×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Transplante de Órgãos

Transplante de Órgãos

Repórter em Estúdio, Isabella: Mais de 2.600 pacientes de todo o estado esperam por um transplante de órgão ou tecido, segundo o MG Transplantes. Os problemas provocados por esta fila que infelizmente parece não ter fim podem ser resolvidos com ações de solidariedade, como a de uma família de Passos, no Sul de Minas. Vejam só que exemplo: um homem de 39 anos teve morte cerebral depois de um acidente de bicicleta e os parentes autorizaram a doação do fígado, dos rins, e das córneas.

Repórter de campo: A cirurgia para a captação dos órgãos durou quatro horas e meia. Quatro profissionais da equipe especializada do MG transplantes de Belo Horizonte realizaram o procedimento. O trabalho foi acompanhado por funcionários da Santa Casa de Passos e estagiários do curso de medicina da UNIFENAS. O doador é um homem de Guapé de 39 anos que morreu depois de sofrer um acidente com uma bicicleta.

Coordenador de transplante, Giovanni Henrique Verçosa: Esse paciente foi internado no dia 25 e internado na UTI. Antes ele tinha sido submetido a uma cirurgia para drenagem do hematoma intracraniano, remetido então à UTI, comunicamos a família do resultado de morte encefálica, a família concordou com a doação.

Repórter de campo: Desse doador foram retirados os rins, córneas e o fígado, que podem beneficiar até cinco pacientes. Os órgãos ficam resfriados em caixas térmicas.

Bernado Pace, Cirurgião: Nós vamos retornar para Belo Horizonte para a MG transplante, de lá eles vão fazer os testes para ver qual que é o local que vai ser direcionado esses rins que nós retiramos aqui.

Leandro Amado, da equipe de transplante: Quanto mais rápido melhor é a cirurgia do receptor.

Repórter de campo: Este ano na região foram feitos 65 captações de órgãos. O número de transplantes já chega a 23, a maioria de córnea.

Leandro Amado, da equipe de transplante: A população tem que se conscientizar de que existe uma fila muito grande tanto de doentes do fígado quanto de doentes do rim e a carência de órgãos é muito grande. Então, quanto mais doação melhor e mais vai ajudar esses pacientes que estão na fila de espera.

Repórter em Estúdio, Isabella: O fígado foi transplantado para um adulto de Belo Horizonte. Dois pacientes também adultos do interior do estado receberam os rins. As córneas foram levadas para um banco de olhos. Nesse ano 1.063 pessoas passaram por cirurgias de transplante em Minas. Em nossa página na internet você encontra todas as informações sobre como se tornar um doador de órgãos.


Transplante de Órgãos

**Repórter em Estúdio, Isabella**: Mais de 2.600 pacientes de todo o estado esperam por um transplante de órgão ou tecido, segundo o MG Transplantes. Os problemas provocados por esta fila que infelizmente parece não ter fim podem ser resolvidos com ações de solidariedade, como a de uma família de Passos, no Sul de Minas. Vejam só que exemplo: um homem de 39 anos teve morte cerebral depois de um acidente de bicicleta e os parentes autorizaram a doação do fígado, dos rins, e das córneas.

**Repórter de campo**: A cirurgia para a captação dos órgãos durou quatro horas e meia. Quatro profissionais da equipe especializada do MG transplantes de Belo Horizonte realizaram o procedimento. O trabalho foi acompanhado por funcionários da Santa Casa de Passos e estagiários do curso de medicina da UNIFENAS. O doador é um homem de Guapé de 39 anos que morreu depois de sofrer um acidente com uma bicicleta.

**Coordenador de transplante, Giovanni Henrique Verçosa**: Esse paciente foi internado no dia 25 e internado na UTI. Antes ele tinha sido submetido a uma cirurgia para drenagem do hematoma intracraniano, remetido então à UTI, comunicamos a família do resultado de morte encefálica, a família concordou com a doação.

**Repórter de campo**: Desse doador foram retirados os rins, córneas e o fígado, que podem beneficiar até cinco pacientes. Os órgãos ficam resfriados em caixas térmicas.

**Bernado Pace, Cirurgião**: Nós vamos retornar para Belo Horizonte para a MG transplante, de lá eles vão fazer os testes para ver qual que é o local que vai ser direcionado esses rins que nós retiramos aqui.

**Leandro Amado, da equipe de transplante**: Quanto mais rápido melhor é a cirurgia do receptor.

**Repórter de campo**: Este ano na região foram feitos 65 captações de órgãos. O número de transplantes já chega a 23, a maioria de córnea.

**Leandro Amado, da equipe de transplante**: A população tem que se conscientizar de que existe uma fila muito grande tanto de doentes do fígado quanto de doentes do rim e a carência de órgãos é muito grande. Então, quanto mais doação melhor e mais vai ajudar esses pacientes que estão na fila de espera.

**Repórter em Estúdio, Isabella**: O fígado foi transplantado para um adulto de Belo Horizonte. Dois pacientes também adultos do interior do estado receberam os rins. As córneas foram levadas para um banco de olhos. Nesse ano 1.063 pessoas passaram por cirurgias de transplante em Minas. Em nossa página na internet você encontra todas as informações sobre como se tornar um doador de órgãos.