was successfully added to your cart.

Cart

Quanto tempo demora para aprender francês?

A grande questão para a maioria das pessoas começando a aprender francês geralmente é, “Quanto tempo demora para aprender francês?”
Eu fui sortudo o bastante para ter nascido em uma parte do Canadá que é conhecida como uma comunidade bilíngue. Praticamente qualquer lugar que você visite por aqui, encontrará pessoas que falam tanto inglês quanto francês, ou uma combinação dos dois, conhecida como “franglês.

 

Mesmo apesar de eu ter frequentado escolas francesas minha vida inteira, eu normalmente falo inglês, o que significa que minhas habilidades de francês geralmente enferrujam de vez em quando.

 

Esse é o motivo de eu achar extremamente importante estudar de tempos em tempos para afiar e manter minhas habilidades de fala em francês vivas.
Mas se você está buscando aprender francês por si mesmo, você pode se perguntar quanto tempo vai levar para de fato aprender o idioma.
É por isso que eu montei este guia útil, que explicará os diferentes estágios de aprendizado, e nós também te deixaremos com algumas dicas de estudo para te ajudar a aprender francês o mais rápido possível.

Quanto tempo demora para aprender francês?

 

Linha do Tempo e Cronograma de Estudos

Obviamente, aprender francês não é algo que acontece do dia para a noite. Normalmente são necessários anos para se tornar fluente em um novo idioma, mas claro, quanto tempo demora se relaciona bastante com seus hábitos pessoais de estudo e quanto tempo você passar praticando cada semana.

 

Quanto a mim, eu aprendi francês na escola quando eu era uma criança. Portanto, eu passei bastante tempo toda semana aprendendo sobre a língua e praticando. Mas para aqueles de vocês que estão aprendendo francês por conta própria, é importante entender que você precisará se esforçar um pouco para aprender o idioma.

 

Eu recomendo que você passe pelo menos uma hora por noite estudando e praticando o que você aprendeu. Dividir os seus períodos de estudo também é uma boa ideia, para que você não se sinta sobrecarregado com todo o novo conhecimento aprendido.
Sugiro que você passe a primeira parte da sua sessão de estudos lendo e escutando para se acostumar com o idioma. Use a segunda parte para praticar falar sobre o que você aprendeu e melhorar suas capacidades verbais. Uma vez por semana para o primeiro mês deve ser o suficiente.
Eu explicarei os estágios individuais de se tornar um falante do francês abaixo.

 

Proficiência Iniciante

Este é o nível de proficiência mais básico e é atingido quando as habilidades de fala do francês de uma pessoa satisfazem necessidades de viagem e requerimentos de cortesia rotineiros. Este nível geralmente pode ser atingido após algumas semanas de estudo. A maior parte do tempo deve ser gasta escutando e lendo, falar pode esperar até você ter uma lista de vocabulários em francês pairando em sua cabeça.

 

Proficiência do Trabalho Limitada

A pessoa consegue satisfazer demandas sociais e requerimentos do trabalho cotidianos, ainda que com capacidades limitadas. Geralmente demora 2 meses para atingir esse nível. Neste estágio, você deveria tentar falar uma ou duas vezes por semana.

 

Aprender Francês online @ LingQ

 

Proficiência Profissional Mínima

A pessoa consegue falar com vocabulário suficiente para participar de conversas sobre assuntos práticos, sociais e profissionais de maneira eficaz. Dependendo dos hábitos de estudo e o quanto você pratique, este nível deve ser atingível em 6 a 12 meses. Nesse momento, você deve treinar compreensão todo dia e falar com um parceiro diversas vezes na semana.

 

Proficiência Profissional Completa

Neste estágio, uma pessoa pode falar fluentemente em todos os níveis necessários para satisfazer tanto requerimentos profissionais quanto sociais. Tipicamente, demora 12 meses para conseguir falar neste nível (contanto que você tenha dedicado entre 5-10 horas por semana).

 

Proficiência Nativa ou Bilíngue.

O estágio final acontece quando uma pessoa tem as capacidades do idioma equivalentes às de um falante nativo que concluiu os estudos. Quanto tempo isso demora? Difícil dizer, já que depende imensamente de quanto você se dedicou, mas após um ano (400 horas mais ou menos) de estudos significativos, seu nível deve ser alto o suficiente para conseguir conversar sobre quase qualquer coisa.

As Partes Mais Fáceis e Difíceis de Aprender Francês

Para mim, aprender francês foi relativamente fácil porque eu frequentei uma escola francesa e tenho vários membros da família que também falam o idioma. Dito isso, aprender francês veio naturalmente, já que eu tinha bastante tempo de estudo na escola e pude praticar com meus amigos e família.
Entretanto, isso não quer dizer que aprender francês será fácil para todos. Na verdade, francês pode ser um idioma difícil de se aprender, especialmente quando comparado com inglês. Isso acontece porque o francês tem um vocabulário muito maior e mais regras gramaticais, o que de início, pode ser um pouco confuso para um não-falante do francês. Por outro lado, o francês possui muitas semelhanças com o inglês. Uma delas é que ambos idiomas usam o mesmo alfabeto, o que é um grande bônus (comparado a ler japonês ou árabe, por exemplo).

 

É importante começar a aprender francês sabendo que demorará um pouco para você se tornar fluente. Mas, acima de tudo, o mais importante é estudar e praticar, e continuar motivado, independentemente de qualquer coisa.

 

Recomendações

Se você estiver sério quanto a aprender francês, eu recomendaria tentar se imergir no idioma o máximo possível. Isso significa ler sites em francês, assistir filmes franceses, escutar estações de rádio ou podcasts em francês. Após mais ou menos um mês, tente achar outras pessoas com quem você possa praticar suas habilidades de fala.

Recursos para Uso

Assim como eu mencionei, livros, vídeos e podcasts são alguns dos melhores recursos que conseguem te ajudar a aprender francês. Eles não apenas possibilitam que você fique imerso no idioma, como você também verá como o idioma é usado naturalmente por falantes do francês.

Confira estes outros posts para ótimos recursos:
9 Podcasts Franceses para Aprendizes de Todos os Níveis
Pratique Seu Francês Lendo Estes Blogueiros de Moda Franceses
Ao ler e ouvir pelo menos uma hora por dia, você começará a entender o sentimento do idioma e entender como a gramática funciona.

Acelere Seu Francês Usando LingQ

LingQ vem com milhares de horas de conteúdo. Se você é um iniciante, você conseguirá encontrar vários ótimos cursos na biblioteca de lições do LingQ perfeitos para você.

Se você não conseguir encontrar alguma lição que te interesse no LingQ, você pode importar seu próprio conteúdo. Confira esse post que te ensinará como você pode importar vídeos no YouTube para o LingQ. Você também pode importar posts de blog, áudio de música, audiolivros, e muito mais. Por exemplo, abaixo está uma lição que eu criei usando um artigo de um blog de moda francês.
Aprender Francês online @ LingQ
Usando o LingQ, você pode salvar palavras, pesquisá-las, e ouvir ao áudio (se incluso) em seu celular ou computador. Tente e veja o quão mais rápido você conseguirá aprender francês.

***

 

Joel é um trabalhador de construção que virou um criador de conteúdo online. Ele escreve basicamente assuntos relacionados a finanças, saúde, prosperidade e bem-estar. Quando ele não está escrevendo, Joel geralmente está explorando novas trilhas com seu cachorro, Baxter.