was successfully added to your cart.

Cart

Podemos aprender 100 palavras por dia?

can_we_learn_100
Em um comentario em uma postagem anterior, Stefan me perguntou quantas palavras eu achava que eu conseguiria aprender por dia. Nós debatemos bastante e eu resolvi refletir sobre o assunto.
Se eu considerar o idioma Checo, eu tenho estudado por conta prÛpria ha 6 meses. Na maioria das vezes, uma hora por dia. Em alguns dias, eu estudo bem mais e, por algumas vezes, n„o estudo nada. O principal exercÌcio È o de escuta, depois leitura e, tambÈm, salvar palavras no LingQ (LingQing). Um perÌodo menor de tempo È usado para revisar palavras nos Flash Cards, e recentemente eu comecei a conversar com um tutor online pelo LingQ.
Então, se considerarmos este perÌodo de 180 dias e se usarmos as estatÌsticas geradas pelo LingQ, os n˙meros s„o os seguintes.
“Palavras conhecidas” eu considero apenas a minha habilidade de reconhecer o significado ou um significado: 25.260.
Isso inclui não-palavras como, n˙meros, nomes, etc. Não sei muito bem quantas palavras deste total são não-palavras, mas vamos considerar 10%. Então, o n˙mero de “palavras conhecidas” fica em torno de 23.000.
Stefan enfatizou que o idioma Checo possui muita flexão e, por isso, aumenta a quantidade de palavras em relaÁão ao InglÍs. A princÌpio eu concordei que isso era relevante, mas agora eu não tenho tanta certeza. Na verdade, È preciso aprender as diferentes formas das palavras, tempos verbais ou pessoas, seja em Checo como em FrancÍs. Então, na minha opinião, essas palavras tambÈm contam.
“LingQs criados” ou salvos no sistema: 20.600. Deste total, 7.425 foram promovidas numa classificaÇão de varios tipos de “conhecidas”. Note que eu não utilizo os Flash Cards com muita frequÍncia, então eu apenas promovo o status das palavras esporadicamente.

Aprender idiomas online @ LingQ
Quando eu olho as listas dessas palavras na seÇão de vocabulario, eu conheÇo a maioria delas, mas certamente não todas elas. Este n˙mero inclui 1.725 frases. Talvez eu deva considerar 5.000 palavras. Mesmo dentre as famosas palavras de status “1”, cerca de 13.000, existem palavras que eu conheÁo, mas enfim.
Então, talvez eu conheÁa, mesmo que passivamente, 28.000 palavras. Talvez. E eu tenho estudado, mesmo que n„o todos os dias, por cerca de 180 dias. Isso quer dizer que eu posso ter aprendido numa taxa de 155 palavras por dia. Quem sabe? Talvez seja um n˙mero menor, mas eu acredito que sejam pelo menos 100 palavras por dia. A maioria delas s„o aprendidas em decorrÍncia da leitura e, especialmente, atravÈs das palavras LingQs salvas, que ficam destacadas em amarelo nos textos no LingQ.
Note que eu ja li mais de 250.000 palavras em Checo no LingQ, frequentemente, mais de uma vez. Isso È equivalente a 3 romances de tamanho mÈdio.
Eu consigo ler bem as notÌcias dos jornais.
Aparentemente, Checo compartilha 40% das palavras com o idioma Russo (que eu estudei da mesma maneira no LingQ). Com isso, eu quero dizer o n˙mero de palavras que são iguais ou reconhecÌveis, tal como zitra/zavtra que significa “amanhã”. InglÍs tem 60% das palavras de origem latina, então eu acho que um falante do idioma InglÍs, que dispenda o mesmo esforÁo que eu, conseguiria aprender o mesmo n˙mero de palavras de FrancÍs ou Espanhol.
Eu estudei Checo ha alguns anos, então minhas estatÌsticas no LingQ para este idioma não estão atualizadas. No entanto, as estatÌsticas do meu desafio de PolonÍs ilustra o fato de que podemos aprender ou adicionar mais de 100 palavras ‡ lista de “palavras conhecidasî por dia.
A conclusão È: vocÍ pode aprender 100 palavras por dia se estiver disposto a empenhar tempo para isso.

***

Leave a Reply