Mudanças na pronúncia da vogal raiz em conjugações verbais (presente vs pretérito)

Olá,

Tenho notado que em alguns casos, a pronúncia de uma vogal raiz vai ser diferente nas conjugações do presente e do preterito de um verbo.

Por exemplo, vamos pegar o caso do verbo ‘provar’. A pronuncia do ‘o’ é differente nas conjugacões do presente e do preterito (eu provo vs. eu provei). Um outro exemplo é o verbo 'comer, que tem o mesmo comportamento.

O que eu gostaria de saber é se existem regras para ser capaz de saber em que casos há uma mudança no som da vogal raiz (por exemplo, ‘o’, neste caso). Será que essa diferença ocorre apenas entre as conjugações presente e pretérito? Será que isso ocorra de forma consistente para todos os verbos com um ‘o’ na raiz, ou há exceção?

Não sei se existe alguma regra, só perguntando para o Ciberdúvidas, mas posso referir exemplos em que isso acontece.
sofrer
cortar
colar
colher
comer
portar
jogar
molhar
morar

Também acontece se a vogal for “a” e não “o”
calar
falar
tratar

Obrigado Fernanda!

Encontrei um artigo interessante que acho pode explicar o fenomeno de mudança de som descrito acima.

 http://cvc.instituto-camoes.pt/cpp/acessibilidade/capitulo5_2.html

Como descrito no artigo, o acento muda de posicão dependendo da conjugaçao (pessoa e tempo verbal).

Com base no artigo, eu acho que a explicação para a mudança de som é a seguinte

  1. Por o tempo presente, o acento fica na penúltima sílaba.
  2. Por o tempo preterito (perfeito do indicativo), o acento fica na última silaba.

No caso da conjugaçao da primeira pessoa do singular (seja “eu”), podemos então oservar o fenomeno siguinte:

(i). Por o tempo presente, o acento fica na última vogal do radical.
(ii) Por o tempo pretérito, o acento fica na última silaba.

Esta mudança de acento resulta numa mudança do som para a última vogal do radical do verbo (de aberta a fechada quando passamos do presente ao pretérito). Obviamente, isso só pode aplicar-se aos verbos que mantêm a mesma raiz nas conjugações presente e pretérito.