×

We use cookies to help make LingQ better. By visiting the site, you agree to our cookie policy.


image

BBC Brasil 2020 (Áudio/Vídeo+CC), Trump cumpriu promessa de erguer muro entre EUA e México?

Trump cumpriu promessa de erguer muro entre EUA e México?

[Oct 18, 2020].

"Vamos construir um grande muro na fronteira sul..!"

A construção de um muro entre México e Estados Unidos foi uma das grandes promessas de campanha de Donald Trump em 2016.

Trump também garantiu que faria com que o México pagasse pelo muro.

"e México vai pagar pelo muro...!"

Quatro anos depois, o presidente americano diz que o muro está praticamente pronto. E que o México está pagando. Mas é assim mesmo?

A fronteira entre México e Estados Unidos se estende por mais de três mil quilômetros e é a mais movimentada do mundo.

São dezesseis postos de fronteira, dos quais oito se destacam pela quantidade de pessoas que cruzam legalmente para ambos os lados a cada dia.

É difícil saber quantos migrantes sem documentos tentam cruzar, mas os últimos números disponíveis falam em menos de meio milhão por ano.

Essa quantidade é muito menor do que os que entram por avião e com visto — e que terminam ficando nos Estados Unidos quando o visto vence.

No entanto, Trump insiste que o muro é necessário para frear o que ele chama de “uma invasão de imigrantes” e “para manter os americanos a salvo dos traficantes de drogas”.

Partindo dessa premissa, ele prometeu construir um muro que encobrisse toda a fronteira.

Depois, (esclareceu que) deixou mais claro que só encobriria a metade, porque a natureza já se encarrega do resto.

De fato, um terço da fronteira já tinha algum tipo de barreira física antes de que Trump chegasse à Casa Branca.

O governo do democrata Bill Clinton foi o que começou a construir partes do muro para frear o aumento da imigração irregular.

Atualmente, em vários pontos, a fronteira tem duas ou até três camadas de barreiras, uma atrás da outra.

Elas vão desde painéis de aço liso ou ondulado, passando por cercas de arame farpado, vigas verticais fincadas em cimento e separadas por espaços muito pequenos até, em alguns trechos, grandes blocos de cimento.

Esta estrutura é complementada por patrulhas, holofotes, câmeras e outras tecnologias de vigilância, como sensores e drones.

E quanto disso foi construído no governo Trump?

Bom, para começar, o Congresso americano se negou a aprovar o orçamento para o muro, e isso atrasou os planos de construção.

Agora, em plena campanha eleitoral, o presidente diz que 500 quilômetros já foram construídos e que ele espera que 800 quilômetros estejam completos no início de 2021.

A Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos diz que já foram construídos exatamente 507 quilômetros do “sistema de muro fronteiriço”.

Só que isso não significa que seja um muro novo.

Vamos ver: Destes 507, mais de 450 quilômetros são substituições ou consertos de estruturas que já existiam e estavam deterioradas.

Isso significa que só foram levantados 56 quilômetros de muro novo, dos quais 43 quilômetros são barreiras secundárias que servem para reforçar a segurança das principais.

Isso deixa um total de 13 quilômetros de barreiras primárias totalmente novas.

Há muitas razões pelas quais está sendo tão difícil construir o muro do zero.

De um lado, estão os obstáculos naturais como as montanhas, o deserto, os pântanos e o rio Bravo — que chamado de rio Grande nos Estados Unidos, com seus canais.

Outro fator é que boa parte do território que está próximo à fronteira com Texas, do lado americano, está em propriedades privadas, e seus donos não querem ceder o terreno ao governo.

A tudo isso se soma a falta de dinheiro.

Trump diz que o México está pagando (a construção do) pelo muro, mas o México nega. E com razão.

"Já o disse uma outra vez: México não pagará nenhum muro!"

Os números oficiais dizem que grande parte dos fundos, na verdade, vêm dos Departamentos de Segurança Nacional, Defesa e Tesouro dos Estados Unidos.

Isso acontece porque, em fevereiro de 2019, Trump assinou uma declaração de estado de emergência nacional na fronteira com o México, alegando que isso era necessário para a segurança do país.

Essa medida permitiu realocar milhões de dólares de outras rubricas orçamentais destes três departamentos para o muro.

Todo esse dinheiro, somado à quantia de um bilhão e 375 milhões de dólares que acabou sendo aprovada pelo Congresso, dá um total de quinze bilhões.

É uma quantia menor do que os vinte e cinco bilhões que foram orçados inicialmente.

Mas, para além de quem está pagando e de quão avançada está a sua construção, o muro simboliza o endurecimento da política migratória durante os anos Trump.

Esse tema (ocupou um lugar) foi central durante a sua presidência, com o drama das famílias separadas na fronteira e com as imagens das caravanas de milhares de migrantes que chegavam da América Central, depois de semanas caminhando.

Isso sem falar nos jovens sem documentos, os chamados sonhadores, que entraram nos EUA quando crianças e agora não sabem se vão conseguir emprego e manter as suas vidas lá.

É isso.

Eu fico por aqui.

Se vocês tiverem dúvidas, elogios, críticas, sugestões, deixem aí nos comentários que a gente vai, como sempre, tentar ler e responder o máximo possível. Tchau tchau!"


Trump cumpriu promessa de erguer muro entre EUA e México? Hat Trump sein Versprechen gehalten, eine Mauer zwischen den USA und Mexiko zu bauen? Has Trump kept his promise to erect a wall between the US and Mexico? ¿Ha cumplido Trump su promesa de construir un muro entre EEUU y México? Czy Trump dotrzymał obietnicy budowy muru między USA a Meksykiem? 特朗普兌現了在美國和墨西哥之間修建隔離牆的承諾嗎?

[Oct 18, 2020].

"Vamos construir um grande muro na fronteira sul..!"

A construção de um muro entre México e Estados Unidos foi uma das grandes promessas de campanha de Donald Trump em 2016.

Trump também garantiu que faria com que o México pagasse pelo muro. Trump also guaranteed that he would make Mexico pay for the wall.

"e México vai pagar pelo muro...!" "and Mexico will pay for the wall...!"

Quatro anos depois, o presidente americano diz que o muro está praticamente pronto. E que o México está pagando. Mas é assim mesmo? But is it really like that?

A fronteira entre México e Estados Unidos se estende por mais de três mil quilômetros e é a mais movimentada do mundo. The border between Mexico and the United States stretches for more than 3,000 kilometers and is the busiest in the world.

São dezesseis postos de fronteira, dos quais oito se destacam pela quantidade de pessoas que cruzam legalmente para ambos os lados a cada dia. There are sixteen border crossings, eight of which stand out for the number of people who cross legally to both sides every day.

É difícil saber quantos migrantes sem documentos tentam cruzar, mas os últimos números disponíveis falam em menos de meio milhão por ano. It's difficult to know how many undocumented migrants try to cross, but the latest available figures put the figure at less than half a million a year.

Essa quantidade é muito menor do que os que entram por avião e com visto — e que terminam ficando nos Estados Unidos quando o visto vence. This figure is much lower than those who enter by plane and with a visa - and who end up staying in the United States when their visa expires.

No entanto, Trump insiste que o muro é necessário para frear o que ele chama de “uma invasão de imigrantes” e “para manter os americanos a salvo dos traficantes de drogas”. However, Trump insists that the wall is necessary to stop what he calls "an invasion of immigrants" and "to keep Americans safe from drug traffickers".

Partindo dessa premissa, ele prometeu construir um muro que encobrisse toda a fronteira.

Depois, (esclareceu que) deixou mais claro que só encobriria a metade, porque a natureza já se encarrega do resto. Afterwards, (he clarified that) he made it clearer that he would only cover up half of it, because nature has already taken care of the rest.

De fato, um terço da fronteira já tinha algum tipo de barreira física antes de que Trump chegasse à Casa Branca. In fact, a third of the border already had some kind of physical barrier before Trump arrived at the White House.

O governo do democrata Bill Clinton foi o que começou a construir partes do muro para frear o aumento da imigração irregular. Democrat Bill Clinton's administration was the one that began building parts of the wall to curb the increase in irregular immigration.

Atualmente, em vários pontos, a fronteira tem duas ou até três camadas de barreiras, uma atrás da outra. Currently, at several points, the border has two or even three layers of barriers, one behind the other.

Elas vão desde painéis de aço liso ou ondulado, passando por cercas de arame farpado, vigas verticais fincadas em cimento e separadas por espaços muito pequenos até, em alguns trechos, grandes blocos de cimento. They range from smooth or corrugated steel panels, through barbed wire fences, vertical beams set in concrete and separated by very small gaps to, in some sections, large concrete blocks.

Esta estrutura é complementada por patrulhas, holofotes, câmeras e outras tecnologias de vigilância, como sensores e drones. This structure is complemented by patrols, searchlights, cameras and other surveillance technologies, such as sensors and drones.

E quanto disso foi construído no governo Trump?

Bom, para começar, o Congresso americano se negou a aprovar o orçamento para o muro, e isso atrasou os planos de construção.

Agora, em plena campanha eleitoral, o presidente diz que 500 quilômetros já foram construídos e que ele espera que 800 quilômetros estejam completos no início de 2021.

A Agência de Alfândega e Proteção de Fronteiras dos Estados Unidos diz que já foram construídos exatamente 507 quilômetros do “sistema de muro fronteiriço”.

Só que isso não significa que seja um muro novo.

Vamos ver: Destes 507, mais de 450 quilômetros são substituições ou consertos de estruturas que já existiam e estavam deterioradas.

Isso significa que só foram levantados 56 quilômetros de muro novo, dos quais 43 quilômetros são barreiras secundárias que servem para reforçar a segurança das principais.

Isso deixa um total de 13 quilômetros de barreiras primárias totalmente novas.

Há muitas razões pelas quais está sendo tão difícil construir o muro do zero.

De um lado, estão os obstáculos naturais como as montanhas, o deserto, os pântanos e o rio Bravo — que chamado de rio Grande nos Estados Unidos, com seus canais.

Outro fator é que boa parte do território que está próximo à fronteira com Texas, do lado americano, está em propriedades privadas, e seus donos não querem ceder o terreno ao governo.

A tudo isso se soma a falta de dinheiro.

Trump diz que o México está pagando (a construção do) pelo muro, mas o México nega. E com razão.

"Já o disse uma outra vez: México não pagará nenhum muro!"

Os números oficiais dizem que grande parte dos fundos, na verdade, vêm dos Departamentos de Segurança Nacional, Defesa e Tesouro dos Estados Unidos.

Isso acontece porque, em fevereiro de 2019, Trump assinou uma declaração de estado de emergência nacional na fronteira com o México, alegando que isso era necessário para a segurança do país.

Essa medida permitiu realocar milhões de dólares de outras rubricas orçamentais destes três departamentos para o muro.

Todo esse dinheiro, somado à quantia de um bilhão e 375 milhões de dólares que acabou sendo aprovada pelo Congresso, dá um total de quinze bilhões.

É uma quantia menor do que os vinte e cinco bilhões que foram orçados inicialmente.

Mas, para além de quem está pagando e de quão avançada está a sua construção, o muro simboliza o endurecimento da política migratória durante os anos Trump.

Esse tema (ocupou um lugar) foi central durante a sua presidência, com o drama das famílias separadas na fronteira e com as imagens das caravanas de milhares de migrantes que chegavam da América Central, depois de semanas caminhando.

Isso sem falar nos jovens sem documentos, os chamados sonhadores, que entraram nos EUA quando crianças e agora não sabem se vão conseguir emprego e manter as suas vidas lá.

É isso.

Eu fico por aqui.

Se vocês tiverem dúvidas, elogios, críticas, sugestões, deixem aí nos comentários que a gente vai, como sempre, tentar ler e responder o máximo possível. Tchau tchau!"