×

Nous utilisons des cookies pour rendre LingQ meilleur. En visitant le site vous acceptez nos Politique des cookies.


image

Revolução para a Amazônia, Bertha Becker - Parte 1

Bertha Becker - Parte 1

Região de maior biodiversidade do planeta, onde está localizado o sistema fluvial mais extenso e de maior massa líquida da Terra e a maior floresta pluvial tropical, a Amazônia é hoje foco de múltiplos e conflitantes interesses. Para articular as diversas demandas sobre a região, o governo brasileiro tem contado com a ajuda da geógrafa Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1970, ela se embrenha floresta adentro para ouvir índios, empresários, peões, religiosos e representantes do governo e compreender os vários olhares sobre esse complexo território de 5,22 milhões de km 2 . Hoje seu nome é uma referência mundial, quando o assunto é Amazônia.

Convidada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2004, para subsidiar a gestão integrada dos projetos para a Amazônia, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Becker defende uma política de consolidação do desenvolvimento da região que impeça a destruição de seu bem maior: a diversidade do patrimônio natural e cultural.

Atualmente, a geógrafa dedica-se a estratégias de implementação dessa política, acentuando a importância de uma revolução científica e tecnológica que inclua uma logística específica para a Amazônia. Tal logística, em sua opinião, deve-se centrar nas cidades, no fortalecimento institucional e na regionalização, identificando as diferentes áreas dentro da extensa região, com suas potencialidades e limitações.

Nesta entrevista, Bertha Becker fala de suas propostas.


Bertha Becker - Parte 1 Bertha Becker - Part 1 Bertha Becker - Parte 1 Bertha Becker - Parte 1

Região de maior biodiversidade do planeta, onde está localizado o sistema fluvial mais extenso e de maior massa líquida da Terra e a maior floresta pluvial tropical, a Amazônia é hoje foco de múltiplos e conflitantes interesses. A region with the greatest biodiversity on the planet, where the most extensive river system and the largest net mass on Earth and the largest tropical rainforest are located, the Amazon is today the focus of multiple and conflicting interests. Para articular as diversas demandas sobre a região, o governo brasileiro tem contado com a ajuda da geógrafa Bertha Becker, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Desde 1970, ela se embrenha floresta adentro para ouvir índios, empresários, peões, religiosos e representantes do governo e compreender os vários olhares sobre esse complexo território de 5,22 milhões de km 2 . Since 1970, it has been deepening the forest to listen to Indians, businesspeople, pedestrians, religious and representatives of the government and understand the various views on this complex territory of 5.22 million km2. Hoje seu nome é uma referência mundial, quando o assunto é Amazônia.

Convidada pelo Ministério da Ciência e Tecnologia, em 2004, para subsidiar a gestão integrada dos projetos para a Amazônia, da Secretaria de Políticas e Programas de Pesquisa e Desenvolvimento (Seped), Becker defende uma política de consolidação do desenvolvimento da região que impeça a destruição de seu bem maior: a diversidade do patrimônio natural e cultural. At the invitation of the Ministry of Science and Technology, in 2004, to support the integrated management of projects for the Amazon, the Secretariat for Research and Development Policies and Programs (Seped), Becker advocates a policy to consolidate the development of the region that prevents the destruction of its greater good: the diversity of natural and cultural heritage.

Atualmente, a geógrafa dedica-se a estratégias de implementação dessa política, acentuando a importância de uma revolução científica e tecnológica que inclua uma logística específica para a Amazônia. Currently, the geographer is dedicated to implementing strategies for this policy, stressing the importance of a scientific and technological revolution that includes specific logistics for the Amazon. Tal logística, em sua opinião, deve-se centrar nas cidades, no fortalecimento institucional e na regionalização, identificando as diferentes áreas dentro da extensa região, com suas potencialidades e limitações. Such logistics, in his opinion, should focus on cities, institutional strengthening and regionalization, identifying the different areas within the extensive region, with their potential and limitations.

Nesta entrevista, Bertha Becker fala de suas propostas.