O Inglês é uma língua difícil para os brasileiros?

Eu trabalho com um projeto brasileiro nestes dois meses. Recentemente, eu falo com meus colegas brasileiros no telefone com muita frequência. Acho que é difícil entender o seu Inglês. Mas é muito melhor do que ouvir-me torturá-los pelo meu Português.

O Inglês é uma língua difícil para os brasileiros?

Hoje, falei com eles por duas horas. Eu tinha um pouco de dor de cabeça após a chamada. Meu colega local foi no projeto mais tempo do que eu. Ele parece ser capaz de compreender melhor o seu Inglês. Acho que só precisa de tempo para ajustar.

Eu não tente dizer coisas ruins sobre os brasileiros. Eu aprecio o esforço dos meus colegas falam Inglês comigo. Mas espero que um dia eu posso falar português com eles (e não torturá-los).

Desculpem-me pelos meus erros de português.

Cara, vou ser sincero.
Pra mim inglês é fácil, fácil.
Essa dificuldade que voce tem pra entender é comum, afinal estamos em pratica, e leva um tempo para as palavras sairem facilmente, com naturalidade.
Porem o Inglês é uma língua mais fácil de aprender do que o Português. Tem um menor numero de regras, o verbo não conjuga, não tem acentos entre outras.
Porem nada que um treino e umas boas horas de conversação com um nativo não possa resolver.

Quanto ao seu Português, ele ta muito bom. Voce ainda confunde ainda algumas conjunções, mas é normal, com o tempo voce pega.

Muito obrigado.

Eu ainda luta com a escrita. Eu li um livro em Português e isso me ajuda muito.

Acho também os sons em Português são muito estranho, mas eu espero com o tempo eu pego.

Vou ter que discordar um pouco com o MrBarbosa. Eu já ajudei e continuo ajudando vários brasileiros aprender/aperfeiçoar o inglês, e ainda sendo “fácil, fácil” pra MrBarbosa, muitos deles não acham nada fácil, não. Porém com certeza dou os parabéns para MrBarbosa em conseguir aprender a minha língua tão facilmente.
Concordo que o inglês não tem tantas regras quanto o português, e que também tem muito MENOS conjugações dos verbos (mas existem conjugações em inglês, SIM, é claro) e tem outras coisas também que são mais fáceis.
MAS… “em compensação”, além de outras coisas, o inglês tem uma pronúncia quase sem regras que é BASTANTE inconsistente. Cai a ênfase (ou seja, o acento tônico) em sílabas diferentes dependendo da palavra, e por isso é difícil para estrangeiros saber como pronunciar uma palavra sem ouvi-la.
Além disso, temos os infamosos “phrasal verbs”, que a gente usa sempre e que não são fácil para aprender, pois tem um MONTE deles, cada um com seu próprio (ou próprioS) sentido/s, e muitas vezes esses sentidos das duas ou três palavras juntas não tem nada a ver com o verbo original. Só dá pra aprendê-los com o tempo, conversando com nativos. Sem saber usar bastante phrasal verbs corretamente, um estrangeiro não vai ter como entender e falar facilmente com nativos de inglês.
Então acho que, para dizer que uma língua ou outra é fácil para aprender (ou também difícil para aprender) para todo mundo, seria muito generalazição, pois cada uma tem as próprias dificuldades e os próprios desafios para qualquer pessoa. E o inglês não é exceção disso.
:slight_smile:

Ops…

“… que não são fácEIS para aprender…”
“… generalização”… troquei os vogais sem querer.
:cry:
Desculpa qq outro erro também.

As pessoas que vivem nas grandes cidades, como São Paulo, eles falam bom Inglês?

Inglês, no geral, é uma língua extremamente fácil. Ainda mais para quem fala línguas romanas.

Mas o Inglês não é uma língua romana, é verdade?

O inglês é uma língua germánica.

Quanto ao assunto… só fico me perguntando uma coisa: se o inglês é de verdade uma língua tão fácil assim, qual o porquê do fato que milhares de brasileiros (que falam uma língua romana a propósito), gastam milhares de reais em escolas e cursos de inglês em quase todas as cidades lá e ainda assim, a maioria sai (e passa nos cursos com certificados e tal) desses mesmos cursos sem conseguir uma verdadeira fluência? Ou até algo parecido?
E estou falando especificamente de brasileiros, pois vi pessoalmente os resultados, ou a falta do mesmo, de muitos que aprendem (ou tentam aprender) inglês. Não tenho qualquer intenção de insultar ninguém em nada do que eu disse. Imagino que isso também pode acontecer em outros países com outros estrangeiros.

o Ingles não é dificil, só necessita estudo da lingua…

Espanhol é a lingua mais facil pra nós portugueses, tão facil quanto o portugues mesmo…haha

Concordo duplamente com a JustMe. Não tem essa de língua fácil. A fluência de verdade requer trabalho duro, e ponto final. E esse problema de gastar muito dinheiro para pouco ou nenhum resultado me parece universal, tanto no estudo de línguas quanto na educação em geral. O Steve vive batendo nessa tecla… :wink:

Edwin, os brasileiros não falam inglês nem nas grandes capitais. Aliás, nem mesmo no microcosmo das grandes universidades de pesquisa, onde o inglês em tese seria “obrigatório”, a GRANDE maioria no máximo “se vira”, e muito mal. Talvez nas camadas mais ricas da população, que estão acostumadas a viajar ao exterior com frequência, esse quadro seja um pouco diferente, mas nas classes médias de um modo geral se não fala inglês além do “good morning”.

Concordo com a anapaula.

Reportagem mostrando a realidade do inglês no Brasil:
http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,para-ingles-entender,710646,0.htm

Minha opinião a respeito disso é a seguinte: não podemos ter a pretenção de julga uma língua mais fácil do que outra. Eu falo e escrevo inglês muito bem hoje, porque sempre tive uma verdadeira admiração pela cultura inglesa de uma forma geral, o que me INCENTIVOU, que fez com que eu tivesse INTERESSE em aprender, em ler clássicos da literatura nas versões originais, ver filmes, etc. Esse é o grande diferencial, não é? Se você não está verdadeiramente interessado em aprender uma outra língua, seja ela qual for, não adianta gastar uma fortuna, buscar os melhores professores ou as melhores escolas. O aprendizado de uma língua é um processo natural e gradual. Tenho certeza de que todos vocês já se depararam com casos (em qualquer língua) em que mesmo estudando muito no começo, não entendiam determinado padrão ou maneira de se expressar, mas depois de alguns poucos meses, se depararam com aquela situação de novo e a compreenderam de uma maneira MUITO NATURAL.

Pois bem, acho que existe uma subestimação do inglês ao redor do mundo. Isso porque - acredito eu - as pessoas conseguem se comunicar, mas de uma maneira muito pobre! Isso é bom? Bem, a língua tem ganhado falantes e estudantes nos quatro cantos do planeta, mas cada vez mais esses estudantes compreendem menos e falam pior a língua inglesa. As conjugações e a ausência de gêneros para os artigos torna a língua relativamente mais fácil, no entanto, como a JustMe comentou, há os phrasal verbs e as pronúncias irregulares, como por exemplo [sought, thought, tough, cough, though, ought…].

Na minha humilde opinião, dizer que uma língua é fácil é uma grande prova de ignorância. Sem ofensas.

Meu Deus… pretenSão de julgaR huaehahue… me desculpem! XD

Obrigada pelo apoio Ana, Alanc, e Diego.
Foi exatamente isso que eu queria dizer. E quero acrescentar que concordo plenamente também com outra coisa que o Diego disse. Eu também aprendi português por um verdadeiro amor da língua em si e pela cultura brasileira, além do povo que é maravilhoso. Mas os ÚNICOS brasileiros que eu já encontrei que conseguiram uma fluência boa tem sido os que aprenderam porque gostaram ou admiraram a língua e/ou a cultura americana/inglesa, etc. Isso incentiva muito para aprender uma outra língua, MUITO mais do que qualquer obrigação de aprender para o trabalho, porque é exigido na escola ou na faculdade, para conseguir um emprego melhor, ou para qualquer outra razão que seja.
E sim, tem MUITOS brasileiros que falam um inglês ruim, ou que só “se viram” (como disse a Ana), ainda de uma maneira bem fraca, e que acham que já conseguiram aprender minha língua.
Porém quero dizer que dou os parabéns para qualquer estrangeiro que consegue uma verdadeira fluência em qualquer outra língua, pois eu sei como isso é difícil… lutei muito para conseguir a minha.
:slight_smile:

@Alanc: Obrigado. O artigo é muito interessante.

Surpreende-me que a Índia também “falls behind” em Inglês.

Isso não me surpreendei, na verdade.
Se uma vez você já falasse com alguém no atendimento ao consumidor de qualquer empresa que tem sido terceirizado para lá, você já saberia disso. Tem muitas empresas aqui nos EUA que já terceirizaram o atenditmento ao consumidor para a Índia, e há poucas pessoas lá trabalhando nesse atenditmento com quem eu já falei que eram fluente em inglês o suficiente para fazer bem o serviço. Fica difícil e frustrante para quem precisa desse serviço. =/

Se inglês fosse facil não teriamos apenas 10% dos brasileiros falando o idioma dos quais 5% moram no exterior e os outros 4% são professores e o 1% que sobra somos eu e você que ralamos todos os dias para aprender.
Inglês não é facil ,tem sim algumas palavras similares mas a escrita,pronuncia,gramatica são diferentes.
Aprender “book english” é facil para qualquer pessoa agora “real english” ainda deixa muitos estudantes de cabelos em pé , é facil aprender que para fazer uma pergunta usamos o auxiliar antes, mas na pratica em filmes , falando com nativos , é comum você ver e ouvir “you live here?” , you like orange ?
Eu costumo sempre dizer pra @JustME que português é facil, agora pergunte para ela se realmente foi facil para ela aprender!!

Aqui no Brasil nós não temos onde praticar o inglês que aprendermos isso é o que
mais nos prejudica.

Pelo menos, surpreende-me que a Índia fica atrás de, por exemplo, a China.

Os índios possam ter um forte sotaque, ou eles falam muito rápido. Mas o seu inglês não é mau.