×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Nutrição X Inverno

Nutrição X Inverno

Repórter em Estúdio: O inverno chega oficialmente no domingo dia 21, mas as temperaturas mais baixas já tem alterado os hábitos alimentares de muita gente. Segundo especialistas, durante a estação, o nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso, sentimos mais fome. É preciso tomar alguns cuidados para evitar excessos. Eu vou conversar agora sobre o assunto com a nutricionista Carmen Zita. Bom dia!

Carmen Zita: Bom dia!

Repórter: Então, é comum mesmo sentir mais fome durante o inverno?

Carmen Zita: É, naturalmente. Porque o termo mesmo calorias, né, que é energia, 80% na verdade é para a manutenção da temperatura do corpo. Então aumenta o apetite, naturalmente, nessa época de frio, né? Coincide com maior apetite as pessoas quererem ficar, como se diz, enfurnadas dentro de casa, né, com menos atividade física, e por isso corre o risco de engordar.

Repórter: Quais alimentos são mais procurados nessa época então?

Carmen Zita: As pessoas procuram sem querer, alimentos realmente mais calóricos, tipo o queijo-quente. Instintivamente a pessoa procura mais calorias, mas nesse caso, o que a gente recomenda é assim, realmente mantenha a temperatura do alimento, mas uma alimentação um pouco mais light, né?

Repórter: Pois então, os alimentos mais quentes, como a senhora esta falando, sopas, caldos, eles podem diminuir essa fome natural do inverno?

Carmen Zita: É, tem alguns aspectos, não só essa coisa do quentinho, né, que realmente aconchega, e traz calor pro organismo, tá!, mas não deixar de se alimentar adequadamente em relação à calorias mesmo. Tomar uma sopa por exemplo, muito diluída, ou seja, com água e menos calorias, e não complementar com o pão, com o frango, por exemplo e continuar com fome, que aí você vai beliscar mais tarde.

Então a gente recomenda não passar das 3 horas de intervalo, entre as refeições ao longo do dia. Não deixar de comer os carboidratos, que são fundamentais para gente ter energia, nas horas certas, ao começar do café da manhã, alguma coisa ainda antes do almoço para poder esperar o almoço com mais calma. Não deixar de almoçar de fato, ter o arroz, o feijão, a carne de preferencia branca, né, e muita salada. Qualquer deficiência nutricional o organismo vai entender como necessidade de calorias, né? Então aí, vai juntar, é…., frio realmente, a pessoa ter mais apetite no frio, com a deficiência nutricional. Aí, mais compulsão noturna, que geralmente as pessoas já se submetem sem querer.

Repórter: Muitas pessoas se esquecem também das frutas nessa época do ano?

Carmen Zita: Ah é!

Repórter: São mais consumidas no verão.

Carmen Zita: É fundamental, sim é fundamental mantê-las. Não só pelas propriedades todas, é anti-cancerígenas, é anti-escorbuticas, enfim, várias patologias que você consegue prevenir tendo as vitaminas e os minerais das frutas, como também ela tem o nutriente calórico chamado frutose. Então, dá menos vontade de comer doce quando você come de três a cinco frutas ao longo do dia.

Repórter: E quanto a água? A água também deixa de ser consumida muitas vezes no inverno.

Carmen Zita: É!

Repórter: Diminui o consumo, né?

Carmen Zita: É diminui. Elas acabam se desidratando menos em termos de perda de, de calor, de suor, não suam tanto. Mas é bom a pessoa ter uma noção de tomar pelo menos uns quatro copos de água ao longo do dia.

Repórter: Tem que ficar atento?

Carmen Zita - É, sempre.

Repórter: Muito obrigado pela entrevista.

Carmen Zita - Eu que agradeço.

Repórter: Um ótimo dia para a senhora.

Carmen Zita - Pra você também, obrigada.


Nutrição X Inverno

**Repórter em Estúdio:** O inverno chega oficialmente no domingo dia 21, mas as temperaturas mais baixas já tem alterado os hábitos alimentares de muita gente. Segundo especialistas, durante a estação, o nosso organismo gasta mais energia para manter o corpo aquecido. Por isso, sentimos mais fome. É preciso tomar alguns cuidados para evitar excessos. Eu vou conversar agora sobre o assunto com a nutricionista Carmen Zita. Bom dia!

**Carmen Zita:** Bom dia!

**Repórter:** Então, é comum mesmo sentir mais fome durante o inverno?

**Carmen Zita:** É, naturalmente. Porque o termo mesmo calorias, né, que é energia, 80% na verdade é para a manutenção da temperatura do corpo. Então aumenta o apetite, naturalmente, nessa época de frio, né? Coincide com maior apetite as pessoas quererem ficar, como se diz, enfurnadas dentro de casa, né, com menos atividade física, e por isso corre o risco de engordar.

**Repórter:** Quais alimentos são mais procurados nessa época então?

**Carmen Zita:** As pessoas procuram sem querer, alimentos realmente mais calóricos, tipo o queijo-quente. Instintivamente a pessoa procura mais calorias, mas nesse caso, o que a gente recomenda é assim, realmente mantenha a temperatura do alimento, mas uma alimentação um pouco mais light, né?

**Repórter**: Pois então, os alimentos mais quentes, como a senhora esta falando, sopas, caldos, eles podem diminuir essa fome natural do inverno?

**Carmen Zita:** É, tem alguns aspectos, não só essa coisa do quentinho, né, que realmente aconchega, e traz calor pro organismo, tá!, mas não deixar de se alimentar adequadamente em relação à calorias mesmo. Tomar uma sopa por exemplo, muito diluída, ou seja, com água e menos calorias, e não complementar com o pão, com o frango, por exemplo e continuar com fome, que aí você vai beliscar mais tarde.

Então a gente recomenda não passar das 3 horas de intervalo, entre as refeições ao longo do dia. Não deixar de comer os carboidratos, que são fundamentais para gente ter energia, nas horas certas, ao começar do café da manhã, alguma coisa ainda antes do almoço para poder esperar o almoço com mais calma. Não deixar de almoçar de fato, ter o arroz, o feijão, a carne de preferencia branca, né, e muita salada. Qualquer deficiência nutricional o organismo vai entender como necessidade de calorias, né? Então aí, vai juntar, é…., frio realmente, a pessoa ter mais apetite no frio, com a deficiência nutricional. Aí, mais compulsão noturna, que geralmente as pessoas já se submetem sem querer.

**Repórter:** Muitas pessoas se esquecem também das frutas nessa época do ano?

**Carmen Zita:** Ah é!

**Repórter**: São mais consumidas no verão.

**Carmen Zita:** É fundamental, sim é fundamental mantê-las. Não só pelas propriedades todas, é anti-cancerígenas, é anti-escorbuticas, enfim, várias patologias que você consegue prevenir tendo as vitaminas e os minerais das frutas, como também ela tem o nutriente calórico chamado frutose. Então, dá menos vontade de comer doce quando você come de três a cinco frutas ao longo do dia.

**Repórter:** E quanto a água? A água também deixa de ser consumida muitas vezes no inverno.

**Carmen Zita:** É!

**Repórter:** Diminui o consumo, né?

**Carmen Zita:** É diminui. Elas acabam se desidratando menos em termos de perda de, de calor, de suor, não suam tanto. Mas é bom a pessoa ter uma noção de tomar pelo menos uns quatro copos de água ao longo do dia.

**Repórter:** Tem que ficar atento?

**Carmen Zita** - É, sempre.

**Repórter**: Muito obrigado pela entrevista.

**Carmen Zita** - Eu que agradeço.

**Repórter**: Um ótimo dia para a senhora.

**Carmen Zita** - Pra você também, obrigada.