×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2+, Quer comprar um imóvel?

Quer comprar um imóvel?

Repórter em Estúdio, Elisângela: Comprou um imóvel? Tá pensando em comprar ou vender? Bom, sempre vale aquela dica, né? Buscar orientações antes de assinar os contratos. Quem tem dicas para a gente é a repórter Cristiane. Cristiane, bom dia!

Repórter de campo, Cristiane Leite: Bom dia, Elisângela! Olha, os bancos oferecem quatro tipos de financiamento da casa própria e o comprador deve conhecer as diferenças entre eles pra acertar na escolha. Eu vou conversar com o Lúcio Queiroz Delfino, que é o diretor da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação. Quais são as vantagens e desvantagens desses financiamentos?

Lúcio Queiroz Delfino: Bom, o carro chefe é o Sistema Financeiro da Habitação, SFH. Ele ainda se subdivide em financiamentos que são concedidos pelo Sistema Financeiro da Habitação pela Poupança ou então pelo FGTS. A Poupança traz juros maiores, que variam entre seis e doze por cento ao ano. Já o FGTS, já traz taxas menores que ficam em torno de seis por cento ao ano ou até menos, dependendo da renda e do valor do imóvel. As outras modalidades são: o Sistema Financeiro Imobiliário e a Carteira Hipotecária.

Repórter de campo, Cristiane Leite: E o Consórcio?

Lúcio Queiroz Delfino: Bom, o Consórcio também é uma opção de aquisição da casa própria. O consórcio a pessoa não vai ter as chaves na mão no momento em que ele adquire o consórcio - só depois que ele for contemplado através do lance ou sorteio. A vantagem é que ele não paga juros. Ele vai pagar só a correção monetária mas por outro lado, ele só vai ter as chaves nesse momento. E além disso, é.. se o imóvel for a partir de 200,000, às vezes vale mais a pena a pessoa optar pelo consórcio até 200,000, o financiamento ainda é a melhor opção.

Repórter de campo, Cristiane Leite: Agora quem compra apartamento imóvel na planta e há o atraso na entrega das chaves, quais são os direitos dessas pessoas?

Lúcio Queiroz Delfino: Bom, ele tem duas possibilidades. A primeira é a rescisão do contrato com a devolução de cem por cento do que ele pagou. A segunda é aguardar a entrega das chaves e nesse caso, ele tem direito a uma indenização pelo atraso, que geralmente varia em torno de um por cento sobre o valor do imóvel, mais o dano moral, se ficar comprovado.

Repórter de campo, Cristiane Leite: Tá ótimo. Muito obrigado, então e um bom dia. A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação presta assessoria jurídica gratuita à população em Belo Horizonte e mais sete cidades. Outras informações em nosso site: g1.com.br/MG. Elisângela.

Repórter em Estúdio, Elisângela: Obrigada Cristiane e um bom dia. A Cristiane Leite falando ao vivo aqui com a gente.


Quer comprar um imóvel? Want to buy a property?

**Repórter em Estúdio, Elisângela**: Comprou um imóvel? Tá pensando em comprar ou vender? Bom, sempre vale aquela dica, né? Buscar orientações antes de assinar os contratos. Quem tem dicas para a gente é a repórter Cristiane. Cristiane, bom dia!

**Repórter de campo, Cristiane Leite**: Bom dia, Elisângela! Olha, os bancos oferecem quatro tipos de financiamento da casa própria e o comprador deve conhecer as diferenças entre eles pra acertar na escolha. Eu vou conversar com o Lúcio Queiroz Delfino, que é o diretor da Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação. Quais são as vantagens e desvantagens desses financiamentos?

**Lúcio Queiroz Delfino**: Bom, o carro chefe é o Sistema Financeiro da Habitação, SFH. Ele ainda se subdivide em financiamentos que são concedidos pelo Sistema Financeiro da Habitação pela Poupança ou então pelo FGTS. A Poupança traz juros maiores, que variam entre seis e doze por cento ao ano. Já o FGTS, já traz taxas menores que ficam em torno de seis por cento ao ano ou até menos, dependendo da renda e do valor do imóvel. As outras modalidades são: o Sistema Financeiro Imobiliário e a Carteira Hipotecária.

**Repórter de campo, Cristiane Leite**: E o Consórcio?

**Lúcio Queiroz Delfino**: Bom, o Consórcio também é uma opção de aquisição da casa própria. O consórcio a pessoa não vai ter as chaves na mão no momento em que ele adquire o consórcio - só depois que ele for contemplado através do lance ou sorteio. A vantagem é que ele não paga juros. Ele vai pagar só a correção monetária mas por outro lado, ele só vai ter as chaves nesse momento. E além disso, é.. se o imóvel for a partir de 200,000, às vezes vale mais a pena a pessoa optar pelo consórcio até 200,000, o financiamento ainda é a melhor opção.

**Repórter de campo, Cristiane Leite**: Agora quem compra apartamento imóvel na planta e há o atraso na entrega das chaves, quais são os direitos dessas pessoas?

**Lúcio Queiroz Delfino:** Bom, ele tem duas possibilidades. A primeira é a rescisão do contrato com a devolução de cem por cento do que ele pagou. A segunda é aguardar a entrega das chaves e nesse caso, ele tem direito a uma indenização pelo atraso, que geralmente varia em torno de um por cento sobre o valor do imóvel, mais o dano moral, se ficar comprovado.

**Repórter de campo, Cristiane Leite**: Tá ótimo. Muito obrigado, então e um bom dia. A Associação Brasileira dos Mutuários da Habitação presta assessoria jurídica gratuita à população em Belo Horizonte e mais sete cidades. Outras informações em nosso site: g1.com.br/MG. Elisângela.

**Repórter em Estúdio, Elisângela**: Obrigada Cristiane e um bom dia. A Cristiane Leite falando ao vivo aqui com a gente.