×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, General Eduardo Villas Bôas

General Eduardo Villas Bôas

General Eduardo Villas Bôas

General - Deixa eu ver uma coisa aqui; quem serviu o Exército?

Entrevistador - Meninos, quem serviu o Exército?

General - Ah, logo vi que o bigodão ali serviu, oh…

Entrevistador- Ah!

General - Ele já me fez uma continência muito bem feita.

Entrevistador- Só você serviu o Exército? Mas vem cá, que moleza… Então, ninguém serviu aqui?

General - É que eles não sabem que na saída tem uma comissão de alistamento, e vai passar todo mundo lá. / As meninas já podem entrar pro Exército; esse ano já temos as meninas ingressando na Academia Militar, na Escola Preparatória em Campinas e também nas escolas de sargento. Estão aumentando nosso contingente de mulheres no Exército, e já há algumas na linha, no caminho pra serem promovidas a general.

Entrevistador- Quem diria, hem? No seu tempo, no seu início de carreira, não tinha nada disso, nem pensar!

General - Não tinha nada disso…

Entrevistador- Você é de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul… como tem gaúcho na História Militar brasileira, né? Vai de Prestes a Médici, de Hermes da Fonseca, Geisel, Golbery…

General - É verdade…

Entrevistador- Mas na sua família tinha militares? O exemplo era de parentes, de onde veio a sua vocação?

General - A minha família Villas Boas é do Nordeste. - É de Aracaju. Um dos ramos do Villas Boas vem de lá. História de brasileiro, né? Meu avô, em Aracaju, entrou para o Correio telégrafo; era como é… Piripipi? Telegrafista… Aí, foi transferido pro interior de São Paulo, lá se casou… Meu pai nasceu aqui em Campinas. E meu pai, aí foi pra Escola Militar e saiu aspirante. Pelo jeito, não foi muito bem classificado, porque foi parar em Cruz Alta, não é, e lá se casou. Então é por isso que eu nasci aí e vivi até os dez, doze anos por lá…

Entrevistador- Então tinha o exemplo paterno.

General - Alguma raiz gaúcha…

Entrevistador- Seu exemplo é paterno então.

General - É paterno, é meu pai.

Entrevistador- Mas é, a inspiração de uma febre… A cobra vai fumar, essas histórias heroicas do Exército brasileiro, de como viram?

General - Certo, certo. Como eu vivia em ambiente militar, participava de... assistia a muitas cerimônias, né, de exaltação… Então, isto me motivou bastante.

Entrevistador- E durante o regime militar, a sua atuação foi puramente profissional, ou o senhor chegou a ter algum cargo com atribuições políticas, direta ou indiretamente?

General - Não, porque eu era muito jovem, né? Como você disse, em 64 eu tinha treze anos.

Entrevistador- É, é…

General - Né. E eu me graduei oficial em 73, com vinte e três anos. Quer dizer, de 73 até 8…

Entrevistador- Cinco, é…

General - Em 85 eu tinha trinta e quatro anos; era um oficial jovem, é… Voltado totalmente pra atividade operacional, vamos dizer assim, de doutrina, doutrina militar, não é? Então, a minha geração teve muito pouca participação nas questões, enfim, políticas. Eu confesso que a atividade profissional que mais me motiva é a de dar aula, né, exatamente pelo contato com a juventude. O Orlando Villas Boas dizia que, “numa aldeia indígena, o adulto é o dono da aldeia; o velho é o dono da História e o jovem é o dono do mundo”, né, e é… A juventude é a mais importante matéria prima que um país tem.


General Eduardo Villas Bôas

**General Eduardo Villas Bôas**

**General** - Deixa eu ver uma coisa aqui; quem serviu o Exército?

**Entrevistador** - Meninos, quem serviu o Exército?

**General** - Ah, logo vi que o bigodão ali serviu, oh…

**Entrevistador**- Ah!

**General** - Ele já me fez uma continência muito bem feita.

**Entrevistador**- Só você serviu o Exército? Mas vem cá, que moleza… Então, ninguém serviu aqui?

**General** - É que eles não sabem que na saída tem uma comissão de alistamento, e vai passar todo mundo lá. / As meninas já podem entrar pro Exército; esse ano já temos as meninas ingressando na Academia Militar, na Escola Preparatória em Campinas e também nas escolas de sargento. Estão aumentando nosso contingente de mulheres no Exército, e já há algumas na linha, no caminho pra serem promovidas a general.

**Entrevistador**- Quem diria, hem? No seu tempo, no seu início de carreira, não tinha nada disso, nem pensar!

**General** - Não tinha nada disso…

**Entrevistador**- Você é de Cruz Alta, no Rio Grande do Sul… como tem gaúcho na História Militar brasileira, né? Vai de Prestes a Médici, de Hermes da Fonseca, Geisel, Golbery…

**General** - É verdade…

**Entrevistador**- Mas na sua família tinha militares? O exemplo era de parentes, de onde veio a sua vocação?

**General** - A minha família Villas Boas é do Nordeste. - É de Aracaju. Um dos ramos do Villas Boas vem de lá. História de brasileiro, né? Meu avô, em Aracaju, entrou para o Correio telégrafo; era como é… Piripipi? Telegrafista… Aí, foi transferido pro interior de São Paulo, lá se casou… Meu pai nasceu aqui em Campinas. E meu pai, aí foi pra Escola Militar e saiu aspirante. Pelo jeito, não foi muito bem classificado, porque foi parar em Cruz Alta, não é, e lá se casou. Então é por isso que eu nasci aí e vivi até os dez, doze anos por lá…

**Entrevistador**- Então tinha o exemplo paterno.

**General** - Alguma raiz gaúcha…

**Entrevistador**- Seu exemplo é paterno então.

**General** - É paterno, é meu pai.

**Entrevistador**- Mas é, a inspiração de uma febre… A cobra vai fumar, essas histórias heroicas do Exército brasileiro, de como viram?

**General** - Certo, certo. Como eu vivia em ambiente militar, participava de... assistia a muitas cerimônias, né, de exaltação… Então, isto me motivou bastante.

**Entrevistador**- E durante o regime militar, a sua atuação foi puramente profissional, ou o senhor chegou a ter algum cargo com atribuições políticas, direta ou indiretamente?

**General** - Não, porque eu era muito jovem, né? Como você disse, em 64 eu tinha treze anos.

**Entrevistador**- É, é…

**General** - Né. E eu me graduei oficial em 73, com vinte e três anos. Quer dizer, de 73 até 8…

**Entrevistador**- Cinco, é…

**General** - Em 85 eu tinha trinta e quatro anos; era um oficial jovem, é… Voltado totalmente pra atividade operacional, vamos dizer assim, de doutrina, doutrina militar, não é? Então, a minha geração teve muito pouca participação nas questões, enfim, políticas. Eu confesso que a atividade profissional que mais me motiva é a de dar aula, né, exatamente pelo contato com a juventude. O Orlando Villas Boas dizia que, “numa aldeia indígena, o adulto é o dono da aldeia; o velho é o dono da História e o jovem é o dono do mundo”, né, e é… A juventude é a mais importante matéria prima que um país tem.