Uma pergunta sobre o subjuntivo

Oi gente. Tudo bem? Estou realmente tentando me acostumar com o uso do subjuntivo em português, especificamente na fala do dia a dia. Sei que o subjuntivo é um desafio tanto para aprendizes, quanto para falantes nativos do português. Mas espero que alguém possa me ajudar.

Dito isso, alguém poderia me explicar porque o verbo ‘saber’ está sendo usado no subjuntivo presente na seguinte frase?:

“O foco da polícia hoje é colocar policiais na rua que saibam resolver o problema da melhor maneira possível.”

Na verdade, se fosse eu, usaria o verbo no presente: ‘sabem’.

Qualquer ajuda será muito apreciada.

Obrigado antecipadamente.

Oi, Zico!

Então, o subjuntivo é um modo verbal usado para falar de hipóteses, suposições e coisas que ainda não aconteceram. Ele tem três tempos: o presente, o pretérito imperfeito e o futuro. No caso, “saibam” é a conjugação do presente do subjuntivo, mas também poderia ser a do imperativo. O que distingue a conjugação do subjuntivo da do imperativo é que o subjuntivo costuma ser usado em orações subordinadas, como é o caso dessa frase que você trouxe “que saibam resolver o problema…”.

“O foco da polícia hoje é colocar policiais na rua / que saibam resolver o problema da melhor maneira possível.”

  1. Essa frase tem duas orações, a primeira gira em torno do verbo “é” e a segunda em torno de “saibam”
  2. Essa segunda oração é uma oração subordinada substantiva completiva nominal. Basicamente isso significa que ela tem a função de complementar um elemento da frase anterior, no caso ela confere uma característica aos policiais.

Tá, mas por que é saibam e não sabem? Porque é uma ação que ainda não aconteceu e porque é uma oração subordinada, ou seja, tem o “que” ali. Assim, dá pra usar, em outros contextos, “que sabem”, mas esse já é outro assunto.

Espero ter ajudado!

1 Like

The subjunctive is used for counterfactuals. If you used the indicative in that sentence, it would suggest there were two groups of police, one who knew, and one who didn’t. It is not describing real scenarios to choose from but stating a (potentially) unreal scenario to indicate a condition which demands to be, but is not necessarily reached.

1 Like