×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, O ícone da Bossa Nova completa 50 anos

O ícone da Bossa Nova completa 50 anos

Apresentadora: Há exato cinquenta anos o público ouvia pela primeira vez a música brasileira mais tocada em todos os tempos. Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e o grupo Os Cariocas apresentavam a Garota de Ipanema aos frequentadores de uma boate no Rio.

Dali a canção partiu para ganhar o mundo e se tornar uma das maiores referências da cultura brasileira.

Repórter: Meio século de um doce balanço que encantou o Brasil e o mundo.

Entrevistada 1: Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é ela …

Entrevistada 2: Na, na, na, nan que passa. Eu não lembro mais.

Repórter: A letra pode não estar na ponta da língua, mas basta cantarolar um pouco que a história de uma bela carioca, vem a memória.

Entrevistada 3: É ela menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar.

Repórter: O ano 1962, o lugar Ipanema, uns dos cartões postais do Rio e do Brasil. Foi neste bar que há cinquenta anos Tom Jobim e Vinícius de Moraes tiveram uma visão. Daqui eles observavam uma jovem que se tornaria uma das maiores inspirações dos compositores e da própria bossa nova. Quando Helô Pinheiro passava em direção ao mar, então com dezessete anos, era irresistível! E a beleza daquele corpo dourado, logo virou poema.

Tom [cantando]: O seu balançado é mais que um poema, é a coisa mais linda que eu já vi passar.

Repórter: A canção conquistou o público, ganhou o mundo na voz de estrelas como Frank Sinatra ….[singing]. Se tornou um símbolo da música brasileira. O garçon Adonísio lembra daqueles tempos de badalação.

Garçom: Primeiro chegava o Vinícius depois o Tom Jobim, aquela turma ficava batendo papo, tocando violão, né? Contando uma piadinha né? Um fazia uma música, outro ajudava na letra, aí foi quando eles conheceram a garrota de ipanema.

Helô: Eu tô passando, vem um fotógrafo. Ele chegou pra mim e disse “Helô você não acredita o que aconteceu! Eu estava no bar, estava o Tom e o Vinícius e eles batucaram numa caixinha de fósforo mostrando uma música que eles tinham acabado de fazer e quando você passou, eles falaram: Olha é ela!”

Repórter: Tudo que se torna mito se perpetua como o mar de Ipanema.


O ícone da Bossa Nova completa 50 anos

**Apresentadora:** Há exato cinquenta anos o público ouvia pela primeira vez a música brasileira mais tocada em todos os tempos. Tom Jobim, Vinícius de Moraes, João Gilberto e o grupo Os Cariocas apresentavam a Garota de Ipanema aos frequentadores de uma boate no Rio.

Dali a canção partiu para ganhar o mundo e se tornar uma das maiores referências da cultura brasileira.

**Repórter:** Meio século de um doce balanço que encantou o Brasil e o mundo.

**Entrevistada 1:** Olha que coisa mais linda, mais cheia de graça é ela …

**Entrevistada 2:** Na, na, na, nan que passa. Eu não lembro mais.

**Repórter:** A letra pode não estar na ponta da língua, mas basta cantarolar um pouco que a história de uma bela carioca, vem a memória.

**Entrevistada 3:** É ela menina que vem e que passa, no doce balanço a caminho do mar.

**Repórter:** O ano 1962, o lugar Ipanema, uns dos cartões postais do Rio e do Brasil. Foi neste bar que há cinquenta anos Tom Jobim e Vinícius de Moraes tiveram uma visão. Daqui eles observavam uma jovem que se tornaria uma das maiores inspirações dos compositores e da própria bossa nova. Quando Helô Pinheiro passava em direção ao mar, então com dezessete anos, era irresistível! E a beleza daquele corpo dourado, logo virou poema.

**Tom [cantando]:** O seu balançado é mais que um poema, é a coisa mais linda que eu já vi passar.

**Repórter:** A canção conquistou o público, ganhou o mundo na voz de estrelas como Frank Sinatra ….[singing]. Se tornou um símbolo da música brasileira. O garçon Adonísio lembra daqueles tempos de badalação.

**Garçom:** Primeiro chegava o Vinícius depois o Tom Jobim, aquela turma ficava batendo papo, tocando violão, né? Contando uma piadinha né? Um fazia uma música, outro ajudava na letra, aí foi quando eles conheceram a garrota de ipanema.

**Helô:** Eu tô passando, vem um fotógrafo. Ele chegou pra mim e disse “Helô você não acredita o que aconteceu! Eu estava no bar, estava o Tom e o Vinícius e eles batucaram numa caixinha de fósforo mostrando uma música que eles tinham acabado de fazer e quando você passou, eles falaram: Olha é ela!”

**Repórter:** Tudo que se torna mito se perpetua como o mar de Ipanema.