Segunda pessoa plural - conjugação presente vs conjugação pretérito

Olá!

Eu sei que, na forma escrita, a conjugação da segunda pessoa do plural (nós) é exatamente a mesma para o tempo presente como para o tempo pretérito.

O que eu queria saber é se a pronúncia também é a mesma (acento tónico, vogais, etc …).

É o mesmo em Português Europeu, bem como em Português do Brasil?

Obrigado!

Me adicione no skype e eu posso ajudar você !! gustavo.coghi Até mais!

No português europeu, nos verbos terminados em “ar” há uma distinção na pronúncia entre a forma do presente e a do pretérito; no pretérito o “a” de “lá” ( de falámos, por exemplo) é aberto.

Presente - nós falamos
Pretérito Perfeito - nós falámos
Presente - nós cantamos
Pretérito Perfeito - nós cantámos

Na grafia, desde o acordo ortográfico, aparecem as 2 formas:
http://www.portoeditora.pt/acordo-ortografico/duvidas-frequentes/duvida18
O Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa (1990), na base IX, 4.º, dita o uso facultativo do acento agudo na primeira pessoa do plural do pretérito perfeito do indicativo dos verbos da primeira conjugação (ex.: ganhámos ou ganhamos). Recomenda-se, no entanto, que a forma acentuada seja mantida em Portugal para se fazer a distinção das correspondentes formas não acentuadas do presente do indicativo (ex.: ganhamos). É ainda de referir que este acordo é meramente ortográfico, isto é, apenas diz respeito ao plano da escrita. Ao nível da pronúncia, a distinção entre as terminações –amos (a fechado, no presente) e –ámos (a aberto, no pretérito) não é generalizada e este é um dos argumentos usado para justificar o uso opcional do acento.

Nota: No Guia para a nova ortografia [versão de maio de 2011] editado pelos ME/MC, no tópico “O que não muda” pode ler-se o seguinte: “Da mesma forma, continuam a poder distinguir-se por meio de acento as formas da 1.ª pessoa do plural do presente do indicativo e do pretérito perfeito dos verbos da 1.ª conjugação (terminados em –ar), como nos casos de amamos ou amámos, do verbo amar, e falamos ou falámos, do verbo falar.”.

Obrigado Fernanda!