×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Polícia militar está com operações em andamento

Polícia militar está com operações em andamento

Repórter: Olha só, nos últimos dois fins de semana, o BOPE, que está à frente desta operação, denominada “Saturação”, já prendeu 7 pessoas envolvidas aí em diversos crimes. O que motivou essa força tarefa, na verdade, de todos os órgãos de segurança, é exatamente os crimes de execução, as mortes com características de execuções, que cresceram muito, nos últimos dois anos aqui na capital e também no município de Santana. Então, sobre este assunto a gente conversa agora com o coronel Paulo Matias, ele que é comandante do BOPE.

Repórter: Coronel, muito obrigada pela sua participação, bom dia. Então, são dois fins de semana já, com ótimos resultados, não é?

Coronel Paulo Matias: Perfeitamente, bom dia Ruane, bom dia Tatiana, bom dia a todos que nos assistem. Exatamente, o que causou a… essa operação “Saturação”, em um formato bem maior, é justamente né os índices de criminalidade, que têm sido é… ultimamente verificado, que cresceu alarmante, inclusive no município de Santana. Então, nós iniciamos é essa operação justamente no município de Santana, onde fechamos todas as entradas e saídas daquele município e saturamos todos os bairros do município de Santana, com resultado altamente positivo, dentro do que prescreve a nossa Constituição é para a Polícia Militar: policiamento ostensivo preventivo.

Coronel Paulo Matias: É… E o que tá sendo bem interessante, …que além desta ostensividade, desse policiamento que ah tá surtindo o efeito para a sociedade na sensação de segurança é ... pública, é… Nós não disparamos nas duas operações, nem... não fizemos nenhum disparo de arma de fogo, né? Então, já fizemos… É a sétima prisão que foi feita até agora, por… de traficantes, de pessoas com... foragidas da penitenciária, enfim, de crimes diversos e, simplesmente pela... a força policial é... Não tem sido necessário o uso de força maior, como é o caso do disparo de arma de fogo para impedir, né, uma ação delituosa contra os nossos agentes, ou contra terceiros, né, da sociedade.

Repórter: Coronel, a gente sabe que uma operação dessa demanda um esforço muito maior do BOPE, e também de todos os outros batalhões, né? Há uma previsão pra o encerramento dessa operação?

Coronel Paulo Matias: Não, não há previsão, né, o o o... que vai definir né a redução dessa operação vai ser justamente o índice... o baixo índice de criminalidade no município de Santana e Macapá. Por enquanto a gente tem conseguido reduzir significativamente, né, o índice de criminalidade, mas ainda não temos né nenhuma definição de término dessa operação; pelo contrário. Este final de semana já está planejado, né, o próximo bairro e localidades adjacentes àquele bairro que nós vamos atuar de maneira bastante contundente, né, com o policiamento de barreiras, com o policiamento e incursões em áreas de ponte, naquelas áreas de periferias ali mais críticas, enfim, e caso haja uma necessidade de um outro bairro, um... um crime com característica de execução ou uma situação que venha a ocorrer de gerenciamento de crise, já que o Batalhão tá na rua, a gente só faz deslocar parte da... do efetivo, ou todo o efetivo pra aquele lugar onde há uma necessidade maior.


Polícia militar está com operações em andamento

**Repórter:** Olha só, nos últimos dois fins de semana, o BOPE, que está à frente desta operação, denominada “Saturação”, já prendeu 7 pessoas envolvidas aí em diversos crimes. O que motivou essa força tarefa, na verdade, de todos os órgãos de segurança, é exatamente os crimes de execução, as mortes com características de execuções, que cresceram muito, nos últimos dois anos aqui na capital e também no município de Santana. Então, sobre este assunto a gente conversa agora com o coronel Paulo Matias, ele que é comandante do BOPE.

**Repórter:** Coronel, muito obrigada pela sua participação, bom dia. Então, são dois fins de semana já, com ótimos resultados, não é?

**Coronel Paulo Matias:** Perfeitamente, bom dia Ruane, bom dia Tatiana, bom dia a todos que nos assistem. Exatamente, o que causou a… essa operação “Saturação”, em um formato bem maior, é justamente né os índices de criminalidade, que têm sido é… ultimamente verificado, que cresceu alarmante, inclusive no município de Santana. Então, nós iniciamos é essa operação justamente no município de Santana, onde fechamos todas as entradas e saídas daquele município e saturamos todos os bairros do município de Santana, com resultado altamente positivo, dentro do que prescreve a nossa Constituição é para a Polícia Militar: policiamento ostensivo preventivo.

**Coronel Paulo Matias:** É… E o que tá sendo bem interessante, …que além desta ostensividade, desse policiamento que ah tá surtindo o efeito para a sociedade na sensação de segurança é ... pública, é… Nós não disparamos nas duas operações, nem... não fizemos nenhum disparo de arma de fogo, né? Então, já fizemos… É a sétima prisão que foi feita até agora, por… de traficantes, de pessoas com... foragidas da penitenciária, enfim, de crimes diversos e, simplesmente pela... a força policial é... Não tem sido necessário o uso de força maior, como é o caso do disparo de arma de fogo para impedir, né, uma ação delituosa contra os nossos agentes, ou contra terceiros, né, da sociedade.

**Repórter:** Coronel, a gente sabe que uma operação dessa demanda um esforço muito maior do BOPE, e também de todos os outros batalhões, né? Há uma previsão pra o encerramento dessa operação?

**Coronel Paulo Matias:** Não, não há previsão, né, o o o... que vai definir né a redução dessa operação vai ser justamente o índice... o baixo índice de criminalidade no município de Santana e Macapá. Por enquanto a gente tem conseguido reduzir significativamente, né, o índice de criminalidade, mas ainda não temos né nenhuma definição de término dessa operação; pelo contrário. Este final de semana já está planejado, né, o próximo bairro e localidades adjacentes àquele bairro que nós vamos atuar de maneira bastante contundente, né, com o policiamento de barreiras, com o policiamento e incursões em áreas de ponte, naquelas áreas de periferias ali mais críticas, enfim, e caso haja uma necessidade de um outro bairro, um... um crime com característica de execução ou uma situação que venha a ocorrer de gerenciamento de crise, já que o Batalhão tá na rua, a gente só faz deslocar parte da... do efetivo, ou todo o efetivo pra aquele lugar onde há uma necessidade maior.