×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Povos indígenas

Povos indígenas

Repórter: As Nações Unidas celebram, neste 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O tema desse ano é “migração e movimento de povos indígenas”. Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, lembrou que os indígenas têm uma conexão espiritual profunda com suas terras e recursos.

Repórter: Mesmo assim, cada vez mais pessoas estão migrando dentro de seus países e através de suas fronteiras. A ONU News conversou com o líder indígena, Tonico Benites, do povo Guarani-Kaiowá. Ele é doutor em antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Benites explicou a importância da conservação da terra para os povos indígenas.

Líder indígena (Tonico Benites): O indígena eh... sempre tem essa esperança de ter boa relação com todos os povos hoje né, de ter espaço de terra para viver bem e essa esperança de que essa vida difícil que o indígena enfrenta hoje será superada né, e a terra será demarcada, reconhecida pelo governo, e diminuir a violência contra os povos indígenas de modo geral, e de tentar recuperar ainda a floresta onde pode recuperar...

Repórter: Ainda em sua mensagem, o secretário-geral da ONU falou sobre as várias e complexas razões para a migração. Alguns indígenas são levados ao deslocamento contra a sua vontade ou autorização. Outros fogem da violência, de conflitos ou das consequências da mudança climática e da degradação ambiental.

Repórter: Guterres finalizou lembrando a adoção, prevista para dezembro deste ano, do Pacto Global para Migração, que deve ocorrer em Marrakech, no Marrocos. O chefe da ONU pediu um compromisso absoluto com a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Para ele, é preciso garantir a proteção dos direitos e das identidades dos povos indígenas assegurando suas contribuições, e a oportunidade deles de prosperar e florescer num planeta saudável e em paz.


Povos indígenas

**Repórter**: As Nações Unidas celebram, neste 9 de agosto, o Dia Internacional dos Povos Indígenas. O tema desse ano é “migração e movimento de povos indígenas”. Em mensagem para marcar a data, o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres, lembrou que os indígenas têm uma conexão espiritual profunda com suas terras e recursos.

**Repórter**: Mesmo assim, cada vez mais pessoas estão migrando dentro de seus países e através de suas fronteiras. A ONU News conversou com o líder indígena, Tonico Benites, do povo Guarani-Kaiowá. Ele é doutor em antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Benites explicou a importância da conservação da terra para os povos indígenas.

**Líder indígena (Tonico Benites):** O indígena eh... sempre tem essa esperança de ter boa relação com todos os povos hoje né, de ter espaço de terra para viver bem e essa esperança de que essa vida difícil que o indígena enfrenta hoje será superada né, e a terra será demarcada, reconhecida pelo governo, e diminuir a violência contra os povos indígenas de modo geral, e de tentar recuperar ainda a floresta onde pode recuperar...

**Repórter**: Ainda em sua mensagem, o secretário-geral da ONU falou sobre as várias e complexas razões para a migração. Alguns indígenas são levados ao deslocamento contra a sua vontade ou autorização. Outros fogem da violência, de conflitos ou das consequências da mudança climática e da degradação ambiental.

**Repórter**: Guterres finalizou lembrando a adoção, prevista para dezembro deste ano, do Pacto Global para Migração, que deve ocorrer em Marrakech, no Marrocos. O chefe da ONU pediu um compromisso absoluto com a Declaração da ONU sobre os Direitos dos Povos Indígenas. Para ele, é preciso garantir a proteção dos direitos e das identidades dos povos indígenas assegurando suas contribuições, e a oportunidade deles de prosperar e florescer num planeta saudável e em paz.