was successfully added to your cart.

Cart

Quanto tempo deve levar para aprender um idioma?

1
O aprendizado de um idioma depende principalmente de três fatores: atitude do aluno, disponibilidade de tempo e a atenÁão que o aluno tem em relaÁão ao idioma. Se nÓs assumirmos uma atitude positiva por parte do aluno, e uma atenÁão razoável e crescente ao idioma, e atÉ mesmo um mÉtodo que estimula a atenÁão, quanto tempo leva?
O Instituto de ServiÁos Estrangeiros – FSI, dos Estados Unidos, divide idiomas em grupos de dificuldade para falantes da lÌngua Inglesa:
Grupo 1: FrancÊs, Alemão, LÌngua IndonÉsia, Italiano, Português, Romeno, Espanhol e SuaÌli
Grupo 2: B˙lgaro, Birmanês, Grego, Hindi, Persa e Urdu
Grupo 3: Amárico, Khmer (Camboja), Checo, Finlandês, Hebraico, H˙ngaro, Laosiano, Polonês, Russo, SÉrvio, Croata, Tailandês, Turco e Vietnamita.
Grupo 4: ¡rabe, Chinês, Japonês e Coreano
A FSI tem 5 nÌveis de proficiência:
1) Proficiência básica: a pessoa consegue satisfazer as necessidades rotineiras durante viagens e requisitos mÌnimos de cortesia.
2) Proficiência mÌnima no ambiente de trabalho: a pessoa consegue atender ‡s demandas sociais de rotina e requisitos de trabalho limitados.
3) Proficiência profissional mÌnima: a pessoa fala o idioma com precisão estrutural e vocabular suficientes para participar de maneira efetiva na maioria das conversas formais e informais, seja sobre assuntos pessoais ou profissionais.
4) Proficiência profissional completa: a pessoa usa a lÌngua de maneira fluente e com precisão em todos os nÌveis pertinentes ‡s demandas profissionais.
5) Proficiência nativa ou bilÌngue: a pessoa possui proficiÊncia de comunicaÁão oral equivalente ‡ um falante nativo.
Nesta escala, eu chamaria o item 2 de fluência básica de conversaÁão.
Pesquisas da FSI indicam que precisamos de 480 horas para atingir fluência básica em idiomas do grupo 1, e 720 horas para idiomas dos grupos 2 ‡ 4.Se conseguirmos estudar 10 horas por dia, a fluência básica nos idiomas fáceis deve demorar 48 dias e, para idiomas difÌceis, 72 dias. Se descontarmos os finais de semana, isso resulta em 2 ‡ 3 meses. Se você estudar apenas 5 horas por dia, levará o dobro do tempo.
2
Estudar 10 horas por dia É razoável? Pode ser. Vejamos um exemplo básico de rotina diária.
8h – 12h: Alterne entre escutar, ler e revisar vocabulário usando o LingQ, Anki ou qualquer outro sistema.
12h – 14h: Descanso, exercÌcios fÌsicos e almoÁo enquanto ouve o idioma.
14h – 15h: Revisão de gramática
15h – 16h: Escrita
16h – 17h: Conversa por Skype ou com locais, se estiver no paÌs falante do idioma
17h – 19h: Descanso
19h – 22h: Momento de relaxar praticando o idioma. Filmes, m˙sicas ou sair com os amigos falando o idioma. Depende da sua disponibilidade.
… preciso certo tempo para absorver o idioma e ‡s vezes leva tempo para fixarmos algumas coisas que estudamos. Por outro lado, o estudo intenso trás benefÌcios. Eu não tenho d˙vidas de que alguÉm que siga este intenso programa de estudos ou algum similar, alcanÁaria fluÊncia básica em conversaÁão em 2 meses para idiomas fáceis e 3 meses para idiomas difÌceis.
Para ir do nÌvel 2 para o nÌvel 4, ou proficiência profissional completa, levaria mais tempo, talvez o dobro do tempo.

Aprender Línguas online @ LingQ

***

Leave a Reply