×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Maratona da Linha Verde

Maratona da Linha Verde

Elisângela em estúdio - Fim de semana movimentado pro esporte, fim de semana com um evento muito especial: a maratona da Linha Verde, Bob.

Bob em estúdio - É verdade. Será no domingo. É a terceira maratona da Linha Verde em Belo Horizonte, né? Durante o trajeto, muita subida. Exige muito do atleta. Você está preparada?

Elisângela em estúdio - Eu não estou preparada, absolutamente!

Bob em estúdio – Tem que se preparar bem, olha, o repórter Diego Bertose está com um especialista e vai dar algumas dicas para quem vai participar da prova. Bom dia Diego.

Repórter de campo, Diego - Bom dia, Bob. Bom dia, Elisângela. A chegada vai ser em frente a esta praça que é a Praça da Estação, um conhecido ponto turístico da capital. Você vê agora imagens ao vivo do globocop que sobrevoa um dos trechos da prova, a Avenida Cristiano Machado. Esta é uma longa subida, aliás, 23% do trajeto é formado por subidas, o que equivale a 5 dos 21 quilômetros da prova. Por isso, é um percurso que exige muito preparo físico por parte dos competidores e é sobre isso que eu converso agora com o professor de educação física, Bernardo Steinberg. Qual é a orientação para quem disputa a meia-maratona, principalmente pela primeira vez? Bom dia.

Bernardo Steinberg - Bom dia. Primeiro, uma prova dessas é feita de vários detalhes, né? Você ter que estar atento. Por exemplo, a vestimenta tem que ser apropriada, leve e que permita a transpiração. O calҫado também tem que ser maleável. De preferência, você já deve estar familiarizado com o calҫado.

Repórter de Campo, Diego - Correr com o calҫado novo pode não ser uma boa idéia?

Bernardo Steinberg - Você pode se surpreender. Se o calҫado é muito novo e você não está acostumado com ele, durante os 21 quilômetros, você pode se surpreender. Tem também a questão climática que está favorável para a prova, mas é fundamental o uso de filtro solar porque a incidência de raios ultra-violeta vai ser grande.

Repórter de campo, Diego - E a alimentação neste caso?

Bernardo Steinberg - A pessoa tem que estar bem hidratada e nutrida. Tem que comer bastante carboidrato nos dias anteriores à prova, tem que tá bem nutrida, não pode faltar nutriente. E tem a questão tática-técnica também relacionada. A prova é marcada por diversas inclinações e subidas, 23% da prova é de subida e a predominância no final da prova, no terço final. Então, quem busca resultado e quem busca melhorar com relação às duas últimas edições tem que buscar dar uma puxada no começo da prova. Não pode maneirar porque o começo da prova é marcado por descidas e planos.

Repórter de campo, Diego - Ok, obrigado pela sua participação no Bom Dia Minas. Os kits já começam a ser distribuídos hoje e amanhã. Outras informações você confere em nossa página na internet, Elisângela e Bob.


Maratona da Linha Verde

**Elisângela em estúdio** - Fim de semana movimentado pro esporte, fim de semana com um evento muito especial: a maratona da Linha Verde, Bob.

**Bob em estúdio** - É verdade. Será no domingo. É a terceira maratona da Linha Verde em Belo Horizonte, né? Durante o trajeto, muita subida. Exige muito do atleta. Você está preparada?

**Elisângela em estúdio** - Eu não estou preparada, absolutamente!

**Bob em estúdio** – Tem que se preparar bem, olha, o repórter Diego Bertose está com um especialista e vai dar algumas dicas para quem vai participar da prova. Bom dia Diego.

**Repórter de campo, Diego** - Bom dia, Bob. Bom dia, Elisângela. A chegada vai ser em frente a esta praça que é a Praça da Estação, um conhecido ponto turístico da capital. Você vê agora imagens ao vivo do globocop que sobrevoa um dos trechos da prova, a Avenida Cristiano Machado. Esta é uma longa subida, aliás, 23% do trajeto é formado por subidas, o que equivale a 5 dos 21 quilômetros da prova. Por isso, é um percurso que exige muito preparo físico por parte dos competidores e é sobre isso que eu converso agora com o professor de educação física, Bernardo Steinberg. Qual é a orientação para quem disputa a meia-maratona, principalmente pela primeira vez? Bom dia.

**Bernardo Steinberg** - Bom dia. Primeiro, uma prova dessas é feita de vários detalhes, né? Você ter que estar atento. Por exemplo, a vestimenta tem que ser apropriada, leve e que permita a transpiração. O calҫado também tem que ser maleável. De preferência, você já deve estar familiarizado com o calҫado.

**Repórter de Campo, Diego** - Correr com o calҫado novo pode não ser uma boa idéia?

**Bernardo Steinberg** - Você pode se surpreender. Se o calҫado é muito novo e você não está acostumado com ele, durante os 21 quilômetros, você pode se surpreender. Tem também a questão climática que está favorável para a prova, mas é fundamental o uso de filtro solar porque a incidência de raios ultra-violeta vai ser grande.

**Repórter de campo, Diego** - E a alimentação neste caso?

**Bernardo Steinberg** - A pessoa tem que estar bem hidratada e nutrida. Tem que comer bastante carboidrato nos dias anteriores à prova, tem que tá bem nutrida, não pode faltar nutriente. E tem a questão tática-técnica também relacionada. A prova é marcada por diversas inclinações e subidas, 23% da prova é de subida e a predominância no final da prova, no terço final. Então, quem busca resultado e quem busca melhorar com relação às duas últimas edições tem que buscar dar uma puxada no começo da prova. Não pode maneirar porque o começo da prova é marcado por descidas e planos.

**Repórter de campo, Diego** - Ok, obrigado pela sua participação no Bom Dia Minas. Os kits já começam a ser distribuídos hoje e amanhã. Outras informações você confere em nossa página na internet, Elisângela e Bob.