O significado da expressão "de uma figa"

Tenho uma dúvida sobre o significado da expressão “de uma figa”.

Encontrei no Cyberduvida uma explicação que “de uma figa” quer dizer «extraordinário!» e «muito bom!». O artigo explica que também "«coisa, pessoa de uma figa» quer dizer «coisa, pessoa ruim».

Porém, todas as frases em que eu encontrei a expressão “de uma figa” são todas num contexto negativo ou depreciativo.

Também, no dicionario Priberam, a definição para “de uma figa” é “Que é ruim ou de pouco valor”. figa - Dicionário Online Priberam de Português

Então, eu estou querendo saber se alguém realmente usa a expressão “de uma figa” de uma forma positiva (primeira definição mencionada no Ciberdúvidas).

Olá Piero
Não consigo pensar em nenhum exemplo em que o significado de “de uma figa” seja «extraordinário!» e «muito bom!»
Só consigo lembrar-me de expressões em que o sentido é negativo e depreciativo, como dizes, e normalmente é usado para intensificar uma outra palavra já de si de sentido negativo, como “Bando de hipócritas de uma figa!”

Também encontrei esta definição:
De uma/duma figa
1 Fam. Pop. Expressão autêntica ou fingida (neste caso, carinhosa) de irritação com alguém ou algo: Onde estará esse menino de uma figa?

http://aulete.uol.com.br/figa#ixzz2wQDpGrkT

Outro exemplo: Cretinos de uma figa!

Encontrei entretanto uma outra expressão: “Benfiquista de uma figa!”

em que “de uma figa” terá o sentido de fanático, ferrenho (adepto de um clube de futebol, o Benfica)

1 Like

Obrigado Fernanda!

Olá, Piero!
Nossa! Essa é das antigas! Há anos que não ouço essa expressão… e quando escutava a ideia era ofender.
Teoria 1: Será que usado com um tom de admiração na voz combine com a informação que consta no site? Who knows…
Teoria 2: Ou o “muito bom” seja porque ela, a figa, é usada como amuleto contra a má sorte. É bem comum vê-la em miniatura em pulseiras, correntinhas e até brincos sozinha ou com outros símbolos formando um pequeno kit contra “a negatividade”.
Fiz uma pequena pesquisa e o resultado foi: nenhuma criança conhece; minha geração lembra, mas não usa. Meu pai, que usava, disse que raramente ouve alguém falar.