×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, Infertilidade

Infertilidade

Elisângela, repórter em estúdio: Infertilidade: um problemão para vários casais. As causas podem ser muitas, mas também existem muitos tratamentos. Vamos entender melhor como isso funciona. Está aqui o especialista em reprodução humana Bruno Scheffer. Bom dia!

Bruno Scheffer: Bom dia!

Elisângela, repórter em estúdio: Para todo mundo que quer ter filhos, né, demorou um pouco e já vem a preocupação. Quando há um problema realmente na reprodução, né, na fertilidade?

Bruno Scheffer: Olha, nós orientamos aos casais que após um ano de relações sexuais, é, desprotegida e se você não alcançou a gravidez, você deve procurar um especialista. Porque 95% dos casais engravidam no primeiro ano de tentativa.

Elisângela, repórter em estúdio: Então um ano é o prazo?

Bruno Scheffer: Um ano é o prazo. Vá ao seu ginecologista e faça no mínimo os exames basais.

Elisângela, repórter em estúdio: Uhum, agora o senhor disse vai ao seu ginecologista. A gente sempre acha que a causa da infertilidade está na maioria das vezes nas mulheres. Isso é verdade?

Bruno Scheffer: Não, isso é um mito e é bom a gente sempre comentar, porque nas causas de infertilidade nós temos 40% que são fatores femininos, 40% fator masculino, e no casal 30% apresenta algum fator. Por isso que é sempre correto avaliar o casal e não a mulher ou (e) o homem, e acabar com esse mito que a questão é feminina.

Elisângela, repórter em estúdio: Tá então é um mito, né?

Bruno Scheffer: É um mito.

Elisângela, repórter em estúdio: Quase são as principais causas, vamos separar então, nos casos das mulheres?

Bruno Scheffer: Olha, nas mulheres é só você lembrar útero e trompas. Então, no Brasil nós temos as doenças sexualmente transmissíveis que podem causar obstrução tubárica e isso levando à dificuldade para engravidar. Tem outras causas também, como o ovário policístico, endometriose e o vilão que é a idade feminina. Porque a mulher apesar de estar jovem com 40 e 50 anos, ela foi feita para se reproduzir até 35 e 40 anos.

Elisângela, repórter em estúdio: A primeira gravidez até os 35?

Bruno Scheffer: Isso, e no máximo é seguro até os 37 anos. O que está acontecendo hoje em dia é que 40% das pacientes tão tendo filhos depois de 40 anos.

Elisângela, repórter em estúdio: Aí então dificulta.

Bruno Scheffer: Então a reserva ovariana já está comprometida.

Elisângela, repórter em estúdio: E nos casos dos homens, quais são as causas mais frequentes?

Bruno Scheffer: Olha, no Brasil também as doenças sexualmente transmissíveis porque elas destroem as células germinativas e também destroem e obstruem o ducto. Então a pessoa não consegue ejacular o sêmen. Então ela não consegue engravidar.

Atividade 5 - Texto

Elisângela, repórter em estúdio: O uso durante muitos anos prolongado dos anticoncepcionais pode trazer algum problema para a fertilidade da mulher?

Bruno Scheffer: Não, isso é mito.

Elisângela, repórter em estúdio: Isso é um mito total então?

Bruno Scheffer: Total.

Elisângela, repórter em estúdio: Muita gente tem essa preocupação, né?

Bruno Scheffer: Todo mundo tem essa preocupação.

Elisângela, repórter em estúdio: Agora, parou de tomar o anticoncepcional, começou aquela demora para engravidar e o casal começa a ter preocupações. O fator psicológico interfere também?

Bruno Scheffer: O fator psicológico interfere na ovulação do mês. Só que se você tá tentando engravidar, pare o anticoncepcional, relaxe e espere um ano. Se não tem doenças de base endometriose, ovário policístico, ou traumatismo: relaxe um ano, aí sim se preocupe.


Infertilidade

**Elisângela, repórter em estúdio:** Infertilidade: um problemão para vários casais. As causas podem ser muitas, mas também existem muitos tratamentos. Vamos entender melhor como isso funciona. Está aqui o especialista em reprodução humana Bruno Scheffer. Bom dia!

**Bruno Scheffer:** Bom dia!

**Elisângela, repórter em estúdio:** Para todo mundo que quer ter filhos, né, demorou um pouco e já vem a preocupação. Quando há um problema realmente na reprodução, né, na fertilidade?

**Bruno Scheffer:** Olha, nós orientamos aos casais que após um ano de relações sexuais, é, desprotegida e se você não alcançou a gravidez, você deve procurar um especialista. Porque 95% dos casais engravidam no primeiro ano de tentativa.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Então um ano é o prazo?

**Bruno Scheffer:** Um ano é o prazo. Vá ao seu ginecologista e faça no mínimo os exames basais.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Uhum, agora o senhor disse vai ao seu ginecologista. A gente sempre acha que a causa da infertilidade está na maioria das vezes nas mulheres. Isso é verdade?

**Bruno Scheffer:** Não, isso é um mito e é bom a gente sempre comentar, porque nas causas de infertilidade nós temos 40% que são fatores femininos, 40% fator masculino, e no casal 30% apresenta algum fator. Por isso que é sempre correto avaliar o casal e não a mulher ou (e) o homem, e acabar com esse mito que a questão é feminina.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Tá então é um mito, né?

**Bruno Scheffer:** É um mito.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Quase são as principais causas, vamos separar então, nos casos das mulheres?

**Bruno Scheffer:** Olha, nas mulheres é só você lembrar útero e trompas. Então, no Brasil nós temos as doenças sexualmente transmissíveis que podem causar obstrução tubárica e isso levando à dificuldade para engravidar. Tem outras causas também, como o ovário policístico, endometriose e o vilão que é a idade feminina. Porque a mulher apesar de estar jovem com 40 e 50 anos, ela foi feita para se reproduzir até 35 e 40 anos.

**Elisângela, repórter em estúdio:** A primeira gravidez até os 35?

**Bruno Scheffer:** Isso, e no máximo é seguro até os 37 anos. O que está acontecendo hoje em dia é que 40% das pacientes tão tendo filhos depois de 40 anos.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Aí então dificulta.

**Bruno Scheffer:** Então a reserva ovariana já está comprometida.

**Elisângela, repórter em estúdio:** E nos casos dos homens, quais são as causas mais frequentes?

**Bruno Scheffer:** Olha, no Brasil também as doenças sexualmente transmissíveis porque elas destroem as células germinativas e também destroem e obstruem o ducto. Então a pessoa não consegue ejacular o sêmen. Então ela não consegue engravidar.

**Atividade 5 - Texto**

**Elisângela, repórter em estúdio:** O uso durante muitos anos prolongado dos anticoncepcionais pode trazer algum problema para a fertilidade da mulher?

**Bruno Scheffer:** Não, isso é mito.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Isso é um mito total então?

**Bruno Scheffer:** Total.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Muita gente tem essa preocupação, né?

**Bruno Scheffer:** Todo mundo tem essa preocupação.

**Elisângela, repórter em estúdio:** Agora, parou de tomar o anticoncepcional, começou aquela demora para engravidar e o casal começa a ter preocupações. O fator psicológico interfere também?

**Bruno Scheffer:** O fator psicológico interfere na ovulação do mês. Só que se você tá tentando engravidar, pare o anticoncepcional, relaxe e espere um ano. Se não tem doenças de base endometriose, ovário policístico, ou traumatismo: relaxe um ano, aí sim se preocupe.