.
Observação: Verbos conectivos geralmente são verbos inativos. Eles descrevem o estado de ser/estar (como) algo. Dessa forma, é altamente improvável que você ache qualquer verbo de ação (coberto na sessão anterior) se comportando como verbo conectivo.

Verbos Auxiliares

Verbos auxiliares são exatamente isso – eles ajudam o verbo principal a descrever uma ação específica que de outra maneira não teria o mesmo significado. Eles são usados antes de verbos de ação ou conectivos para transmitir informações adicionais acerca de aspectos de possibilidade (may, might, could, etc.) ou tempo (is, did, has, etc.).

Observação: Verbos auxiliares em inglês também são comumente referidos como helping verbs.
Há apenas três verbos auxiliares principais em inglês: be, do, e have (em todas as suas formas). Antes que pergunte – sim, estes também podem ser usados como verbos conectivos mas aí, sua função é diferente.

Jenny is having a party. (verbo auxiliar is + verbo principal having)

Jenny is a party girl. (verbo de ação is + complemento do sujeito a party girl)

Os verbos auxiliares restantes são chamados verbos modais. Verbos modais em inglês são: can, could, may, might, will, would, shall, should, e must. Vamos dar uma olhada em alguns exemplos de todos eles:

 

I can do a backflip. – Eu consigo fazer um giro acrobático.

 

Could you do me a favour? – Você poderia me fazer um favor?

 

May I go out, please? – Por sair, por favor?

 

It might rain outside. – Pode chover lá fora.

 

Will you go to prom with me? – Você iria na formatura comigo?

 

I would do anything for you! – Eu faria qualquer coisa por você!

 

We shall sit down before the teacher comes in. – É melhor nós sentarmos antes do professor entrar.

 

We shouldn’t do this here. – Nós deveríamos fazer isso aqui.

 

All of you must complete the assignment. – Todos vocês devem completar a tarefa.

Tipos de verbos em inglês: a lista definitiva

Verbos Frasais

Verbos frasais são, na verdade, uma combinação de verbos e preposições tais como: on, off, up, down, in, out, etc. que criam verbos com significados completamente diferentes, por exemplo:

to put (verbo de ação: colocar algo em uma posição específica)

to put off (verbo frasal: atrasar ou mover uma atividade para um tempo futuro)

A coisa interessante sobre verbos frasais é que cada preposição individual provavelmente cria um verbo completamente diferente com um novo significado (ou vários novos significados), mesmo se o verbo radical usado na colocação for exatamente o mesmo. Novamente, aqui está um exemplo disto com o verbo principal put:

to put on (vestir, realizar ou ganhar peso)

to put aside (guardar para depois ou ignorar algo negativo temporariamente)

to put away (mandar para prisão ou deixar algo em local normal)

to put back (prorrogar ou retornar algo ao seu local normal)

to put down (humilhar, escrever, matar ou deixar um depósito)

to put in (realizar um pedido ou devotar tempo e energia)

A lista de verbos frasais com put continua a se estender… Em poucas palavras, verbos frasais são pura diversão! Como você pode ver, eles são uma das melhores maneiras de aprender novas palavras em inglês e praticar o idioma usando vocabulário em contexto.

Bônus: Verbos Regulares vs. Irregulares

Na realidade há mais dois tipos de verbos em inglês – verbos regulares e irregulares. Entretanto, estes dois não fazem necessariamente parte da lista acima. Eles são mais formas verbais do que tipos.

De maneira mais simples, qualquer verbo em inglês (independentemente de sua função em uma oração) é regular ou irregular por natureza. Dessa forma, verbos também podem ter diferentes formas em diferentes tempos verbais, por exemplo:

– O verbo click é um verbo regular e pode ter as seguintes formas: click, clicks, clicking, clicked. É isso.
– O verbo eat é um verbo irregular e pode ter as seguintes formas: eat, eats, eating, ate, eaten. Não dá para dizer eated, já que o sufixo -ed é

geralmente adicionado a verbos regulares apenas.
Nós faremos uma análise profunda das diferenças entre verbos regulares e irregulares em inglês (com muitos exemplos) em um artigo futuro.
Dica de Mestre: Tipos Mestres de Verbos em Inglês com LingQ!
Tipos de verbos em inglês: a lista definitiva
Leve a sua prática de inglês com você! Baixe o aplicativo LingQ para celular agora (disponível tanto para Android e iOS). Importe qualquer conteúdo online para suas lições e aprenda inglês com o conteúdo que você ama.

Até a próxima, ótimo aprendizado pessoal!

***

Jasmin Alić é uma professora de inglês como língua estrangeira vencedora de prêmio e entusiasta da escrita da Bósnia e Herzegovina com anos de experiência em ambientes de aprendizagem multiculturais.