New lessons in European Portuguese - Lições novas em português europeu

Hi everybody
I’ve just imported 4 new lessons in European Portuguese, one about pronunciation, the second about verbs and object and reflexive pronouns, the third about Chrismas and the 4th is the transcript of another TSF podcast, about Economics and the situation in Portugal…

Viva a todos
Acabei de importar mais 4 lições em português europeu, a primeira sobre pronúncia, a segunda sobre a conjugação pronominal e reflexa, a terceira sobre o Natal e a 4ª é a transcrição de um podcast da TSF sobre economia e a situação em Portugal.

Fernanda

1 Like

mais lições em português. valeu mfr

Obrigada, Juscelino, nunca são demais, pois não?

Hi Fernanda,

muito obrigada!!!

Hi Kathi
As lições foram úteis? Were the lessons useful?

Sim, estão muito úteis!

I will work them through during the next days. Especially the grammar and pronounciation lessons are very useful for me as I still have the most difficulties with those issues. The pronounciation is very hard for me especially because in portuguese language people tend to “swallow” (skip) syllables.

And I’m happy about every new lesson in European portuguese because there are not so many :slight_smile:

I’m glad they are useful! More on the way soon! :slight_smile:

Fernanda

Acrescentei uma lição sobre a diferença entre ser e estar e outra sobre uma ida ao supermercado.

I added 2 lessons, one about the difference between “ser” and “estar”, and the other about shopping in a supermarket.

Incluí mais três lições uma como perguntar o caminho e outra sobre compras numa padaria, e outra sobre tempo livre:

Os cursos:
Login - LingQ
Login - LingQ

Alguma dúvida, disponham

Fernanda

obrigado Fernanda por continuar promovendo nosso idioma :0)

Obrigada, Juscelino, pelas suas simpáticas palavras. :slight_smile:

Acrescentei uma lição sobre o mercado dedicada só a legumes, a que se seguirão outras dedicadas a fruta, peixe, carne, etc.
Digam-me se acham demasiado monótona ou se a listagem é útil.

I added a new lesson about vegetables sold in markets, later I’ll include others about fruit, fish, meat and so on. Tell me if you find it too boring or if the list is useful.

Fernanda

Viva!
Acrescentei 4 lições sobre a pronúncia da letra X no português europeu:

Hi everybody
Ii added four new lessons about the several ways to pronounce X in European Portuguese.

1 Like

Olá
Acrescentei mais algumas lições sobre os padrões do português europeu.

Hi everyone
I’ve just imported some more lessons in European Portuguese (basic patterns):

Olá
Amanhã celebramos em Portugal os 40 anos do 25 de abril (de 1974), que pôs fim à ditadura e iniciou um regime democrátivo.
Comecei um novo curso (podcast da TSF) com relatos relacionados com esse período.

(mais episódios em breve)

Hi everyone
I started a new course dedicated to the celebration of 25th April (40 years ago, in 1974) - the end of dictatorship and beginning of democracy in Portugal.

(More to come)

1 Like

Acabei de importar mais um curso com 3 lições em português europeu:
I added a new course in European Portuguese (3 new lessons):

Hi everyone!
I’ve just added to the library the European Portuguese version of the course Simple Dialogues. These dialogues are also available in Russian, English, German and French in the Library for those languages.
I hope that the Portuguese version can be useful to all those who are learning European Portuguese.

Olá a todos!
Acabei de adicionar a versão em português europeu do curso Simple Dialogues, que existe na biblioteca em russo, inglês, francês e alemão. Espero que seja útil a todos os que estão a aprender português europeu.

3 Likes

Olá Fernanda, muito obrigado pelos lições.
Ajudaste-me bastante. :slight_smile: Decidi que queria focar-me no sotaque Portugal, mas infelizmente é muito dificil encontrar conteúdo interessante de Portugal. Ja fiz quase tudos os lições em Lingq que considero me sufiencentemente interessante. Há muito livros disponiveis mas o problema é que basicamente tudos os audio livros são gravados em Portuguese do Brasil. Parece que não existem audio livros em Portugues de Portugal, é uma grande pena. Agora estou a aprender com Podcasts Antena 1/3 e Proval Oral. São muitos bons mas sinto me falta dos textos. Há outras pessoas com o mesmo problema?

Obrigada pelo comentário. Que temas consideras minimamente interessantes? No fim do verão eventualmente poderei criar mais lições em português.
Além desses podcasts da Antena 3, há os podcasts da TSF, e fiz a transcrição de alguns para o Lingq.
Conheço também estes sites com audiolivros:

http://www.estudioraposa.com/
http://www.boca.pt/boca.html (dantes tinham material gratuito, agora parece que não)
e mais podcasts: https://portcast.net/
No Librivox encontram-se alguns clássicos em português europeu, mas é preciso procurar:
LibriVox

1 Like

Considero psicologia política e história temas intressantes.
Muito obrigado pelos links! São muitas úteis. Gosto em particular Estudio Raposa e Letra Pequena. Já conheci Librivox mas la não encontrei algo que julgo intressante porque tudo que este site tem é literatura e poesia. Acredito que pode ser mas intressante mas este tipo de material exige um nivel portugues muito alto. Pelo menos para entender e aprecia-lo