×

Мы используем cookie-файлы, чтобы сделать работу LingQ лучше. Находясь на нашем сайте, вы соглашаетесь на наши правила обработки файлов «cookie».


image

Gloss Brazilian Portuguese Level 2, A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas

A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas

A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas

Âncora da TV (Ana Paula Campos): Produtores de milho do sertão de Sergipe estão felizes com a safra. A colheita superou as expectativas e o preço está melhor que o do ano passado.

Repórter (Carla Suzane): Em Carira, sertão de Sergipe, a colheita de milho está no fim. O município é o maior produtor do estado, e este ano, foram plantados 40 mil hectares, trinta por cento a mais que em 2009. Daniel Tavares é um dos produtores da região. E nos 42 hectares que plantou, já colheu 18 toneladas, mais da metade do que conseguiu no ano passado. Satisfeito, ele sabe que não vai demorar muito para vender a produção.

Entrevistado 1 (Daniel Tavares): Hoje, a gente recebe ligação dos comprador, né, de milho. Então, pra gente é uma maravilha, né. É por isso que a gente tá sorrindo agora.

Repórter: Tudo contribuiu e esta já é considerada uma das melhores safras dos últimos cinco anos.

Entrevistado 2 (Ananias Rezende): É uma safra recorde em funҫão do bom tempo né, que aconteceu. Esse ano deu tudo certo. O produtor investiu corretamente, plantou [suas] sementes selecionadas, o uso de tecnologia e adubação.

Repórter: O milho colhido vai direto para os caminhões que aguardam ali mesmo, na roça para seguir viagem.

Repórter: Este ano, a safra deve chegar a 190 mil toneladas. É quase o dobro do ano passado. E o que tem animado ainda mais o produtor é o preço do milho no mercado, que tem se mantido em alta.

Repórter: Por aqui, o preço médio da saca com 60 quilos de milho é de 28 reais, podendo chegar até 30 reais. Na última safra, o preço não passou de 16 reais.

Entrevistado 3 (José Dias): O preҫo do milho aqui tá muito bom. Tá de 27 a 28 [reais] e tá, graças a Deus, tá indo bom, bom mesmo.

Âncora da TV: O milho produzido no sertão de Sergipe é destinado, principalmente, a ração animal.


A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas

**A colheita de milho de Sergipe excedeu as expectativas**

**Âncora da TV (Ana Paula Campos):** Produtores de milho do sertão de Sergipe estão felizes com a safra. A colheita superou as expectativas e o preço está melhor que o do ano passado.

**Repórter (Carla Suzane):** Em Carira, sertão de Sergipe, a colheita de milho está no fim. O município é o maior produtor do estado, e este ano, foram plantados 40 mil hectares, trinta por cento a mais que em 2009. Daniel Tavares é um dos produtores da região. E nos 42 hectares que plantou, já colheu 18 toneladas, mais da metade do que conseguiu no ano passado. Satisfeito, ele sabe que não vai demorar muito para vender a produção.

**Entrevistado 1 (Daniel Tavares):** Hoje, a gente recebe ligação dos comprador, né, de milho. Então, pra gente é uma maravilha, né. É por isso que a gente tá sorrindo agora.

**Repórter:** Tudo contribuiu e esta já é considerada uma das melhores safras dos últimos cinco anos.

**Entrevistado 2 (Ananias Rezende):** É uma safra recorde em funҫão do bom tempo né, que aconteceu. Esse ano deu tudo certo. O produtor investiu corretamente, plantou [suas] sementes selecionadas, o uso de tecnologia e adubação.

**Repórter:** O milho colhido vai direto para os caminhões que aguardam ali mesmo, na roça para seguir viagem.

**Repórter:** Este ano, a safra deve chegar a 190 mil toneladas. É quase o dobro do ano passado. E o que tem animado ainda mais o produtor é o preço do milho no mercado, que tem se mantido em alta.

**Repórter:** Por aqui, o preço médio da saca com 60 quilos de milho é de 28 reais, podendo chegar até 30 reais. Na última safra, o preço não passou de 16 reais.

**Entrevistado 3 (José Dias):** O preҫo do milho aqui tá muito bom. Tá de 27 a 28 [reais] e tá, graças a Deus, tá indo bom, bom mesmo.

**Âncora da TV:** O milho produzido no sertão de Sergipe é destinado, principalmente, a ração animal.